Curiosidades

Canal da Mancha – Onde fica, para que serve e 12 curiosidades intrigantes

O Canal da Mancha é uma faixa de água que liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte, que já salvou a Inglaterra de Napoleão e dos nazistas.

Atualizado em 29/06/2020

Certamente, o Canal da Mancha é uma das faixas de água mais importantes do mundo. Ela liga o Oceano Atlântico ao Mar do Norte. Além disso, é um das principais vias de comunicação entre essas regiões, sendo facilitada após a criação do Eurotúnel, em 1994.

Primeiramente, ele tem 563 km de comprimento e sua parte mais larga possui 240 km. Seu trecho mais curto, entre Dover e o Cabo Gris Nez, denominado estreito de Dover; tem apenas 33 km.

No passado, ele salvou a Inglaterra de ser invadida tanto pelas tropas de Napoleão, quanto pelos nazistas. Acima de tudo, é uma barreira de proteção.

O Eurotúnel, aliás, é o segundo maior túnel ferroviário submarino do mundo Ele liga a França e Inglaterra e tem comprimento aproximado de 50 km. Esta, aliás, é uma excelente e rápida alternativa de viagem entre os dois países.

Canal da Mancha - 12 curiosidades que talvez você não saiba
Super Interessante

Pela superfície da água

Contudo, este pode não ser o mais seguro dos caminhos. Marcado por suas tempestades, frequentes neblinas e pouca visibilidade, o Canal da Mancha sempre foi visto como um trajeto perigoso.

Atualmente, são mais de 250 navios que passam por dia pelo canal. A travessia também atrai diversos nadadores profissionais do mundo todo, sendo considerado a prova mais difícil do mundo em águas abertas.

Os resorts costeiros do Canal da Mancha, inclusive, atraem turistas de várias partes do mundo. Um dos grandes resorts, como Brighton e Deauville, por exemplo; inauguraram uma era de turismo com viagens curtas através do canal, referidas como “Channel Hopping”.

Curiosidades sobre o Canal da Mancha que valem conhecer

Canal da Mancha - 12 curiosidades que talvez você não saiba
Mega Curioso

1 – Primeiramente, o Canal da Mancha também é conhecido como “Canal Inglês” ou “Le Manche”. Ccontudo, “manche” não significa “mancha”, mas sim “manga” em francês, já que o canal consiste em um braço de mar que liga o Atlântico ao Mar do Norte.

2 – Ao longo da História, o Canal da Mancha foi conhecido por diversos nomes, como Mare Britannicum, Oceanus Gallicus, Mare Anglica e Narrow Sea (Mar Estreito em inglês).

Canal da Mancha - 12 curiosidades que talvez você não saiba
Mega Curioso

3 – Acima de tudo, suas profundidades alcançam de 45 a 180 metros. Foi nesse ponto de maior profundidade que muitas das armas usadas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial foram descartadas.

4 – Muitas ilhas que se encontram no canal. Jersey e Guernsey, assim como pedacinhos de terra próximos como Alderney, Herm, Sark, Jethou, Brecqhou, Lihou e Burhou.

Canal da Mancha - 12 curiosidades que talvez você não saiba
Mega Curioso

5 – Primeiramente, o canal se formou após o término da última Era do Gelo. Antes disso o local consistia em um trecho de terra-firme que ligava a Grã-Bretanha ao resto da Europa.

+ 4 curiosidades

Canal da Mancha - 12 curiosidades que talvez você não saiba
Mega Curioso

6 – Capitão Matthew Webb foi o primeiro a atravessar o Canal da Mancha em 1875. Ele levou 21 horas e 45 minutos para percorrer o ponto mais estreito do canal, que fica entre Dover, na Inglaterra, e Calais, na França

7 – Além disso, em 1988, um garoto de 11 anos de idade concluiu a travessia em menos de 12 horas. Também teve o australiano Trent Grimsey fez o trajeto em 6 horas e 55 minutos em 2012.

Canal da Mancha - 12 curiosidades que talvez você não saiba
Mega Curioso

8 – Certamente as primeiras construções no local surgiram em 1802, quando um francês chamado Albert Mathieu propôs a criação de uma via subterrânea que permitisse a viagem entre a Inglaterra e a França por meio de carruagens puxadas por cavalos.

9 – Por fim, o litoral britânico no Canal da Mancha é muito mais populoso do que no lado francês.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 9 cidades onde é possível comprar casa por 1 euro (ou nem isso)

Fonte: Info Escola Mega Curioso

Imagem de destaque: Armaghi