Saúde

Curiosidades sobre o fio dental: verdades e mitos sobre o uso

As principais curiosidades sobre o fio dental ajudam a desvendar mitos e dúvidas sobre a utilização do acessório na rotina de higiene.

Por P.H Mota

É As curiosidades sobre o fio dental passam por algumas verdades e mitos espalhados sobre seu uso. No entanto, mesmo que muita gente considera o hábito facultativo, a higiene bucal só é completa quando passa pelo uso do fio.

Isso ocorre principalmente porque o fio dental tem o seu uso menos difundido que o da escova e da pasta de dentes. Além disso, o surgimento de ferimentos na boca e na gengiva pelo mau uso, também faz com muita gente relacione o hábito a casos de sangramentos na boca.

Entretanto, muitas das crenças que envolvem a utilização de fio dental não passam de mitos mal explicados.

Curiosidades sobre o uso de fio dental

É eficaz antes ou depois da escovação

Curiosidades sobre o fio dental - verdades e mitos sobre o uso
News Medical

Muita gente tem dúvida sobre o momento correto de usar o fio dental, mas a verdade é que a ordem de aplicação não faz diferença. Desde que seja passado corretamente, entre todos os dentes, o processo pode ocorrer antes ou depois da escovação.

Continua após a publicidade

O que acontece é que normalmente recomenda-se o uso antes, uma vez que o hábito da escovação é mais comum. Dessa maneira, se deixar para depois, é possível que o processo de higiene não tenha continuação, com fio dental ficando de lado.

Deve ser utilizado por crianças

Curiosidades sobre o fio dental - verdades e mitos sobre o uso
Brentwood

Uma vez que os dentes das crianças estão em formação, algumas pessoas acreditam que eles não precisam ser higienizados com fio dental. Entretanto, o uso na infância ajuda a criar o hábito desde cedo, além de manter a boca em desenvolvimento livre de impurezas e infecções.

Continua após a publicidade

Pacientes com prótese também precisam de fio dental

Curiosidades sobre o fio dental - verdades e mitos sobre o uso
md brush

Pessoas que possuem algum tipo de prótese, mas ainda tem dentes naturais, também devem manter o uso do fio dental na rotina de higiene. Nesses casos, também pode-se utilizar outros acessórios, como escova interdental ou passa-fio que facilitam a higienização. Pacientes com dentadura, entretanto, podem abrir mão do fio e fazer a limpeza dos dentes com bicarbonato de sódio ou produtos especializados.

O fio dental não provoca sangramento das gengivas

Curiosidades sobre o fio dental - verdades e mitos sobre o uso
Mirror

Quando utilizado corretamente, o fio dental não deve causar sangramento das gengivas. Geralmente, isso acontece porque o paciente está sofrendo com algum tipo de inflamação na gengiva. Além disso, o sangramento pode surgir pelo uso de força excessiva durante a limpeza. Sendo assim, quando o momento de higiene provoca algum tipo de lesão, é importante ficar atento. Caso ele seja frequente, o paciente deve consultar-se com um dentista.

Continua após a publicidade

Deve ser utilizado todos os dias

Curiosidades sobre o fio dental - verdades e mitos sobre o uso
Atlas Dental

É comum que mesmo pessoas que adotam o fio dental em sua rotina de higiene bucal não façam o uso diariamente. Entretanto, a limpeza entre os dentes deve ser realizada todos os dias, assim como na superfície limpe pela escova. Não é necessário utilizá-lo mais de uma vez, como ocorre no caso da escovação, mas é preciso que seja feito diariamente. Segundo um consenso entre os dentistas, o horário antes de dormir é o mais comum para a limpeza.

É necessário para todas as pessoas

Curiosidades sobre o fio dental - verdades e mitos sobre o uso
Forbes

Existe uma crença de que o fio dental só é essencial em casos específicos, como após comer alimentos que ficam entre os dentes ou inflamações da boca. No entanto, é normal que o acúmulo de impurezas entre os dentes aconteça mesmo de formas imperceptíveis. Diferente dos pedaços de carne ou milho de pipoca facilmente percebidos, por exemplo, quase todo alimento tem potencial de deixar resquícios de sujeiras no espaço.

Fontes: Odonto Empresas, Sorrisologia, O Imparcial

Imagens: brisbane smiles, News Medical, Mirror, Brentwood, md brush, Atlas Dental, Forbes

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você