Curiosidades

10 fatos sobre Robbie Coltrane, o Hagrid de Harry Potter

O notório ator britânico que interpretou Hagrid, um dos personagens memoráveis da saga 'Harry Potter', morreu aos 72 anos.

O famoso ator britânico Robbie Coltrane nasceu em 30 de março de 1950, no Reino Unido, e morreu no dia 14 de outubro de 2022, aos 72 anos.

Coltrane foi reconhecido por interpretar personagens icônicos como Rubeus Hagrid na série Harry Potter, bem como Valentin Dmitrovich Zukovsky no set de 007. Veja a seguir algumas curiosidades sobre ele!

10 fatos interessantes sobre Robbie Coltrane

1. Seu nome verdadeiro não é Robbie Coltrane

Na verdade, ele nasceu Anthony Robert McMillan e mudou seu nome quando começou a atuar. Com efeito, ele adotou o nome artístico de Coltrane como uma homenagem ao grande saxofonista de jazz, John Coltrane.

2. Antes de se tornar ator, ele queria ser artista

Após terminar a escola, Coltrane estudou desenho, pintura e cinema na Glasgow School of Art. No entanto, essa carreira não deu muito certo, mas ele disse que a escola de arte “abriu sua mente de muitas maneiras”.

Continua após a publicidade

2. Ele já ocupou uma propriedade em Londres

As pessoas muitas vezes pensam que a vida de um ator é glamourosa, mas durante um período Robbie Coltrane viveu com alguns outros posseiros em uma propriedade abandonada na Finchley Road, em Londres. Ele afirmou que o grupo fez reparos no local, apesar de o conselho dizer que não era seguro morar naquele lugar.

3. Ele recusou um convite de Hollywood

Coltrane disse que Steven Spielberg era fã de sua série de TV britânica Cracker e lhe ofereceram vários programas de TV dos EUA depois de interpretar o psicólogo criminal. Contudo, ele decidiu ficar no Reino Unido para ficar perto de seus filhos.

4. Ele teve problemas com álcool

Coltrane descreveu o álcool como sua “ruína” e uma vez supostamente gritou obscenidades para a personalidade da TV Piers Morgan do lado de fora do The Ivy, um refúgio de celebridades em Londres.

5. Robbie Coltrane foi um feroz protetor de sua privacidade

Robbie Coltrane é famoso por fazer grandes esforços para proteger sua privacidade em entrevistas. Assim, ele muitas vezes se recusou a responder a perguntas da imprensa. Aliás, uma vez disse a um jornalista do Guardian: “Se você escrever isso, eu vou te matar”.

Continua após a publicidade

6. Ele sofria de artrose

Depois que foi descoberto que ele não tinha cartilagem em um joelho, os médicos disseram a Robbie Coltrane que ele precisava perder mais de 40 kg para receber tratamento. Isso o levou a andar por muito tempo com auxílio de uma bengala.

7. Ele não teve que fazer um teste para estrelar Harry Potter

Coltrane foi escalado como o adorável gigante Rubeus Hagrid em Harry Potter graças à autora JK Rowling. Ele fazia parte do elenco dos sonhos de Rowling para os filmes, assim como Maggie Smith como a Professora McGonagall, e recebeu o papel sem fazer um teste.

8. Ele se casou em 1999

Em 1999, Robbie Coltrane casou com Rhona Gemmell. Antes do casamento, o casal já tinha dois filhos, um filho, Spencer, e uma filha, Alice. Mas devido a alguns motivos, eles se divorciaram no ano de 2003.

9. Ele teve muitas conquistas e prêmios em sua vida

Em 1991, Robbie Coltrane ganhou o “Peter Sellers Award for Comedy” e o Royal Television Society Awards em 1994, além de também ter sido indicado para o mesmo prêmio em 2017.

Continua após a publicidade

Alguns de seus outros prêmios são CableACE Awards em 1995, Broadcasting Press Guild Awards de 1994 a 2017, “Melhor Ator em Minissérie” em 2017, Prêmios BAFTA em 2011 e muitos outros.

10. Ele interpretou personagens memoráveis

Além da sua participação em Harry Potter, Robbie Coltrane também se destacou em outros papéis, concretamente como Valentin Dmitrovich Zukovsky nos filmes de James Bond. Além disso, o ator participou ainda em Freiras em fuga, Ocean’s Twelve e Mona Lisa.

Fontes: Cinema 10, Potterish, Aminoapps

Leia também:

Continua após a publicidade

Animais de Harry Potter – 20 criaturas impressionantes saídas dos livros

Harry Potter – Origem e eventos do mundo real que inspiraram a história

10 curiosidades para entender os temíveis dementadores de Harry Potter

De quais filmes de Harry Potter são essas cenas? Só os fãs sabem dizer

Continua após a publicidade

5 novos segredos de Harry Potter revelados por J.K.Rowling

10 erros dos filmes de Harry Potter que você nunca viu

Próxima página »

Escolhidas para você