Cangurus: 15 curiosidades que você ainda não sabia sobre eles

Os cangurus são animais marsupiais encontrados na Austrália e na Nova Guiné. Vamos conferir algumas curiosidades interessantes sobre eles?

Cangurus: 15 curiosidades que você ainda não sabia sobre eles

1. Nome dos cangurus

Abrindo a lista de curiosidades sobre os cangurus, vamos começar pelo seu nome. Eles receberam o nome de uma língua aborígene conhecida como Guugu Yimithirr. A palavra real era “Gangurru” e os aborígenes a usavam para descrever o canguru cinza.

Eles são marsupiais, o que significa que carregam seus bebês em uma bolsa. Além disso, habitam principalmente áreas na Austrália e Papua Nova Guiné. As espécies encontradas em Papua Nova Guiné são chamadas de cangurus arborícolas.

2. Forma física

Os cangurus têm bíceps impressionantes. Na verdade, não é inédito para os cangurus machos posarem e flexionarem na frente das fêmeas para mostrar o quão fortes eles são!

Aliás, o canguru vermelho é o maior canguru e o maior marsupial. O comprimento da cabeça até a garupa é de 1 a 1,6 metros de comprimento. Sua cauda adiciona mais 90 a 110 centímetros, ao seu comprimento. Ademais, pode pesar até cerca de 90 quilos.

3. Locomoção

Os cangurus são os únicos animais grandes que pulam como principal meio de locomoção. Isso ocorre porque suas pernas e pés flexíveis são muito mais fortes e maiores que seus braços.

Portanto, os cangurus não podem andar, pois eles são fisicamente incapazes de mover as pernas da maneira que podemos. Na verdade, nenhum outro animal do tamanho de um canguru usa esse meio de transporte. É realmente curioso.

4. Velocidade

Os cangurus vermelhos, os maiores da espécie, atingem velocidades máximas incríveis. É provável que um canguru vermelho alcance mais de 65 km por hora.

Além disso, o canguru vermelho é capaz de saltar distâncias de até 7,6 m. Os demais cangurus são capazes de cobrir 7 metros, em um único salto e podem saltar tão rápido a 48 quilômetros por hora.

5. Comportamento

Outra curiosidade sobre os cangurus, é que eles são animais sociais e vivem em grupos chamados de “turbas”, “rebanhos” ou “tropas”. Quando eles estão em um grupo, os cangurus vão cuidar uns dos outros e proteger uns aos outros do perigo. Se um membro do grupo suspeitar de perigos, eles baterão o pé no chão para alertar os outros.

6. Filhotes de cangurus

Na verdade, os cangurus nascem muito cedo no ciclo de gestação. Isso porque, como você deve ter adivinhado, eles passam muito tempo se desenvolvendo nas bolsas de suas mães. Além disso, um canguru macho não tem bolsa justamente porque não é capaz de gerar um filhote.

Em suma, as cangurus fêmeas ficam grávidas de 21 a 38 dias e podem dar à luz até 4 filhotes ao mesmo tempo. Ao nascer, a prole é chamada de joey e pode ser tão pequena quanto um grão de arroz ou tão grande quanto uma abelha.

Quando o joey nasce, é conduzido para a bolsa, onde gesta por mais 120 a 450 dias. Dentro da bolsa, o joey está protegido e pode se alimentar amamentando nos mamilos de sua mãe. Aliás, eles também urinam e defecam na bolsa da mãe. O forro da bolsa absorve a maior parte, mas a mãe também a limpa de vez em quando.

7. Alimentação dos cangurus

Outra das curiosidades sobre os cangurus é que eles são herbívoros, o que significa que sua dieta é baseada principalmente em vegetais. Sua dieta consiste em gramíneas, flores, bem como folhas, samambaias, musgo e alguns insetos. Além disso, como as vacas, elas regurgitam sua comida e a mastigam novamente antes de digeri-la.

8. Cangurus na pré-história

Os cangurus gigantes ocorreram no período Pleistoceno, que foi cerca de 2,6 milhões a 11.700 anos atrás, e no período Plioceno, que foi cerca de 5,3 milhões a 2,6 milhões de anos atrás.

Somente há 20 milhões de anos atrás, pequenos ancestrais do canguru moderno com presas foram descobertos em torno das densas florestas no noroeste de Queensland, Austrália.

9. Carne de canguru

A carne de canguru tem sido uma fonte de alimento para os indígenas australianos. Desse modo, a carne é rica em proteínas e pobre em gordura; também tem uma alta concentração de ácido linoleico conjugado.

Além disso, a maior parte da carne de canguru é proveniente de animais selvagens como subproduto de programas de controle populacional. Eles são caçados por caçadores licenciados de acordo com um código de prática rigoroso e são protegidos por legislação estadual e federal.

10. Tipos de cangurus

Existem muitos tipos de cangurus. Os cangurus vermelhos geralmente vivem em planícies abertas. Por outro lado, os cangurus cinzentos ocidentais e orientais geralmente vivem em matagais e florestas úmidas do sudoeste, sul e leste da Austrália.

Os habitats dos cangurus cinzentos ocidentais e orientais muitas vezes acabam se sobrepondo aos dos cangurus vermelhos.

11. Equilibristas e nadadores

Um canguru possui uma cauda muito forte e longa que geralmente é usada para equilibrar enquanto salta. A cauda é frequentemente usada como um quinto membro!

Outra curiosidade sobre os cangurus é que eles não podem fazer suas patas traseiras se moverem separadamente quando estão em terra, mas na água essas patas traseiras podem se mover separadamente, tornando-os nadadores extremamente habilidosos.

12. Canguru famoso

Em 2003, Lulu, um canguru cinza oriental de estimação, salvou a vida de um fazendeiro ao alertar os membros da família sobre sua localização quando ele se feriu com um galho de árvore. Com efeito, ela recebeu prêmios da RSPCA por bravura animal, o National Animal Valor Award em 19 de maio de 2004.

13. Símbolo da Austrália

Apesar de não estar presente na bandeira da Austrália, o símbolo não oficial do país é o canguru. Os cangurus aparecem como emblema em algumas moedas do país e até mesmo são símbolos usados ​​pela Força Aérea Real Australiana e outras organizações como a Qantas.

Ademais, o canguru e a ema aparecem no brasão australiano. O canguru e o wallaby também aparecem nos nomes e mascotes das equipes esportivas australianas. Por exemplo, a equipe da Australian National Rugby League: os Kangaroos.

14. Boxeadores

Os cangurus são campeões de boxe! Ou seja, suas patas dianteiras são bastante inofensivas quando o soco, mas é aconselhável evitar as patas traseiras que têm garras afiadas.

Eles podem facilmente estripar seus oponentes com suas patas traseiras e garras. Aliás, eles fazem isso com cães (que são predadores de cangurus) e até com outros cangurus quando lutam pelo domínio ou pela conquista de uma fêmea.

15. Ataque de canguru

Por fim, o único caso documentado de forma confiável de uma fatalidade de um ataque de canguru aconteceu em Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália em 1936. Um caçador foi morto quando tentava resgatar seus dois cães de uma briga com um canguru.

Então, se gostou de saber mais sobre os cangurus, leia também sobre as Jerboas – Características e efeitos da movimentação singular

Outras postagens