Ciência & Tecnologia

Netuno – Por que é chamado de planeta azul e outras curiosidades

Netuno, ou como é mais conhecido, o Planeta Azul; é extremamente frio, escuro e azulado. Reunimos várias curiosidades sobre ele para você!

Certamente você conhece Netuno, o oitavo planeta a partir do sol. Apesar disso, será que sabe todos os detalhes deste que é considerado um gigante gasoso, assim como Júpiter, Saturno e Urano?

Por exemplo, você sabia que o Planeta está distante 4,5 bilhões de quilômetros do Sol e demora 156 anos terrestres para completar uma órbita? Além disso, você sabia que ele foi descoberto em 1846 e recebeu o nome do deus romano do mar? Pois saiba agora.

Provavelmente você não sabe (ou lembra) de grandes detalhes. Como o fato que o planeta demora 16 horas terrestres para completar o movimento de rotação. Além disso ele possui 13 luas confirmadas e uma ainda aguarda a confirmação por cientistas.

Por essas e outras, que o Segredos do Mundo resolveu reunir um compilado de informações interessantes sobre o Planeta. Venha com a gente e descubra mais.

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Planeta Netuno

Características

Tudo o que você precisa saber sobre o Planeta Netuno

Primeiramente você precisa saber que Netuno é composto de água quente, amônia e metano em seu núcleo. Já a sua atmosfera é formada por hidrogênio, hélio e metano. Sua cor azulada brilhante é uma consequência da elevada quantidade de metano na atmosfera.

Além disso, Netuno também é chamado de gigante de gelo. Ele foi observado a primeira vez em 1612 por Galileu Galilei. Apesar disso, a sua descoberta só foi confirmada em 1845 pelas pesquisas de Johann Gottfried Galle, no Observatório de Berlim.

Tritão é a sua principal lua. Ela foi descoberta 17 dias depois que o planeta. Desde que foi descoberto, a primeira volta ao Sol de Netuno ocorreu em 2011. O planeta é invisível a olho nu por causa de sua extrema distância da Terra. O campo magnético de Netuno é cerca de 27 vezes mais potente que o da Terra.

Anéis de Netuno

Tudo o que você precisa saber sobre o Planeta Netuno

O gigante gasoso e azul possui seis anéis, todos localizados após as observações da sonda Voyager 2. Estes anéis são não uniformes, mas têm quatro grossos Regiões (massas de poeira) chamado arcos e com poucos bilhões de anos.

Foi em 1984 que astrônomos encontraram evidências da existência do sistema de anéis em torno de Netuno. O conjunto é formado por três anéis proeminentes, denominados Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Luas de Netuno

Tudo o que você precisa saber sobre o Planeta Netuno

As 13 luas de Netuno são nomeadas conforme deuses do mar e ninfas na mitologia grega. A última lua foi descoberta em 2013 pelas observações da sonda Voyager 2 e ainda é aguardado o reconhecimento. Esse corpo celeste orbita em um dos anéis de Netuno.

A principal lua de Netuno é Tritão, descoberta pelo matemático inglês William Lassell, astrônomo amador. A descoberta ocorreu em 10 de outubro de 1846. Apesar disso, somente em 1989, a sonda Voyager 2 visitou o planeta e descobriu os fracos anéis a orbitar Netuno. As demais luas foram descobertas entre 2002 e 2003.

Tritão é considerado excêntrico, porque orbita no sentido contrário do planeta principal. Além disso, a superfície de Tritão é semelhante a uma casca de melão com muitos vulcões de gelo a emitirem nitrogênio líquido, metano e poeira que congelam instantaneamente, transformam-se em neve e retornam à superfície. É um dos objetos mais frios do sistema solar, com 240ºC negativos.

O planeta azul

Tudo o que você precisa saber sobre o Planeta Netuno

Primeiramente, Netuno é o último planeta de nosso Sistema Solar. A distância entre o planeta azul e o Sol é quase 30 vezes maior que a entre a estrela e a Terra.

Além disso, Netuno tem 24.622 quilômetros de raio, sendo cerca de quatro vezes maior do que a Terra. Para noção de comparação, caso a Terra tivesse o tamanho de um níquel, Netuno teria o tamanho de uma bola de beisebol.

O planeta leva 164 anos para dar uma volta completa em torno do Sol. Além disso, por lá uma estação pode durar algumas décadas em vez de meses. O planeta é conhecido por ser onde mais venta em todo o Sistema Solar.

Os ventos com nuvens de metano congelado chegam a 2 mil km/h. Em termos de comparação, os ventos mais fortes da Terra atingem cerca de 400 km/h.

Futuro

Tudo o que você precisa saber sobre o Planeta Netuno

A NASA estuda possibilidades para realizar uma missão em Netuno. Em 2017, a agência espacial norte-americana completou o estudo “Ice Giant”, com o objetivo de explorar especificamente Urano e Netuno.

A ideia do trabalho era o de analisar possíveis pontos a serem levados em conta para formalizar uma missão até ambos os planetas.

A ideia era lançar uma missão entre 2020 e 2023, podendo custar entre US$ 1,5 bilhão e US$ 1,9 bilhão.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: O que acontece quando um buraco negro engole um planeta?

Fonte: Toda Matéria Revista Galileu

Imagens: RP10 Super Mega Curioso IQuilibrio  Brazil Astronomy

Próxima página »

Escolhidas para você