Curiosidades

Cuca – Quem é, origem da lenda e representações

Muitos lembram da Cuca no Sitio do Pica-Pau Amarelo como uma bruxa velha, com cabeça de jacaré, unhas imensas e voz assustadora.

Se você passou a sua infância no Brasil, é muito provável que você conheça Lenda da Cuca. Certamente é uma das lendas mais famosas do folclore brasileiro.

Conhecida por ser uma bruxa velha, com uma aparência horrorosa, ter cabeça de jacaré, unhas imensas e uma voz assustadora. Conforme sabemos, a Cuca virou personagem de diversas histórias, quadrinhos, revistas, desenhos e até filmes brasileiros. Além de claro, ter causado muito medo em algumas crianças por aí.

Portanto, a fim de te relembrar o gostinho da infância, nós iremos te mostrar alguns detalhes dessa história que você pode ter esquecido, ou que talvez nem conheça.

Cuca: Uma das mais famosas lendas brasileiras.
Aventuras na História- Uol

Origem da lenda da Cuca

Primordialmente, há uma crença de que essa lenda tenha sido inspirada pelo folclore galego-português. Tendo como base, a criatura “Coca”, que significa crânio ou cabeça. A saber que essa figura, era dada como um fantasma ou dragão comedor de crianças desobedientes que ficava nos telhados das casas.  Com o intuito de raptar as crianças depois de fazerem alguma malcriação.

Continua após a publicidade

Essa história foi trazida no período da colonização. Logo após, foi abrasileirada para a versão que conhecemos atualmente. Além disso, no folclore brasileiro, a história conta que a Cuca dorme apenas uma vez em cada sete anos. Nesse sentido, ela serve como incentivo para as crianças ouvirem seus pais a dormirem cedo.

Popularização

A principio, ela ficou conhecida,  pelas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criadas por Monteiro Lobato.  Inicialmente, caracterizada na literatura.  Em seguida, foi adaptada para a Televisão.  Por certo, foi lá onde ela teve a imagem, que conhecemos,  consolidada.

Continua após a publicidade
Cuca: Uma das mais famosas lendas brasileiras.
Mídia NINJA

Na sua nova versão, a Cuca é um jacaré que possui cabelos cabelos amarelos, vive em uma caverna e faz poções mágicas.

Cuca na Arte

Ela está presente em canções de ninar,desde  “Nana Neném” até “A Cuca Te Pega”, composta por Dorival Caymmi.  Na pintura, ela se sobressai como um dos quadros brasileiros mais famosos do modernismo, feito por Tarsila do Amaral, em 1924. O qual, está exposto no Museu de Grenoble, na França.

Continua após a publicidade
Cuca: Uma das mais famosas lendas brasileiras.
Pinterest

Se você gostou, e se interessa por lendas e folclore, que tal dar uma olhada em Monstro do Lago Ness – Origem da lenda pode ser enguia gigante

Fonte: TodaMatéria, SóHistória, BrasilEscola.

Imagem Destaque: Pinterest.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você