Curiosidades

Escova de dentes – Tipos e como escolher corretamente

A escova de dente é uma das ferramentas mais importantes disponíveis para manter os dentes limpos, e existem vários tipos.

Todos nós sabemos que a higiene bucal é muito importante, ou seja, portanto é preciso usar uma escova de dente adequada para mantê-los limpos. Para esclarecer, a escova de dente é uma das ferramentas mais importantes disponíveis para manter os dentes limpos, e com a qual todos estamos familiarizados.

Mas você já se perguntou como escolher a escova de dentes certa? Provavelmente não, pois a maioria das pessoas costumam seguir a indicação do seu dentista ou escolhem uma escova por causa da aparência ou do preço.

Embora qualquer escova de dentes seja melhor do que nenhuma, elas não são todas iguais. Continue lendo para aprender sobre fatores importantes a serem considerados ao escolher uma escova de dente correta.

O que considerar na hora de escolher uma escova de dentes?

Foto: Px here

Tamanho

Existe uma grande variedade de escova disponíveis, no entanto o recomendado é escolher uma escova de cabeça pequena, você conseguirá alcançar às partes da boca que podem ser mais difíceis de acessar. Por esse motivo, muitos dentistas também recomendam uma escova com cabeça arredondada por ser mais eficaz na hora da escovação.

Continua após a publicidade

Formato das cerdas

O design das cerdas é igualmente importante quando se trata de escolher sua escova de dentes. Um número crescente de fabricantes está produzindo cabeças com cerdas de tamanhos variados, o que é muito útil para limpar as áreas entre os dentes e os locais de difícil acesso.

Firmeza de cerdas

Cerdas duras ou macias é outro debate comum entre os consumidores, com muitos acreditando erroneamente que cerdas mais firmes farão um trabalho melhor na limpeza dos dentes. Na verdade, cerdas firmes podem danificar seus dentes e gengivas. Em vez disso, opte por cerdas macias, que serão igualmente eficazes na limpeza dos dentes, sem irritar as gengivas ou os dentes.

Cabo

Certamente, você deve saber que é preciso escovar os dentes por pelo menos os dois minutos. Por isso é importante uma escova com um cabo confortável.

Tipos de escova de dentes

Manual

Foto: Px here

Embora existam dezenas de produtos no mercado, a escova de dentes manual ainda é a mais popular. Dessa forma, independentemente de seus dentes, e da sua condição bucal, esse tipo oferece um trabalho adequado quase tão bom quanto uma escova elétrica.

Continua após a publicidade

Elétrica

Foto: Px here

Uma escova de dentes elétrica é um dispositivo simples que funciona com uma ou duas cerdas rotativas. Embora as escovas de dente elétricas sejam mais caras do que os modelos padrão, elas também fazem um trabalho melhor na limpeza dos dentes. Contudo, existem escovas de dente elétricas do tipo padrão, sônicas e ultrassônicas. Qual é a diferença? Quanto mais rápido as cabeças giram, mais fricção ela cria nos dentes. Como resultado, você obtém um melhor polimento e dentes mais limpos. Além disso, ao optar por esse tipo, busque um modelo sem fio e recarregável.

Interdental

Foto: Px here

Uma escova interdental é um ótimo complemento para uma escova de dentes manual. Quando combinados, os dois modelos podem ajudar a reduzir a placa bacteriana e prevenir a gengivite com mais eficácia. Como o nome sugere, uma escova dentária é projetada para limpar as áreas entre os dentes.

Desse modo, essa escova é pequena e descartável, ou seja, é possível substituir as cabeças. Além disso, sua forma e design compacto permitem que eles entrem em locais apertados onde a placa se forma. Os dentistas recomendam sobretudo para quem usa aparelho dental.

Ortodôntica

Foto: Px here

Outra escova indicada para quem utiliza aparelho é a escova ortodôntica. Suas cerdas são projetadas em formato de V, ou seja, este design dá a ela maior acesso às áreas entre a linha da gengiva e os dentes. Como a escova interdental, a ortodôntica é projetada para limpar áreas de difícil acesso.

Continua após a publicidade

Quando é preciso trocar a escova de dentes?

Escova de dentes: quais os tipos e como escolher corretamente
Foto: Px here

A maioria dos dentistas recomendam fazer a troca da escova pelo menos a cada três meses. Para explicar, depois de três meses, as cerdas começam a desfiar, perdendo a integridade e tornando-se menos eficazes na limpeza. Inclusive, algumas escovas têm cerdas especiais que mudam de cor, permitindo que você saiba quando é a hora de substituí-las.

Por fim, quando se trata de comprar uma escova de dente nova, basta ir a farmácias e grandes supermercados para se deparar com uma ampla seleção desse produto para escolher. Contudo, apesar das inúmeras opções disponíveis lembre-se dessas dicas e faça sua escolha de forma correta!

Aproveite para saber: Como evitar cáries: 8 hábitos simples para ficar longe do problema

Fontes: Odontocompany, Qualiplan, Drogaria LivieroSorrisologia.

Continua após a publicidade

Fotos: Px here e Is Parenting.

Próxima página »

Escolhidas para você