As curiosidades sobre o planeta Terra dizem respeito ao terceiro planeta mais próximo do Sol. Além disso, é o mais denso e o quinto maior dos oito planetas no Sistema Solar. Nesse sentido, ainda recebe o nome de Mundo ou Planeta Azul por designação popular no imaginário dos seres humanos.
Desse modo, a Terra é o único corpo celeste que há conhecimento de vida inteligente, apesar de sua formação há 4,56 bilhões de anos. No entanto, sabe-se hoje que a vida surgiu na superfície do planeta um bilhão de anos depois de sua origem. Por outro lado, recebe a categoria de um planeta telúrico e possui uma estrutura interna dividida em crosta, manto e núcleo.
Mais ainda, existem outras divisões externas, como a litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera. No geral, são essas divisões que oferecem condições para o desenvolvimento da vida. Ainda que tenha uma formação ancestral, o planeta continua passando por mudanças naturais e motivadas pela ação humana. Por fim, conheça mais curiosidades a seguir:
Curiosidades sobre o planeta Terra
1) Validade do planeta Terra
Recentemente, uma série de estudos mostraram uma curiosidade sobre o planeta Terra sobre como o mundo pode suportar a vida por pelo menos outros 500 milhões de anos. No entanto, ainda que pareça uma grande quantidade, isso representa uma degradação gradual que pode colocar a espécie humana em risco desde já.
2) Planeta Azul
Sobretudo, o nome da Terra como Planeta Azul surge porque cerca de 70% da superfície terrestre é feita de oceanos e mares. Nesse sentido, a água em seu estado líquido e a presença de oxigênio cria essas características únicas do mundo no Sistema Solar.
3) Água no planeta Terra
Outra curiosidade sobre o planeta Terra é que este é o único planeta do Sistema Solar com a água em três estados. Desse modo, são eles o sólido, líquido e gasoso.
4) Explosão do Sol
Também a partir de uma série de estudos, outra curiosidade sobre o planeta Terra diz que dentro de, mais ou menos, 5 bilhões de anos, o Sol consumirá todo seu combustível. Como consequência, vai passar para a fase de gigante vermelha, quando ocorre uma expansão. Logo em seguida, consumirá Mercúrio, Vênus e até mesmo a Terra no processo.
5) Medidas do planeta Terra
Em resumo, o diâmetro do planeta Terra tem um diâmetro de 12.713,5032 quilômetros a partir da linha do Equador. Ademais, a superfície da Terra está estimada em 510.065.500 quilômetros quadrados. Por outro lado, o volume é de 5,974 x 10 21 toneladas.
6) Placas tectônicas
No geral, a superfície exterior do planeta Terra está dividida em vários segmentos rígidos. Basicamente, são as placas tectônicas que migram sobre a superfície ao longo dos milhões de anos do mundo. Nesse sentido, tem-se as origens com a Pangeia até chegar à formação atual.
7) Interação da Terra
Comumente, a Terra interage com outros objetos no espaço, principalmente com o Sol e a Lua. Desse modo, a principal forma de entender essa relação é por meio do movimento de rotação e translação. Apesar disso, a Lua é a único satélite natural conhecido da Terra, começando a orbitá-la algumas décadas depois da origem do planeta.
8) Formato do planeta
Diferente do que pensam os terraplanistas, o planeta Terra tem um formato próximo de um esferoide oblato. Ou seja, uma esfera achatada segundo o eixo de polo a polo. Ademais, existe uma saliência ao longo da Linha do Equador.
9) Rotação
Em resumo, o período de rotação da Terra relativamente ao Sol é de 86.400 segundos de tempo solar. No entanto, cada dia solar da Terra é um pouco mais longo do que era durante o século XIX por causa da aceleração de maré.
10) Nome do planeta Terra
Curiosamente, o nome do planeta não tem origem no nome de um deus rego ou romano. No geral, os outros planetas possuem essa característica. Porém, o nome do mundo vem da palavra latim terra, que significa solo, região e país.
11) Bases do planeta
Em resumo, a desgaseificação e a atividade vulcânica foram fundamentais para a base do que hoje é a atmosfera da Terra. Portanto, outra curiosidade sobre o planeta Terra é que o vapor de água condensado teve importância principal. Ademais, a mistura com outras substâncias trazidas do espaço sideral influenciaram nessas trocas químicas mais básicas.
12) Evolução da vida
Por fim, a Terra é o único exemplo que se sabe sobre um ambiente que deu origem à evolução da vida. Porém, sabe-se hoje que último ancestral universal tenha vivido há 4,1 mil milhões de anos. Em resumo, e trata do ancestral comum mais recente da vida que se tem atualmente na Terra.
E aí, aprendeu outras curiosidades sobre o Planeta Terra? Então leia sobre Profissões do futuro, quais são? 30 carreiras para conhecer hoje mesmo