Curiosidades

Quantos oceanos existem no planeta terra e quais são eles?

Os oceanos cobrem dois terços ou 72% da superfície da Terra, o que dá ao mundo o título de 'planeta azul' quando visto do espaço.

Quantos oceanos existem? A resposta para esta pergunta é bem simples: são 5 os principais oceanos do mundo. São eles: Oceano Pacífico; Oceano Atlântico; Glacial Antártico ou Antártica; Oceano Índico e Oceano Ártico.

Cerca de 71% da superfície total da Terra é coberta por um oceano. É quase três quartos da superfície da Terra e, visto do espaço sideral, parece uma esfera azul devido ao reflexo dos oceanos. Por este motivo, a terra é conhecida como ‘Planeta Azul’.

Quantos oceanos existem no planeta terra e quais são eles?

Apenas 1% da água da Terra é doce e um ou dois por cento é parte de nossas geleiras. Com o aumento do nível do mar, basta pensar em nosso derretimento do gelo e como um percentual da Terra ficaria sob a água.

Além disso, os oceanos do mundo hospedam mais de 230.000 espécies de animais marinhos e mais podem ser descobertos à medida que os humanos aprendem maneiras de explorar as seções mais profundas do oceano.

Mas, não basta saber quantos oceanos existem. Veja abaixo as principais características e dimensões de cada um.

Continua após a publicidade

O que é o oceano e o que existe nesse bioma?

A palavra oceano vem da palavra grega Okeanos, que significa o deus do oceano, que na mitologia grega, é o filho primogênito de Urano (Céu) e Gaia (Terra), portanto o mais velho dos titãs.

O oceano é o maior de todos os biomas da Terra. Em suma, um bioma é uma grande área com clima, geologia e oceanografia distintos. Cada bioma tem sua própria biodiversidade e subconjunto de ecossistemas. Desse modo, dentro de cada ecossistema, existem habitats ou locais no oceano onde as plantas e os animais se adaptaram para sobreviver.

Alguns habitats são rasos, ensolarados e quentes. Outros são profundos, escuros e frios. As espécies vegetais e animais são capazes de se adaptar a certas condições do habitat, incluindo movimento da água, quantidade de luz, temperatura, pressão da água, nutrientes, disponibilidade de alimentos e salinidade da água.

Com efeito, os habitats oceânicos podem ser divididos em dois: habitats costeiros e oceânicos abertos. A maior parte da vida oceânica pode ser vista em habitats costeiros na plataforma continental, mesmo que essa área ocupe apenas 7% da área total do oceano. Aliás, a maioria dos habitats de oceano aberto são encontrados nas profundezas do oceano, além da borda da plataforma continental.

Os habitats oceânicos e costeiros podem ser criados por espécies que neles vivem. Corais, algas, manguezais, sapais e algas marinhas são os “eco-engenheiros das costas”. Eles remodelam o ambiente marinho para criar habitats para outros organismos.

Continua após a publicidade

Características dos oceanos

Ártico

Quantos oceanos existem no planeta terra e quais são eles?

O Ártico é o menor oceano do mundo, é coberto pela Eurásia e pela América do Norte. Principalmente, o oceano Ártico é cercado por gelo marinho o ano todo.

Sua topografia varia compreendendo cristas de barreira de falha, cordilheiras abissais e abismo oceânico. Devido à borda continental no lado da Eurásia, as cavas têm uma profundidade média de 1.038 metros.

Em suma, o Oceano Ártico tem uma área de 14.090.000 quilômetros quadrados, sendo 5 vezes maior que o Mar Mediterrâneo. A profundidade média do Oceano Ártico é de 987 metros.

A temperatura e a salinidade deste oceano variam sazonalmente à medida que a cobertura de gelo congela e derrete. Por causa do aquecimento global, ele está esquentando mais rapidamente do que os outros e sentindo o início das mudanças climáticas.

Glacial Antártico

Continua após a publicidade

O oceano Antártico é o quarto maior oceano e está cheio de vida selvagem e montanhas de gelo durante todo o ano. Embora esta área seja tão fria, os humanos conseguem sobreviver lá.

Entretanto, uma das maiores preocupações é com o aquecimento global, ou seja, acredita-se que maioria das montanhas de gelo deve derreter até 2040. O Oceano Antártico também conhecido como Antártica e ocupa uma área de 20,3 milhões de km².

Nenhum ser humano vive na Antártica permanentemente, mas cerca de 1.000 a 5.000 pessoas vivem o ano todo nas estações científicas da Antártica. As únicas plantas e animais que podem viver no frio vivem lá. Assim, os animais incluem pinguins, focas, nematóides, tardígrados e ácaros.

Índico

Quantos oceanos existem no planeta terra e quais são eles?

O Oceano Índico está localizado entre a África e a Ásia Austral e o Oceano Antártico. Ele é o terceiro maior dos oceanos e cobre um quinto (20%) da superfície terrestre. Até meados de 1800, o Oceano Índico era chamado de Oceanos Orientais.

Aliás, o Oceano Índico tem cerca de 5,5 vezes o tamanho dos Estados Unidos e é um corpo de água quente que depende das correntes oceânicas do Equador para ajudar a estabilizar as temperaturas.

Continua após a publicidade

Pântanos de mangue, deltas, pântanos salgados, lagoas, praias, recifes de coral, dunas e ilhas são as estruturas costeiras definidas do Oceano Índico.

Ademais, o Paquistão fortalece as costas mais tectonicamente ativas com 190 quilômetros do delta do rio Indo. Os manguezais estão na maioria dos deltas e estuários.

Correlacionando com o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, o Oceano Índico tem muito poucas ilhas. Maldivas, Madagascar, Socotra, Sri Lanka e Seychelles são os elementos continentais. Saint Paul, Prince Edward, Christmas Cocos, Amsterdam são as ilhas do oceano Índico.

Oceano Atlântico

O segundo maior oceano é o Oceano Atlântico. O nome Atlântico é derivado do “Mar do Atlas” na mitologia grega. Ele cobre aproximadamente um quinto de todo o oceano global, que é 106,4 milhões de quilômetros quadrados com uma costa de 111.000 quilômetros.

O Atlântico ocupa cerca de 20% da superfície da Terra, cerca de quatro vezes o tamanho do Pacífico e do Oceano Índico. O Oceano Atlântico possui alguns dos recursos pesqueiros mais ricos do mundo, especialmente nas águas que cobrem a superfície.

Continua após a publicidade

O Oceano Atlântico ocupa o segundo lugar para as águas oceânicas mais perigosas do mundo. Assim, esta água do oceano é geralmente afetada por ventos costeiros e enormes correntes marítimas.

Oceano Pacífico

O Oceano Pacífico é o mais antigo de todos os oceanos e o mais profundo de todos os corpos d’água. O Pacífico ganhou este nome do explorador português Ferdinand Magellan que achou suas águas muito pacíficas.

Entretanto, diferentemente do nome, as ilhas dos oceanos pacíficos são frequentemente atingidas por tempestades e ciclones. Além disso, os países que conectam o Pacífico sofrem continuamente com vulcões e terremotos. Com efeito, as aldeias diminuíram, pelos tsunamis e pelas enormes ondas que ocorreram por causa de um terremoto subaquático.

O Oceano Pacífico é o maior e cobre mais de um terço da superfície da Terra. Dessa forma, ele se estende do Norte ao Oceano Antártico, ao sul, bem como abrange 179,7 milhões de quilômetros quadrados, maior do que toda a área de terra combinada.

A parte mais profunda do Pacífico tem cerca de 10.911 metros de profundidade, conhecida como Fossa das Marianas. No entanto, isso é maior do que a altura da montanha mais alta em terra, o Monte Everest.

Continua após a publicidade

Além disso, 25.000 ilhas estão localizadas no Oceano Pacífico, o que é mais do que qualquer outro oceano. Essas ilhas localizam-se principalmente no sul do equador.

Diferença entre mar e oceano

Quantos oceanos existem no planeta terra e quais são eles?

Como você leu acima, os oceanos são vastas massas de água que cobrem cerca de 70% da Terra. Entretanto, os mares são menores e parcialmente fechados por terra.

Os cinco oceanos da Terra são, na realidade, um grande corpo de água interconectado. Em contrapartida, existem mais de 50 mares menores espalhados pelo mundo.

Em suma, um mar é uma extensão do oceano que cobre parcial ou totalmente a terra em volta. A água do mar também é salgada e está ligada ao oceano.

Além disso, a palavra mar também refere-se a seções menores e parcialmente sem litoral do oceano e alguns grandes lagos de água salgada totalmente sem litoral, como o Mar Cáspio, o Mar do Norte, o Mar Vermelho e o Mar Morto.

Continua após a publicidade

Então, agora que você sabe quantos oceanos existem, leia também: Como as alterações climáticas podem alterar a cor dos oceanos.

Próxima página »

Escolhidas para você