Curiosidades

20 curiosidades incríveis sobre as vacas que você precisa saber

As vacas tem comportamentos especiais que as caracterizam, assim como outras espécies animais; veja os principais fatos sobre elas a seguir.

As vacas são a segunda espécie de mamíferos mais comuns depois dos seres humanos. Com olhos grandes e vagos, um andar lento e um comportamento geralmente tranquilo, as vacas não recebem muita atenção, exceto por seu papel econômico como fonte de carne e laticínios.

Contudo, há muito mais curiosidades sobre as vacas do que você pensa. Esses animais são inteligentes e altamente sociais, e até mesmo honrados como criaturas sagradas em algumas partes do mundo. Veja os principais fatos sobre elas abaixo!

20 curiosidades sobre as vacas

1. O úbere de uma vaca pode armazenar aproximadamente 20 litros de leite

A capacidade de armazenamento de leite no úbere pode variar consideravelmente de acordo com a raça, mas há animais que acumulam até 20 litros. Aliás, um úbere com 15 litros desse líquido pode pesar 50 quilos. Quando este órgão está cheio, tem bom volume, é profundo e macio ao toque.

2. Primeiras vacas da América chegaram em 1611

As primeiras vacas e touros foram trazidos para a América em 1611, para Jamestown pelos peregrinos e desde então se tornaram uma parte importante da agricultura americana.

Continua após a publicidade

3. Servem a várias funções

Em todo o mundo, eles servem a muitas funções, desde fornecer produtos lácteos e carne em algumas culturas até serem adorados como animais sagrados em outras culturas.

4. São animais muito sociais

As vacas preferem passar o tempo juntas, e algumas pesquisas até mostraram que as vacas têm parceiros favoritos e podem ficar estressadas quando separadas umas das outras.

5. São carentes e gostam de atenção

As vacas não apenas gostam de socializar com outras vacas, elas também muito carentes. Pesquisadores descobriram que se você der um nome a uma vaca e tratá-la como um indivíduo, ela produzirá quase 500 litros a mais de leite por ano.

Aliás, essas vacas não são apenas mais produtivas, mas também mais felizes: o aumento da produção de leite está ligado a níveis mais baixos de cortisol, um hormônio do estresse associado a sentimentos negativos.

Continua após a publicidade

6. As vacas passam horas comendo ração e mastigando

Durante o dia, um animal pode comer o equivalente a 10% do seu peso em forragem verde, ou seja, uma vaca de 500 quilos pode comer cerca de 50 quilos de capim diariamente. Quando a vaca come a grama, ela pode durar até 8 horas mastigando, fazendo esse movimento pelo menos 50 vezes por minuto.

7. Não dormem muito

As vacas passam de 10 a 12 horas por dia deitadas, mas a maior parte é tempo de relaxamento, não de sono. Na verdade, este animal dorme apenas quatro horas por dia, geralmente em pequenos momentos ao longo do dia.

Estudos do sono também mostraram que, assim como nos humanos, a falta de sono pode afetar a saúde, a produtividade e o comportamento de uma vaca. Por fim, sobre o sono, vale ressaltar que, diferentemente dos cavalos, as vacas não dormem em pé e sempre se deitam antes de adormecer.

8. São consideradas um animal sagrado na cultura hindu

Outra curiosidade sobre as vacas é que elas são um símbolo sagrado da vida nas culturas de maioria hindu. Portanto, costumam vagar livremente pelas ruas e participar das tradições de Natal. Em alguns casos, existem leis para proteger as vacas de perigos.

Continua após a publicidade

Desse modo, os mais rigorosos estão no estado indiano central de Madhya Pradesh, onde as punições por matar uma vaca incluem sete anos de prisão, e os políticos formaram um gabinete específico para garantir o bem-estar do animal.

9. Produzem 200.000 copos de leite em sua vida

As vacas fornecem aproximadamente 90% dos produtos lácteos do mundo, com cada vaca produzindo aproximadamente 200.000 copos de leite em sua vida. Contudo, esses animais não começam a produzir leite até depois de terem dado à luz seu primeiro bezerro. Isso ocorre quando a vaca atinge a maturidade, aos dois anos de idade.

10. São uma das maiores fontes de emissões de gases de efeito estufa

Quando as vacas digerem os alimentos, a fermentação produz uma grande quantidade de metano; o gado produz de 250 a 500 litros de gás por dia e é um gás de efeito estufa mais potente que o dióxido de carbono.

Assim, como a maioria dos 1,4 bilhão de vacas do planeta são criadas para o abate, a redução do consumo de carne e laticínios tem se mostrado uma maneira eficaz de combater as mudanças climáticas globais.

Continua após a publicidade

11. Produzem mais de 10 toneladas de esterco por ano

Uma vaca de 450 kg produz mais de dez toneladas de esterco anualmente. Isso resulta em mais de 60 quilos de fezes todos os dias e mais de 30 quilos de urina. A razão para isso é porque as vacas ruminam por cerca de sete horas por dia (aproximadamente 40 quilos de ração) e podem beber até 35 galões de água.

As vacas têm 32 dentes para ruminar, além disso, inicialmente elas não mordem a comida. Em vez disso, eles enrolam suas línguas ao redor dele e puxam do chão. Então eles passam o resto do dia mastigando 40.000 movimentos da mandíbula.

12. Elas não podem ver a cor vermelha

O velho ditado de que os touros atacam quando veem a cor vermelha simplesmente não é verdade. A cor não os deixa com raiva; na verdade, as vacas são daltônicas para os padrões humanos e nem mesmo têm um receptor de retina que possa processar os tons vermelhos.

13. Possuem estômago de 4 partes

O estômago de uma vaca é seccionado em quatro partes. A primeira parte pode conter até 50 galões de comida parcialmente digerida que é mastigada como um ruminante. Esta seção fornece a proteína para o seu corpo.

Continua após a publicidade

A segunda seção é no caso da vaca engolir algo que não deveria. Em vez de entupir o trato digestivo, ele cai aqui e não faz mal. A terceira seção do estômago deste animal atua como um filtro e a quarta seção digere os alimentos e os processa ao longo do trato digestivo.

14. As vacas precisam de resgate

Há também momentos em que os humanos são chamados para resgatar vacas porque são capazes de subir escadas, mas não têm a capacidade de descer. A razão para isso é porque os joelhos das vacas não se dobram nos lugares certos para elas descerem as escadas.

15. Possuem manchas que conferem identidade

As marcas pretas e brancas nas vacas Holandesas funcionam como impressões digitais, pois não há nenhuma outra com a mesma pintura corporal.

16. Elas sofrem quando se separam dos bezerros

Outra das curiosidades sobre as vacas, é que elas são altamente capazes de se apegar rapidamente, então sofrem quando separados de seus bezerros, o que infelizmente é uma prática comum na indústria de carne e laticínios.

Continua após a publicidade

17. Elas arrotam, mas não fazem barulho

De todas as habilidades especiais que as vacas têm, achamos que essa é a mais invejável de todas. Elas o desenvolveram para que pudessem fazê-lo sem alertar os predadores.

18. Possuem uma ótima visão

Como é comum entre os herbívoros, as vacas têm visão de quase 360 ​​graus. Onde eles não podem ver? Curiosamente, está bem na nossa frente, é por isso que eles viram a cabeça para olhar para nós.

19. Possuem um excelente olfato

Além da boa visão, elas têm um bom olfato. Desse modo, podem cheirar qualquer coisa a até 10 quilômetros de distância.

20. Elas têm boa memória

Fechando a lista de curiosidades sobre vacas, esses animais têm a capacidade de reconhecer mais de 100 outras da mesma espécie e formar amizades próximas com os membros de seu rebanho.

Continua após a publicidade

Fontes: Lacticinio Holandês, Canal Rural, Programa Leiloes

Leia também:

Leite de vaca: composição e benefícios do alimento

Vaca louca – Humanos podem pegar? Causas, sintomas, consequências

Continua após a publicidade

Milhões de pessoas adultas acham que leite achocolatado vem de vacas marrons

20 maiores e mortais predadores do reino animal

Baleia-azul – Características e outros fatos sobre maior animal do planeta

Essa é a prova de que as galinhas são as melhores mães do reino animal

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você