Curiosidades

10 curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas

Localizado em uma faixa do Oceano Atlântico, o Triângulo das Bermudas é considerado um dos lugares mais misteriosos da terra; veja porquê!

A faixa oceânica entre a Flórida, Porto Rico e Bermudas, conhecida como Triângulo das Bermudas, é fonte de muitos mistérios. Ao longo dos séculos, relatos de navios e aviões desaparecendo sem deixar vestígios têm assombrado muita gente, levando a zona a ser famosa pelo nome “O Triângulo do Diabo”.

Dessa forma, as causas sugeridas para esses desaparecimentos misteriosos variam de estranhos fenômenos naturais a aparição de alienígenas e monstros subaquático.

Mas, será que isso realmente é verdade? É certo que embarcações e aeronaves desaparecem mais no Triângulo das Bermudas do que em qualquer área de tráfego semelhante?

Leia mais e descubra e veja algumas curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas, a seguir.

História do Triângulo das Bermudas

As Bermudas foram descobertas pela primeira vez em 1505, mas durante anos depois, os marinheiros espanhóis e portugueses que passaram pelas ilhas não estavam muito interessados ​​em remar para a costa.

Continua após a publicidade

Eles não imaginavam suas chances contra os recifes traiçoeiros, mas quase tão assustadores eram os sons estranhos que emanavam das ilhas ao anoitecer.

Com efeito, não demorou muito para que as histórias proliferassem sobre os demônios, monstros marinhos, bruxas e até mesmo alienígenas que assombravam as Bermudas.

Todavia, o nome ‘Triângulo das Bermudas’ surgiu pela primeira vez quando o autor americano Vincent Gaddis o usou na revista Argosy, para descrever uma área triangular no Oceano Atlântico, ao largo da costa da Flórida.

Relatos sobrenaturais

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas: 10 mistérios sobre o local

Os primeiros casos de desaparecimentos incomuns na área surgiram na década de 40 – e nas quase sete décadas desde então, houve muita especulação sobre a verdadeira causa de uma série de acontecimentos estranhos.

Em 1945, cinco aviões da Marinha dos Estados Unidos e 14 homens desapareceram na área durante os exercícios de treinamento de rotina. Aliás, o líder do voo, Tenente Charles Taylor, foi ouvido no rádio dizendo:

Continua após a publicidade

“Estamos entrando em águas brancas, nada parece certo. Não sabemos onde estamos, a água é verde, não é branca’.

A marinha dos Estados Unidos investigou e, por fim, relatou o incidente como “causa desconhecida”. Desde o momento deste incidente até meados da década de 1980, 25 pequenos aviões desapareceram ao passar pelo Triângulo das Bermudas. Eles nunca mais foram vistos. Além disso, nenhum destroço jamais foi recuperado.

O que realmente acontece no arquipélago?

O Triângulo das Bermudas é formado por uma cordilheira vulcânica extinta coroada por calcário. Como resultado, ele tem quilômetros de recifes em todas as direções, logo abaixo da superfície.

Desse modo, este extenso recife, combinado com tempestades regulares e violentas, resulta em condições perfeitas para naufrágios. Havia mais de 30 casos nas proximidades das Bermudas antes de 1600. Até o momento, mais de 300 naufrágios foram relatados.

As teorias mais prováveis que explicam os acidentes nas Bermudas ​​envolvem geografia, não alienígenas ou outros monstros. Aliás, uma explicação cita o fato de que o fundo do oceano é relativamente rico em metano, que pode formar uma mistura de gás-gelo-sedimento sob alta pressão.

Continua após a publicidade

Se ocorrer um deslizamento subaquático, essa mistura nociva pode estourar do fundo do mar, entrando na atmosfera e intoxicando os pilotos ou alterando a densidade do ar circundante e interferindo na pilotagem normal.

Essas explosões são conhecidas por danificar plataformas de petróleo, o que significa que podem ter um papel em pelo menos alguns dos desaparecimentos mais misteriosos.

Contudo, os cientistas serão capazes de comprovar essa explicação apenas quando do oceano for mapeado com mais detalhes. O mapa mais recente do fundo do oceano foi feito em 2014.

Apesar de usar medições avançadas do campo gravitacional da Terra, ele ainda tem uma resolução de apenas 5 quilômetros – muito mais baixa do que normalmente precisaria para encontrar a localização de características geográficas importantes ou naufrágios individuais.

10 curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas

Entre as principais curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas, temos:

1. Área de instabilidade climática

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas: 10 mistérios sobre o local

Continua após a publicidade

A área é conhecida por tempestades extremamente violentas e inesperadas, que se acumulam e se dissipam rapidamente.

2. Bússola não funciona

O Triângulo das Bermudas é um dos dois únicos lugares na Terra onde uma bússola aponta para o norte verdadeiro em vez do norte magnético. Se essa variação ou erro da bússola não for compensado, os navios e aviões podem ficar muito longe do curso.

3. Profundidade

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas: 10 mistérios sobre o local

O Triângulo das Bermudas é um dos locais mais profundos da Terra. Como você leu acima, a topografia subaquática da área pode ser um fator na história de desaparecimentos.

Desse modo, ela vai de uma plataforma continental levemente inclinada para um declive extremamente profundo. Algumas das trincheiras mais profundas do mundo ficam na área do Triângulo das Bermudas. Navios ou aviões que afundam nessas trincheiras profundas provavelmente nunca serão encontrados.

Continua após a publicidade

4. Gás metano

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas: 10 mistérios sobre o local

Os cientistas descobriram grandes concentrações de gás metano – devido à decomposição de organismos marinhos – aprisionado no fundo do oceano. O metano se acumula como gelo de metano superconcentrado e, se um bolsão se rompe, o gás sobe e entra em erupção na superfície sem aviso.

Assim, se um navio estiver na área da explosão, a água abaixo dele se tornará repentinamente muito menos densa. Ele pode afundar e os sedimentos podem cobri-lo rapidamente conforme ele se assenta no fundo do mar.

5. Névoa incomum

Vórtices magnéticos, correntes quentes e frias, poderiam criar uma corrente eletromagnética afetando instrumentos e veículos. Outros mencionam uma névoa eletrônica que pode bloquear tanto a visibilidade quanto os instrumentos.

6. Aparição de OVNIs

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas: 10 mistérios sobre o local

Continua após a publicidade

A área tem uma das maiores incidências de avistamentos de OVNIs e abduções alienígenas têm sido uma explicação popular para os desaparecimentos. Mas as abduções não são a única teoria; alguns acreditam que é o Triângulo das Bermudas é, na verdade, um portal para outros planetas.

7. Atlântida

Muitos teorizam que o Triângulo é o lar da cidade perdida de Atlântida. De acordo com a lenda e especulação, a cidade de Atlântida contava com o poder de cristais de energia especial que eram extremamente poderosos.

Portanto, a teoria é que esses cristais de energia estão em algum tipo de estado alterado e enviam raios de energia que confundem a navegação.

8. Alto tráfego

A área é uma das mais movimentadas para pilotos e marinheiros amadores e uma das rotas marítimas mais movimentadas do mundo. Assim, estatisticamente e logicamente, mais tráfego leva a mais acidentes e desaparecimentos.

Continua após a publicidade

9. Não fica no Caribe

Curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas: 10 mistérios sobre o local

Todo mundo pensa que Bermuda fica a poucos metros da Jamaica ou de Cuba, mas, na verdade, fica muito mais ao nordeste. Na verdade, o local fica mais perto do Cabo Hatteras da Carolina do Norte do que do Caribe.

As Bermudas se mantêm quentes devido à Corrente do Golfo e têm os recifes de coral mais setentrionais do Atlântico.

10. Verme que brilha no escuro

Por fim, há uma criatura peculiar nas águas das Bermudas. O verme das Bermudas é pequeno, avermelhado e coberto de pequenas cerdas que ardem ao tocá-las.

Curiosamente, nos meses de verão, na terceira noite após a lua cheia, 56 minutos após o pôr do sol, os vermes ficam malucos. Ou seja, as fêmeas começam a nadar do fundo do oceano, prontas para acasalar e literalmente brilhando na água.

Continua após a publicidade

Então, agora que você conferiu as curiosidades sobre o Triângulo das Bermudas, leia também: Netuno – Por que é chamado de planeta azul 

Próxima página »

Escolhidas para você