Curiosidades

Hitchcock – 5 filmes memoráveis do diretor que você precisa assistir

Mesmo 40 anos após sua morte, Alfred Hitchcock conseguiu eternizar seu talento como diretor e cineasta nas telas do cinema. Confira 5 filmes clássicos do “Mestre do Suspense”.

Atualizado em 07/07/2020
Por Lucas Alves

Alfred Joseph Hitchcock, nasceu em Essex, na Inglaterra, no dia 13 de agosto de 1899. Tornou-se um dos maiores cineastas mundialmente, e, mesmo sendo indicado 5 vezes ao Oscar, nunca saiu vitorioso na categoria de melhor diretor.

Ele começou sua carreira no cinema novo, aos 20 anos, ao ser contratado para designer de intertítulos no estúdio Players-Lasky, em Londres. E foi nesse mesmo estúdio que aprendeu sobre a criação de roteiros, edição e direção de arte. Em 1925, ele lançou sua primeira obra como diretor, “The Pleasure Garden”, e depois disso, sua carreira explodiu.

Além disso, Hitchcock inspirou uma nova leva de cineastas que estavam surgindo no cenário. Principalmente por ser quem diferenciou mistério e suspense. E, um fato curioso é que, desde 1926, o diretor aparece em todos os seus filmes pelo menos uma vez.

Desde um filme que foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais, ao clássico eternizado por uma cena memorável, assim temos nossa lista:

Hitchcock - 5 filmes que você precisa ver
Jornal de Brasília

Hitchcock – 5 filmes que você precisa ver

1- Os Pássaros (1962)

Primeiramente, já se imaginou sendo atacado por um pássaro? E por milhares deles? Melanie Daniels (Tippi Hedren) que o diga. Hitchcock traz nesse filme a bela e rica socialite que é decidida no que quer. E em uma visita a um pet shop, conhece ao acaso o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) e acaba se interessando no homem.

Mesmo ela descobrindo que o mesmo não estava em São Francisco, ela resolve dirigir por uma hora até uma pequena cidade chamada Bodega Bay, também na Califórnia. Portanto, essa era a cidade na qual Mitch passava os fins de semana. Entretanto, o que Melanie não esperava era que sua visita à cidade a faria vivenciar algo sobrenatural: um ataque de milhares de pássaros.

2- Marnie, Confissões de uma Ladra (1964)

O filme tem a mesma atriz de Os Pássaros (1962). Portanto, Tippi Hedren aqui, também como protagonista, interpreta Marnie Edgar, uma ladra que acaba conseguindo um emprego como secretária.

Ela, após ser contratada, tenta dar um golpe na empresa, que acaba não dando certo. Marnie é flagrada no ato pelo chefe, Mark Rutland (Sean Connery). Todavia, ele apaixona-se pela moça e, por conta disso, decide investigar o passado dela para entender o porquê de suas ações.

3- Janela Indiscreta (1954)

A princípio, em um simples apartamento de Nova Iorque, Jefferies (James Stewart), um fotógrafo profissional, está preso com a perna quebrada por conta de um acidente no trabalho. Desse modo, sem muito o que fazer, começa a bisbilhotar a vida dos vizinhos com a lente de sua câmera.

O que ele não esperava era que iria descobrir fatos que indicavam um homicídio cometido no apartamento em frente ao seu. Desse modo, sua namorada, Lisa Fremont (Grace Kelly) tenta persuadi-lo a parar a vigilância, mas é em vão. E isso pode acabar custando a vida de Jefferies, ou talvez apenas a perna.

4- Disque M para Matar (1954)

Igualmente ao filme anterior, esse também conta com a atuação de Grace Kelly no papel de Margot Wendice. Primeiramente, o filme trata-se de um ex-tenista chamado Tony Wendice (Ray Milland). Para ter toda a fortuna de sua mulher, Margot, ele planeja matá-la. E isso tudo porque Tony queria vingar-se.

Desde que ela teve um affair no passado com um escritor que morava nos Estados Unidos, ele pretendia fazer algo a respeito. Como resultado disso, ele chantageia um amigo de faculdade para fazer o trabalho, e assim, o crime ser visto como se tivesse sido cometido por um ladrão. Ainda assim, nem tudo sai como planejado. Mesmo tudo saindo dos trilhos, Tony ainda consegue fazer com que os acontecimentos sejam bons para si.

5- Psicose (1960)

Com toda a certeza, o mais memorável de todos da lista, e, um dos mais conhecidos. Primeiramente, o filme conta a história de como Marion Crane (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha e foge para, enfim, poder viver com o homem que ama.

Durante o caminho da fuga para encontrar Sam Loomis (John Gavin), cai uma tempestade, e perde o caminho. Na nova estrada, encontra um hotel onde decide passar a noite. Conhece Norman Bates (Anthony Perkins), o gerente do hotel de sua família. Marion não sabia o que a esperava naquele hotel.

E aí, gostou da lista de filmes? Caso tenha gostado, confira também essa matéria: Darkflix – A rede de streaming brasileira de filmes terror

Fonte: Adoro Cinema

Fonte da Imagem: Jornal de Brasília

Próxima página »

Escolhidas para você