Curiosidades

15 curiosidades fascinantes sobre o yoga para começar a praticar

Muita gente associa o yoga a atividade física, mas a verdade é que trata-se de uma filosofia de vida, e uma forma de cuidar da saúde em geral.

O ioga ou yoga é uma disciplina originária da Índia e com mais de 5.000 anos, combina a prática física com a meditação para alcançar um equilíbrio entre corpo, mente e emoções, e promove uma paz imensa. Com efeito, faz sentido, então, que a palavra yoga, que vem da raiz sânscrita yuj, signifique “união”, “conexão”.

Esta ligação entre o corpo e a alma é conseguida através dos asanas, uma série de posturas mais ou menos complicadas, combinadas com exercícios respiratórios (ou pranayama). Existem diferentes tipos de yoga, mas o mais praticado no ocidente é aquele que combina exercício físico, respiração e relaxamento.

São tantos os adeptos desta prática que ao longo do tempo foram criadas variantes para todos os gostos. Veja a seguir as principais curiosidades sobre o yoga.

15 curiosidades incríveis sobre o yoga para incentivar a sua prática

1. A palavra yoga significa união

E bhoga, que significa prazer, é seu oposto na vida de ascetismo, pois é o oposto de renúncia. O propósito do yoga é livrar-se do apego, por isso é antagônico ao bhoga.

Continua após a publicidade

2. Os Yoga Sutras de Patanjali são os textos fundadores da prática

Eles foram escritos no século III a.C. Em suma, eles forrnecem um manual abrangente para o estudo e a prática de Raja Yoga, o caminho da concentração e meditação.

3. Você pode praticar ioga mesmo se estiver menstruada

E sim, você também pode praticar inversões. Embora você possa não ter pensado nisso, existe uma crença bastante difundida de que, dependendo de quais posturas de ioga (especialmente aquelas que o deixam com a cabeça próxima ao chão e os pés no céu), elas não devem ser praticadas.

Isso porque, tradicionalmente, pensava-se que era prejudicial colocar o corpo contra o que deveria estar tentando expelir por um fluxo natural. A ciência moderna mostrou que não há nada de errado com os exercícios quando você está menstruada.

4. O yoga tem mais de 5.000 anos

Em cada país, a forma de praticá-lo e suas diferentes modalidades foram evoluindo. No entanto, sua propagação foi aceita pelos líderes hindus com apenas uma condição: o yoga, fora da Índia, não deveria ter conteúdo espiritual ou religioso.

Continua após a publicidade

5. Yoga melhora o equilíbrio

Talvez isso não o surpreenda. É claro que, se você tentar passar um minuto inteiro na postura da árvore todos os dias, melhorará nessa prática. Mas acontece que este benefício também se traduz numa melhoria do seu equilíbrio no seu cotidiano.

6. Veganismo é difundido entre os praticantes de yoga

A prática do veganismo é muito difundida entre os yogis (e yoginis). Isso porque o yoga, ao fornecer também uma série de ideais morais, preconiza fazer o bem a todos os seres vivos.

7. Substantivo feminino

Outra curiosidade sobre o yoga é que yogi é o substantivo usado para praticantes de yoga, e o seu substantivo feminino é yogini.

8. Praticado por homens e mulheres

Na Índia, a prática é muito difundida, especialmente entre os homens. Por outro lado, no Ocidente é uma prática comum principalmente entre as mulheres.

Continua após a publicidade

9. Postura mais importante

Savasana, ou postura do cadáver, é o asana mais importante de todos. É o do relaxamento total e, embora pareça simples, pode ser o mais difícil de aperfeiçoar.

10. Número limitado de respirações

Os iogues tradicionais acreditam que temos um certo número de respirações por vida. É por isso que faz sentido tentar mudar e desacelerar sua respiração.

11. Yoga não é uma religião

Na verdade, é usado como ferramenta em diferentes religiões, como o hinduísmo ou o budismo. É por isso que existem pessoas que a consideram uma prática espiritual.

12. Existem vários tipos de yoga

Dependendo da modalidade, podemos encontrar variedades mais ativas ou relaxantes, algumas que exigem grande flexibilidade ou mesmo acrobacias, ou outras que se concentram na respiração , meditação e estados anteriores ao sono.

Continua após a publicidade

13. Yoga ajuda a melhorar a força física

À medida que se avança em posturas mais complicadas que envolvem trabalho de musculação, a força aumenta em todo o corpo, dos pés ao pescoço . Outro benefício agregado é o alívio da tensão muscular, já que certos exercícios induzem ao relaxamento.

14. Você pode melhorar a flexibilidade praticando yoga

A flexibilidade é a chave para praticar Yoga, mas não é essencial, pois essa qualidade se desenvolve com o tempo. A princípio você perceberá rigidez em seu corpo, mas aos poucos os músculos tenderão a se alongar e as articulações terão mais elasticidade.

15. Reduz estresse e ansiedade

A prática de yoga ajuda a reduzir o hormônio do estresse, o cortisol, e a gerar endorfinas (hormônios que proporcionam bem-estar), por isso é uma boa prática para relaxar.

Fontes: Gaya Bem Estar, Dica da Diversão, Guaira News, Revista Casa e Jardim

Continua após a publicidade

Leia também:

O que é karma? Significado nas diferente religiões, no yoga e na física

Yoga para dormir: 10 posições para dormir igual a um bebê

Efeitos da respiração no cérebro: descubra quais são eles!

Continua após a publicidade

9 exercícios para melhorar a respiração e acalmar a mente

Conheça 10 exercícios que ajudam a melhorar a respiração

Dharma, o que é? Significado nas crenças e religiões

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você