Mundo Animal

Animais mais inteligentes do mundo – Quais são eles

Acredita-se que os humanos são as únicas criaturas sábias no mundo, mas os cientistas provaram que os animais tem habilidades e inteligência.

Você sabe quais são os animais mais inteligentes do mundo e porquê são considerados assim? Primeiramente, antes de conhecê-los precisamos entender o que é a inteligência. Certamente, a inteligência é uma das características que definem o ser humano. Ela pode ser tipificada de várias formas. Por exemplo, há inteligência verbal-linguística (capacidade comunicativa), inteligência espacial (capacidade de observar o mundo com os olhos da mente), inteligência lógico-matemática (capacidade de resolver cálculos) e inteligência emocional (capacidade de identificar e gerenciar suas próprias emoções).

No entanto, quando falamos de inteligência animal, falamos em termos bem diferentes. Para esclarecer, o estudo da inteligência animal tem uma longa história. Desde a publicação do estudo A Origem das Espécies, de Darwin, os cientistas têm tentado compreender como os animais pensam, comparando e contrastando com o ser humano.

Dessa forma, os pesquisadores têm estudado sobre a inteligência animal, partindo do princípio que os animais possuem a capacidade de se adaptar ao ambiente, aprendendo a mudar seus hábitos e comportamentos. Além disso, muitas espécies também são capazes de formar grupos sociais. Todas essas características se baseiam na capacidade do animal de processar informações e, a partir disso são feitas pesquisas, experiências e julgamento da inteligência relativa as diferentes espécies do reino animal.

Animais terrestres mais inteligentes do mundo

Abelhas

Conheça os animais mais inteligentes e incríveis do mundo
Fonte: Pexels

Elas são uma das espécies biológicas mais importantes e inteligentes do mundo. Além disso, as abelhas têm ajudado não apenas os seres humanos, mas todos os ecossistemas ao redor do mundo. Entre as suas habilidades estão a capacidade de lembrar e aprender. Além de serem muito sociáveis ​​e terem uma incrível forma de comunicação entre si.

Sem dúvidas, as abelhas são exemplo de trabalho em equipe e organização. Elas têm a incrível habilidade de cálculo de distâncias e localização de coleta de néctar. As abelhas conhecem muitas cores e têm um olfato aguçado que lhes permite localizar flores específicas. Esses animais são mais ativos na parte da manhã porque o néctar está em maior quantidade neste horário.

Cachorro

Conheça os animais mais inteligentes e incríveis do mundo
Fonte: Pexels

O melhor amigo do homem, sem dúvidas é um animal bastante inteligente. De acordo com pesquisadores, um cão comum é inteligente como um bebê humano de 2 anos. Por outro lado, os cães têm uma compreensão melhor do mundo humano do que qualquer outro animal, além de sua capacidade de aprendizagem rápida do ambiente. Além disso, seu cérebro pode identificar um milhão de tipos de cheiros, e ainda consegue responder aos comandos de seus tutores.

Continua após a publicidade

Corvo

Fonte: Pexels

Os corvos são uma das espécies de aves mais populosas do mundo. Além disso, eles não têm medo da presença humana. Com sua inteligência inata, eles são espertos o suficiente para causar problemas aos humanos e aos outros animais. Os corvos têm o maior cérebro entre as espécies de pássaros, exceto algumas espécies especiais de papagaios. Eles são inteligentes o suficiente para reconhecer os rostos humanos e esconder sua comida de outros pássaros. Os corvos também são conhecidos por usar ferramentas diferentes para suas próprias vantagens. Por exemplo, os corvos costumavam soltar as nozes em lugares movimentados para quebrar as cascas e conseguir comida. Eles também sabem como quebrar nozes, deixando-as cair em superfícies ásperas. Por fim, os corvos usam diferentes ferramentas como pedras e seixos para atacar predadores terrestres e outros pássaros.

Elefante

Fonte: Pexels

Os elefantes têm uma memória muito boa e são bastante habilidosos, e consequentemente dotados de inteligência. Como resultado, eles são conhecidos por limpar sua comida e usar ferramentas de várias maneiras na floresta, e também podem seguir comandos humanos em cativeiro. Além disso, os elefantes também são extremamente cuidadosos e empáticos com outros membros de seu grupo e com outras espécies, o que é considerado uma forma altamente avançada de inteligência.

Esquilo

Fonte: Pexels

Os esquilos exibem uma impressionante variedade de truques e estratégias que os ajudam a sobreviver. Neste sentido, eles são essencialmente animais da floresta que se adaptaram a viver ao lado dos humanos. Inclusive, eles também são capazes de coletar e armazenar alimentos para épocas de alimentação escassa.

Formiga

Fonte: Pexels

Por ser o menor membro do reino animal, as formigas não têm um cérebro grande. Todavia, a complexa sociedade e o sistema de comunicação seguido pelas formigas são extremamente fascinantes. Outro detalhe é que para cada ser humano na Terra, existem 1,5 milhão de formigas em 12.000 espécies. Aliás, as formigas são um dos animais mais antigos, pois elas evoluíram na era em que os dinossauros vagavam pela Terra.

Entre as suas habilidades, está a formação de colônias bem planejadas e extensas, com diferentes seções para a “agricultura”, coleta de alimentos e armazenagem. Cada colônia de formigas tem uma identidade química única, por meio da qual reconhecem os estranhos.

As formigas são percorridas seguindo o feromônio químico colocado pela formiga exploradora encarregada de encontrar o alimento. Isto é, ao encontrar comida cada formiga abrirá trilhas para as formigas seguintes. Outra curiosidade interessante é que algumas espécies de formigas escravizarão outras espécies menores para construir suas próprias colônias em massa. Por fim, as formigas podem carregar objetos 50 vezes maiores que seu corpo. Isso acontece porque elas possuem músculos espessos em proporção ao tamanho do corpo.

Continua após a publicidade

Macaco

Conheça os animais mais inteligentes e incríveis do mundo
Fonte: Pexels

Não há duvidas que certos primatas como os grandes macacos são considerados os animais mais inteligentes do mundo depois dos humanos. Entre eles, os orangotangos se destacam por serem especialmente astutos. Eles têm uma cultura e um sistema de comunicação fortes, e muitos foram observados usando suas ferramentas na floresta. Os orangotangos vivem em comunidades amplamente dispersas e formam fortes laços sociais, que podem ser a chave para suas habilidades cognitivas avançadas.

Papagaio

Fonte: Pexels

Todos nós sabemos como os papagaios são engenhosos com suas habilidades de imitação super legais, mas isso não é tudo que eles podem fazer. Resumindo, incontáveis ​​experimentos foram realizados ao longo dos anos em diferentes espécies de papagaios, para descobrir do que eles são capazes e o quão inteligentes eles realmente são.

Como exemplo, Alex, o papagaio cinzento africano foi objeto de um estudo por 30 anos. Alex era capaz de identificar mais de cinquenta objetos diferentes, cinco formas, distinguir cores diferentes e podia identificar quantidades de até seis. Surpreendentemente, Alex também tinha um vocabulário de mais de cem palavras. O mais interessante, talvez, era a capacidade de Alex de realmente fazer uma pergunta. Enquanto olhava para seu próprio reflexo no espelho, ele perguntou “De que cor?”, E ele aprendeu a palavra “Cinza” depois de ouvir seis vezes. Isto é particularmente importante porque Alex foi o primeiro animal não humano a fazer uma pergunta, o que é algo incrível.

Porco

Fonte: Pexels

Os porcos também são um dos animais mais inteligentes, brincalhões e sociais do mundo. De acordo com vários estudos, porcos têm mais poder cognitivo do que cães e bebês humanos. Neste sentido, há um fato curioso em sua fascinante vida social: eles caminham juntos, comem juntos, brincam juntos e dormem juntos.
Os porcos usam 20 tipos diferentes de vocalizações para se comunicarem, até mesmo um porco recém-nascido pode entender e distinguir o som produzido por sua mãe. Além disso, porcos selvagens também são usados ​​para criar uma área para o cultivo de novas plantas, pois eles desempenham um papel importante no transporte de sementes.

Animais marinhos mais inteligentes do mundo

Baleia

Conheça os animais mais inteligentes e incríveis do mundo
Fonte: Pexels

Esses mamíferos gigantes e inteligentes demonstram técnicas elaboradas de comunicação e intercâmbio cultural. Ou seja, elas trabalham juntas em técnicas de pesca criativas, e designam uma função para cada baleia do grupo. Por exemplo, às vezes duas ou mais baleias se alinham em uma fileira enquanto batem suas caudas juntas. Isso ajuda a criar ondas que podem derrubar uma foca de cima do gelo. As baleias também nadam em círculos sob um cardume de peixes, lançando “redes” de bolhas de ar que prendem os peixes. Dessa forma, essa habilidade requer muita organização da equipe, já que algumas baleias fazem o mergulho enquanto outras fazem “chamadas” para agrupar os peixes. Além disso, esse trabalho em equipe é passado para outras gerações.

Golfinho

Fonte: Pexels

Os golfinhos cativam as pessoas há décadas, por isso, eles são mais parecidos conosco do que você pode imaginar. Para explicar, eles têm uma capacidade notável de aprender e transmitir conhecimentos a outros golfinhos, o que é uma inteligência rara no reino animal. Para a maioria dos animais, as habilidades necessárias estão embutidas em seus genes e os utilizam quando necessário, no entanto, em alguns casos (como em mamíferos), cada geração aprende novas habilidades necessárias que é retransmitida. Eles são conhecidos por ajudar pessoas presas no oceano a chegar à costa, lamentar a perda dos animais mortos, expressar diferentes tipos de emoções, além de serem considerados uma das espécies mais brincalhonas.

Continua após a publicidade

Lontra

Fonte: Pexels

As lontras são o menor mamífero marinho e um dos animais mais inteligentes do mundo. Eles são um dos animais brincalhões que costumavam viver nas margens dos rios e nas margens do oceano. Dessa maneira, lontras marinhas usam ferramentas como pedras para encontrar comida e remover partes indesejadas de peixes e caranguejos. As lontras marinhas também podem sentir a presença de predadores, captando a diferença nas vibrações da água.

Polvo

Conheça os animais mais inteligentes e incríveis do mundo
Fonte: Pexels

Os polvos são as criaturas mais inteligentes e sensíveis entre os invertebrados. Desse modo, eles usam diversos truques para sentir a presença de inimigos e encontrar comida. Aliás, ele é a única criatura entre os invertebrados a usar ferramentas. Outra curiosidade é que o filhote do polvo aprende facilmente os hábitos de outros polvos. Além disso, o polvo libera um fluido como uma tinta preta, quando se sente ameaçado, para dificultar a visão e inibir o olfato do predador.

Quer saber mais sobre animais? Então, confira: Animais gigantes – 10 espécies bem grandes encontradas na natureza

Fontes: Uol, Ciclo Vivo

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você