Um porco é um mamífero de quatro patas e dedos iguais que é social e inteligente. Eles vêm originalmente da Eurásia e da África. Além disso, o porco doméstico tem uma das maiores populações de mamíferos do mundo.
Embora sejam frequentemente estereotipados como gulosos, sujos e fedorentos, qualquer pessoa familiarizada com porcos reais sabe que são criaturas incrivelmente inteligentes e complexas. Por isso, reunimos uma seleção com 70 fatos divertidos e surpreendentes sobre porcos, confira seguir.
1. Os porcos chafurdam na lama ou na água para se refrescar
Os animais têm diferentes maneiras de se refrescar: humanos suam, cães ofegam e elefantes batem as orelhas. Em contrapartida, os porcos rolam na lama ou na água para evitar o superaquecimento. Com efeito, os pesquisadores também sugerem que rolar na lama também pode fornecer proteção contra parasitas e queimaduras solares.
2. Os porcos cutucam o focinho por vários motivos
Os porcos exibem um comportamento de cutucar seus focinhos, conhecido como enraizamento. Nascido com esse comportamento, o enraizamento é um traço instintivo que os leitões fazem para obter leite de suas mães.
Todavia, para porcos mais velhos, o enraizamento funciona como um gesto reconfortante semelhante ao ‘amassar pãozinho’ de um gato e também pode ser feito para comunicar certas coisas.
3. Os porcos foram domesticados pela primeira vez nos tempos antigos
Os seres humanos têm domesticado animais para consumo ou companhia desde os tempos antigos. Para os porcos, sua primeira domesticação remonta a 8500 a.C. Ademais, os porcos também foram domesticados na China antiga.
4. São animais altamente sociais
Os porcos mostram comportamentos sociais tão cedo quanto apenas algumas horas após o nascimento. Eles têm uma “ordem das tetas” em que os leitões estabelecem posições nas tetas da mãe.
Normalmente, os leitões mais saudáveis e dominantes mamam nas tetas mais próximas da cabeça da mãe. Assim, os leitões podem lutar por suas posições para estabelecer uma ordem permanente de tetas.
5. Os porcos podem enganar seus companheiros
Sua inteligência e habilidades sociais também concedem aos porcos uma forma de teoria da mente, ou saber que outros seres têm mente própria. Isso lhes permite enganar outros que podem querer usar os mesmos recursos que desejam.
Em um experimento, os pesquisadores ensinaram a um porco onde a comida estava escondida, e o porco foi seguido por um porco ingênuo. Como resultado, os pesquisadores observaram que o porco informado falsificou o outro porco para monopolizar a comida para si.
6. Os porcos também se comunicam através da linguagem corporal
Além de se comunicar por meio de sons e cheiros, os porcos também podem mostrar a linguagem corporal para transmitir suas mensagens. Desse modo, assim como os cães, eles podem abanar o rabo quando excitados.
Eles também podem sorrir ou cutucar você com o focinho. Além disso, quando os leitões estão com frio, eles tendem a se amontoar.
7. Os porcos precisam brincar
Por causa de seu nível de inteligência, os porcos naturalmente ficam entediados quando não têm nada para fazer. Dessa forma, os porcos são animais brincalhões e curiosos, por isso é ideal enriquecê-los em forma de brinquedos ou atividades.
Todavia, assim como a maioria dos animais domésticos, a falta de estímulo pode levar os porcos a desenvolverem um comportamento destrutivo.
8. Os porcos têm memória episódica
Eles não são apenas inteligentes, mas os porcos também possuem uma memória extremamente vívida. Ao contrário de outros animais, é improvável que os porcos esqueçam o que aprenderam. Dessa maneira, com sua memória episódica, os porcos têm a capacidade de lembrar eventos específicos de suas vidas.
9. Existem muitas raças de porcos
Existem centenas de raças conhecidas de porcos domésticos, de diferentes formas e tamanhos. Alguns exemplos incluem as raças, como o Landrace, o porco mais criado no Brasil, e o porco Celta, que é uma das raças criticamente ameaçadas de extinção. Ademais, a menor raça é o miniporco de Göttingen, comumente mantido como porco de estimação.
10. Eles poderiam potencialmente se tornar doadores de órgãos para humanos
Como os porcos e os humanos compartilham uma anatomia semelhante, os porcos são considerados os melhores potenciais doadores de órgãos não humanos.
Aliás, apesar de já ter ocorrido um transplante de rim de porco para humano, mais estudos são necessários para realizar outros transplantes com sucesso e sem complicações.
Inclusive, fizemos um post sobre esse procedimento revolucionário da medicina, confere aqui: Entenda porque o 1º transplante de rim de porco em humano deu certo
60 curiosidades rápidas sobre os porcos
Curiosidades sobre as características físicas
1. Em primeiro lugar, os porcos pertencem ao reino Animalia, filo Chordata, classe Mammalia, ordem Artiodactyla, família Suidae, subfamília Suinae e gênero Sus.
2. Em segundo lugar, acredita-se que o ancestral selvagem dos porcos seja o javali.
3. Normalmente, os porcos têm cabeças grandes com focinhos longos.
4. Os porcos têm um olfato extraordinário.
5. Um porco usa seu focinho para procurar comida e sentir seu ambiente.
6. Os pulmões dos porcos são pequenos em comparação com seu grande tamanho corporal.
7. Os porcos andam com apenas dois dedos em cada pé, embora tenham quatro dedos em cada pé.
8. Os pêlos curtos e grossos do porco são chamados de cerdas. Aliás, antes era comum usar cerdas de porco em pincéis.
9. Algumas raças de porcos domésticos e muitos porcos selvagens têm caudas retas.
10. Um porco geralmente bebe até 14 litros de água por dia.
11. Ao contrário do que se pensa, os porcos realmente comem devagar para saborear sua comida.
Curiosidades sobre comportamento e dieta
12. Os porcos são, na verdade, alguns dos animais mais sociais e inteligentes .
13. Os porcos são alguns dos animais domesticados mais antigos, tendo sido domesticados há mais de 9000 anos.
14. A China e os EUA são os dois principais países com mais porcos domesticados.
15. Os porcos raramente mostram agressão, exceto quando seus leitões são ameaçados.
16. Existem aproximadamente 2 bilhões de porcos na Terra.
17. Os leitões são onívoros como os humanos, ou seja, eles comem plantas e animais.
18. Na natureza, os porcos procuram folhas, frutas, flores e raízes.
19. Eles também se alimentam de insetos e peixes.
20. Os porcos assim como o gado são alimentados com farelo de soja, milho, grama, raízes, bem como frutas e sementes.
21. O gado também recebe vitaminas e minerais através de sua dieta.
22. Os porcos são importantes na manutenção da biodiversidade em um ecossistema .
23. Porcos selvagens dispersam sementes de plantas frutíferas e fecundam o solo através do qual surgem novas plantas.
Outras curiosidades sobre os porcos
24. Os porcos podem ser mantidos como animais de estimação por pessoas.
25. As pessoas também criam porcos para obter carne.
26. Carne de porco, bacon e presunto são os tipos de carne que obtemos dos porcos.
27. Porcos selvagens que se mudaram recentemente para uma nova área podem ameaçar esse ecossistema local, especialmente fazendas e outros animais selvagens.
28. Os porcos preferem dormir perto um do outro e, às vezes, nariz com nariz.
29. Os leitões adoram brincar, explorar e tomar banho de sol.
30. Os porcos adoram chafurdar na lama não apenas porque é prazeroso, contudo também os ajuda a manter a temperatura corporal e não superaquecer.
31. Os porcos também podem ser treinados para fazer truques.
32. Os porcos recém-nascidos no mundo aprendem a reconhecer o som da mãe.
33. As porcas amamentam seus filhotes e também cantam para eles.
34. Todos os continentes, exceto a Antártida, têm populações de porcos.
35. As pessoas geralmente armazenavam seu dinheiro em potes chamados “porcos” nos séculos XII a XV. Então, com o tempo, o porquinho foi chamado de cofre e foi assim que surgiu o cofrinho de porco.
36. O porco é o último animal do zodíaco chinês e simboliza fortuna e felicidade.
37. Os porcos são símbolos de boa sorte na Alemanha.
38. Os leitões têm um olfato 2.000 vezes mais forte que o de um humano.
39. Os porcos podem distinguir as vocalizações de seus membros individuais do rebanho.
40. Os porcos têm aproximadamente 15.000 papilas gustativas. Assim, a nível de comparação, os humanos têm cerca de 9.000.
Curiosidades sobre a saúde dos porcos
41. Existem mais de 24 doenças bacterianas e parasitárias que você pode contrair de porcos.
42. Os órgãos de porco são tão semelhantes aos órgãos humanos que os cirurgiões usam válvulas cardíacas de porco em pacientes humanos.
43. A pele de porco é semelhante à humana e, portanto, é usada em enxertos para vítimas de queimaduras humanas.
44. Falando das semelhanças entre a pele de porco e a pele humana, os tatuadores são conhecidos por praticar suas habilidades em porcos.
45. Você já usou a expressão “suando como um porco”? Em suma, os porcos não têm a capacidade de suar, e é por isso que eles usam seu ambiente (ou seja, lama) para se refrescar.
46. Os porcos brancos, ou “rosados”, têm uma quantidade escassa de pêlos e precisam de acesso imediato à sombra para evitar queimaduras solares.
47. Os leitões têm uma vida média de cerca de 15 anos. Aliás, o porco mais velho registrado atualmente vive em Illinois e tem 24 anos.
48. Leitoas de algumas raças podem conceber com apenas 3 meses de idade.
49. Os porcos não são os comedores mais eficientes do mundo da pecuária. Assim, para ganhar apenas um quilo de peso, os porcos precisam comer três quilos de comida.
50. Algumas raças de suínos são suscetíveis à condição genética PSS (Síndrome do Estresse Suíno), tornando-os mais vulneráveis ao estresse.
Curiosidades sobre a inteligência dos porcos
51. Os porcos são conhecidos por terem um nível de inteligência semelhante ao de uma criança de 3 anos, com sua inteligência superada apenas no reino animal pelo golfinho, macaco e elefante.
52. Falando em inteligência, os porcos podem se reconhecer no espelho. No entanto, isso pode não parecer muito, mas mesmo o cão mais inteligente não entende os reflexos.
53. Os pesquisadores descobriram que os porcos superam os chimpanzés em videogames usando joysticks. Parece um estudo divertido, não é?
54. Sendo altamente inteligentes, os porcos podem seguir os movimentos dos seus olhos ou apontar o dedo para determinar o que você está prestando atenção.
55. Os porcos são animais muito sociais e desenvolvem preferências por companheiros de rebanho específicos, dormindo ao lado e passando tempo com seus “amigos”.
56. Porcos selvagens mostraram usar ferramentas enquanto constroem seus ninhos – usando paus e cascas grandes como “pás”.
57. Os porcos têm memória longa e são animais curiosos, preferindo brinquedos “novos” a brinquedos com os quais já estão familiarizados.
58. Por causa de seu olfato superior, os porcos são usados por humanos para caçar trufas na América do Norte (trufas significa cogumelos, não chocolate).
59. Os porcos foram usados para combater elefantes de guerra na história. Certamente, os porcos não representam uma ameaça física para os elefantes, é claro, mas seus gritos altos os assustariam.
60. Por fim, os porcos também têm sido usados por forças policiais para farejar drogas e por militares para farejar minas terrestres.
Então, gostou de saber essas curiosidades sobre porcos? Pois, não deixe de ler: Efeito cobra – Origem do termo e o que ele significa