A ansiedade é um distúrbio causado pela preocupação extrema com algo que ainda não ocorreu. O medo dessa futura situação causa stress e a crise de ansiedade. Mas, não só o medo que provoca essa crise, situações estressantes do dia a dia também levam à ansiedade.
Nos últimos anos, a ansiedade tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque os dias estão cada vez mais corridos, estressantes e cheios. Existe sempre algo a ser feito e todo esse acúmulo de tarefas muitas vezes leva à crise de ansiedade.
É muito comum que as pessoas não percebem que estão sofrendo com o distúrbio. Na verdade, é muito comum que algumas só sejam diagnosticadas quando acabam indo parar no pronto socorro por conta do alguma taquicardia ou desmaio.
No entanto, existem algumas sintomas que podem de ajudar a identificar a ansiedade com antecedência e assim trata-la.
Sintomas da crise de ansiedade
1 – Preso ao passado
Quando começamos a nos lembrar e resgatar traumas e problemas do passado, este é um dos alertas para uma crise de ansiedade. Quando pensamos que deveríamos ter feito algo diferente, falado ou não falado algo, podemos desencadear uma crise de ansiedade.
2 – Excesso de preocupação
Pessoas que estão sempre em estado de alerta, esperando sempre pelo pior e preocupadas com isso, alimentam também o medo. Isso cria um ciclo vicioso na mente que alimenta esse e vários outros sintomas da ansiedade.
3 – Irritação constante
É normal acordar de mau humor um dia ou outro. No entanto, quando isso se torna parte da rotina, este é um sinal de alerta. Toda irritação, aliada a outros sintomas como o estresse e a rotina corriqueira, podem causar uma crise de ansiedade.
4 – Insônia
Lembra o que dissemos sobre a rotina acelerada do dia a dia e o estresse? Tudo isso causa irregularidades no sono e consequentemente, insônia. Isso acontece porque a mente simplesmente não consegue se desligar. No entanto, o corpo não tem energia para suportar tanto tempo em alerta e em algum momento explode em uma crise de ansiedade.
5 – Tensão muscular
Pode parecer loucura, mas a ansiedade afeta até mesmo nossos músculos. Acontece que a ansiedade estimula a produção de um hormônio que enrijece e tensiona os músculos, o que resulta em dores. Esse desconforto corporal também interfere na qualidade do sono e assim os sintomas vão se tornando uma bola de neve.
6 – Dificuldade em se concentrar
Quando estamos ansiosos nossa mente se preocupa tanto que isso afeta a capacidade de se concentrar. É necessário cumprir com todas as obrigações e ainda lidar com todos os outros medos internos e externos. E daí a mente não para, a pessoa não se concentra e as preocupações aumentam cada vez mais.
7 – Falta de ar
Este é um sintoma que costuma aparecer pouco antes de uma crise de ansiedade. A respiração ofegante e a falta de ar são um sinal de que a ansiedade atingiu o pico de ansiedade.
8. Tontura
A crise de ansiedade é algo desesperador e a tontura é resultado da pressão psicológica que se está sofrendo. O problema é que a tontura não só é agoniante, como pode causar uma situação de desespero o que irá pode culminar em uma crise.
9. Enjoos
Os enjoos são sintomas muito comuns de outros males e muitas pessoas estranham sua ligação com a ansiedade. Acontece que o enjoo é uma forma de a mente nos forçar a desacelerar e se recuperar, mesmo que forçadamente.
10. Calafrios
Aquela sensação de arrepio e frio repentina pode ser um dos sintomas da crise de ansiedade. O que ocorre é que a agitação do corpo e da mente é tão grande que isso acaba se externando fisicamente.
11 – Mau pressentimento
A sensação de que algo de ruim vai acontecer, de algo terrível lhe espera, e um dos sintomas da crise de ansiedade. A sensação é resultado de todo o medo e preocupação que carregamos.
12 – Fadiga
A falta de disposição para fazer até mesmo as coisas que gosta é resultado da falta de energia. Isso porque o estresse causa o desaceleramento do organismo e isso reduz também a energia que temos para fazer as coisas.
Como evitar uma crise de ansiedade
Como você pode perceber, existem vários sintomas que se manifestam de várias maneiras e em momentos diferentes. Por isso, assim que perceber os primeiros sinais, tome todas as medidas necessárias para tentar impedir a crise.
Assim que perceber um sintoma, se desligue dele, não foque no problema. Caso você foque na ansiedade, isso vai te deixar mais e mais ansioso o que pode acelerar a crise. Por isso, busque se distrair e focar em uma atividade específica, como por exemplo, respirar.
Sempre que perceber uma onda de estresse a ansiedade se aproximando, respire lentamente. Inspire pelo nariz e solte pela boca. Faça isso por um tempo, até se acalmar. Busque se distrair com outras coisas e relaxar.
Tratamento para ansiedade
Apesar de existir formas de tentar prevenir uma crise, o melhor a se fazer é procurar um médico para realizar o tratamento adequado. Por isso, procure um psiquiatra ou psicólogo e faça uma consulta. Dê todos os detalhes sobre o que tem sentido, fisicamente e psicologicamente.
Dessa forma o médico vai conseguir realizar o diagnóstico correto e também decidir qual o tratamento mais adequado para você.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Remédios naturais para ansiedade que você pode usar sem prescrição.
Fonte: Minha Vida, Vittude.
Imagem: Psiconlinews, Vittude, Alto Astral, SuperInteressante, Gazeta, Vix, Minha Saúde, Núcleo Integrado, BoaConsulta.
2 comentários em “Crise de ansiedade – o que é, sintomas, como tratá-la e como evitá-la”