Curiosidades

Descubra qual o país mais introvertido do mundo e suas características

Mesmo com a reputação de País mais introvertido do mundo, essas características não querem dizer são pessoas rudes ou sem sentimentos.

O país mais introvertido do mundo é a Letônia. Sendo assim, essa introspecção faz parte da cultura local e até mesmo se auto prestigiam por conta disso. 

Portanto, se manifesta também na literatura do país. Uma história em quadrinhos, famosa na Letônia, retrata um homem que considera um dia chuvoso como perfeito enquanto sorri. O motivo disso é que ele não teria que sair em público. Por isso, a HQ teve uma apresentação feita pela organização Latvian Literature na Feira do Livro de Londres.

Com isso, a obra mostrava uma das principais personalidades do povo letão. Além disso, houve até uma campanha com a hashtag #IAMINTROVERT, que em português significa eu sou introvertido. Dessa forma, as pessoas se sentiam mais confortáveis em expressar sua vontade de ficarem sozinhas. 

Projeto de país mais introvertido do mundo

Continua após a publicidade

A campanha “eu sou introvertido” fazia parte de um projeto famoso pelo de The Life of I. A criação foi da publicitária Anete Konste para expressar de forma descontraída essa característica da população da Letônia. 

O motivo dos letões serem introspectivos sugere uma ligação com a criatividade, segundo uma pesquisa feita pela Comissão Europeia. Além disso, o estudo aponta ainda que a Letônia é o país europeu mais criativo. Razão disso é que existe um número significante de funcionários letões em áreas criativas. 

Continua após a publicidade

Por isso, Konste também acredita que por ser o país mais introvertido do mundo auxilia na produção de criatividade. Ou seja, quanto mais tempo sozinho, mas a imaginação flui. 

As características perceptíveis de introversão

Descubra qual o País mais introvertido do mundo e suas características

Continua após a publicidade

Apesar de alguns letões não enxergarem a introspecção como uma maneira ruim de viver, há elementos que algum estrangeiro estranharia. 

De acordo com o guia turístico de Riga, a Capital da Letônia, Philip Birzulis, pessoas não comerem juntas em lugares públicos ou conversar em trens são comuns.

Além disso, há diversos casos deles atravessarem a rua para evitar qualquer tipo de conversa com pessoas que se conhecem ou manter uma distância entre 5 e 10 metros umas das outras. Essas situações foram notadas pelo guia desde 1994, quando se mudou para o País.

Questões culturais

Descubra qual o País mais introvertido do mundo e suas características

Continua após a publicidade

Mesmo com a reputação de País mais introvertido do mundo, essas características não querem dizer que as pessoas por lá são rudes ou sem sentimentos. Segundo a jornalista Justine Vernera, evitar conversar bastante durante todo o tempo em um encontro, por exemplo, não significa antipatia. Em contrapartida, não fazer silêncio por um período é mais visto como grosseria do que falar muito. 

De acordo com a arquiteta, Evelina Ozona, o motivo disso acontecer é a longitude de uma casa para outra devido às grandes florestas. Por isso, as pessoas não se veem todo o tempo e quando finalmente se encontram estão acostumadas com a quietude.

Os lugares públicos feitos para as pessoas ficaram uma boa distância umas das outras. Em restaurantes, não é necessário um letão esperar uma mesa porque os lugares geralmente são bem grandes para evitar o contato entre eles. 

Ozona revela ainda que o fato desse isolamento é um ponto positivo porque os fazem ser bastante honestos quanto a gostar, ou não de uma pessoa. Ou seja, se expressam felicidade tanto em gestos como ou em palavras para outro quer dizer que eles realmente gostam daquela pessoa. 

Continua após a publicidade

Leia também sobre Países que falam inglês e nações que tem o inglês como idioma oficial!

Próxima página »

Escolhidas para você