Debate na RedeTV: assista ao 2º debate dos presidenciáveis [ao vivo]

Pela segunda vez, os candidatos à Presidência da República, nas eleições de 2018, se encontrarão para debater suas propostas. A previsão é de que o debate na RedeTV, transmitido nessa sexta-feira (17), tenha início às 22h e se estenda até a meia noite.

Oito dos 13 presidenciáveis confirmaram presença no debate de RedeTV, dentre eles: Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Henrique Meirelles (MDB).

Mais um vez, o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), preso após ser condenado no âmbito da Operação Lava Jato; ficará de fora da sabatina. O pedido do PT à Justiça, para que Lula participasse do debate, foi rejeitado pelo ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última quinta-feira (16).

Até o momento considerado o vice de Lula, Fernando Haddad, não poderá participar do debate na RedeTV. As normas do programa, aprovada pelos partidos, estabelece que o púlpito do candidato que não comparecer ficará vazio.

Como será o debate na RedeTV

Nessa sexta-feira, a estrutura do programa é semelhante ao primeiro debate, realizado pela TV Band, no dia 9 de agosto. Ao todo serão exibidos quatro blocos.

No primeiro, os candidatos terão 45 segundos para responderem a uma pergunta da emissora. Depois, eles contarão com um minuto para responderem a perguntas da população.

Ainda na primeira etapa do debate da RedeTV está previsto o confronto direto entre os candidatos, quando cada um poderá escolher um adversário para responder uma pergunta, que deverá ser feita em 30 segundos. As respostas terão o tempo de um minuto e as réplicas e tréplicas, 45 segundos.

Já no segundo bloco, os candidatos responderão perguntas dos jornalistas, que serão formuladas por quatro jornalistas: dois da RedeTV! e dois da revista IstoÉ, parceira da emissora no debate. Eles terão um minuto para responderem aos questionamentos. .

O terceiro bloco, por sua vez, contará com mais um confronto direto entre os candidatos, seguindo as mesmas regras que o primeiro.

No quarto bloco, os candidatos se despedem com tema livre de, no máximo, 45 segundos para argumentação.

E, se você quiser ficar ligada nas eleições 2018, confira ainda: As datas dos próximos debates políticos na TV [1º turno de 2018].

Fonte: Terra