Curiosidades

Criança de 7kg nasce no Pará e pode ser uma das 10 maiores do mundo

A criança de 7kg ficou famosa rapidamente entre os médicos e os enfermeiros do Hospital da Santa Casa de Misericórdia, onde ela nasceu.

Uma criança nasceu com mais de 7kg, em Belém, no Estado do Pará. Sendo assim, o parto teve de ser uma cesárea. O bebê é do sexo feminino e recebeu o nome de Estefany Araújo Evangelista. 

A criança tem 7,038kg. Além disso, Estefany possui 61 centímetros de altura. Portanto, entrou na categoria de superbebê já que nasceu com um peso superior a 4kg. Ademais, a gestação durou 9 meses completos.

A criança de 7kg ficou famosa rapidamente entre os médicos e os enfermeiros do Hospital da Santa Casa de Misericórdia, onde ela nasceu. Os pais do bebê são agricultores e foram identificados como Francilene do Espírito Santo Araújo e Paulo César Santana Evangelista. 

O primeiro caso de criança com 7kg

Segundo o enfermeiro obstetra, Antônio de Pádua, durante seus 35 anos de carreira, essa é a primeira vez que um bebê com esse tamanho nasceu no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, no Pará. Sendo assim, pode ser um marco histórico na unidade hospitalar. 

Continua após a publicidade

Após o nascimento

Esta é a primeira filha de Francilene. Contudo, antes da menina nascer, a mulher fez apenas uma consulta médica para avaliar a saúde da criança de 7kg. Por isso, depois do nascimento Estefany ficou em observação na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). 

Sendo assim, o estado de saúde da menina é estável e não respira com a ajuda de aparelhos. Além disso, os médicos dão uma atenção especial a ela devido ao seu tamanho, peso e quadro de hipoglicemia.

Estefany nasceu no dia 15 do mês anterior a este. No entanto, ainda não há previsão de quando receberá alta. Vale ressaltar ainda que a criança de 7kg é uma das maiores bebês do Brasil nas últimas décadas. Além disso, ela pode ser um dos 10 maiores recém-nascidos no mundo.

Continua após a publicidade

O que teria provocado o crescimento?

Criança de 7kg nasce no Pará e pode ser um dos 10 maiores do mundo

O peso médio dos bebês quando nascem é de aproximadamente entre 2,50kg e 3,99kg. Portanto, quando uma criança nasce com um peso superior a 4kg, a unidade médica o classifica como GIG. Ou seja, um bebê que nasceu com a quantidade de quilos 90% acima dos outros recém-nascidos.

Por isso, os médicos investigam sobre os motivos que fizeram com que Estefany nascesse com esse tamanho. A mãe acredita que a menina nasceu grande porque ingeriu enormes quantidades de comida enquanto estava grávida.

Segundo a neonatologista da Fundação Santa Casa, Olívia Mota, a criança de 7kg teve um episódio de hipoglicemia na hora do parto. Ademais, demonstrou bastante cansaço. A especialista considera a possibilidade da mãe ter desenvolvido diabetes gestacional. 

Continua após a publicidade

Erro no tamanho das roupas

Além dos médicos, os pais, parentes e amigos também foram pegos de surpresa devido ao tamanho da criança de 7kg. Por isso, todas as roupas que o casal ganhou para a bebê não serviram. Sendo assim, a família terá que fazer um novo enxoval para atender ao tamanho ideal da filha.

Confira também: Descubra qual o país mais introvertido do mundo e suas características!

Próxima página »

Escolhidas para você