O dente siso ou terceiro molar é o que mais demora a nascer, isso só acontece depois dos 18 anos. Como não existe espaço na arcada dentária para que eles nasçam, na maioria das vezes eles nem despontam. E você deve já ter se perguntando, “se eles não nascem, pra quê retirá-los?”
Acontece que o dente siso pode trazer uma série de complicações, justamente por conta dessa falta de espaço e de “estrutura” para que a chegada do dente.
Geralmente o alerta de que é chega a a hora de extrair os dentes sisos é a dor. No entanto, em alguns casos a dor para e as pessoas adiam a visita ao dentista para a retirada do siso e é aí que mora o problema.
Esse adiamento pode ser prejudicial a saúde e nós vamos te explicar porque e o que pode ocorrer.
Problemas que o dente siso pode causar
1 – Dente torcido
Como dissemos, o dente siso não tem espaço para nascer. Por isso que quando ele nasce, precisa empurrar os outros dentes, precisa forçar algum espaço. Essa movimentação inesperada faz com que alguns dentes girem e fiquem tortos, o que é conhecido como apinhamento ou dente torcido.
2 – Maior risco de gengivite e cáries
Quando o dente siso nasce, ocorre que a gengiva não se encaixa bem ao terceiro molar e por isso pode haver um acúmulo de alimentos, o que causa bactérias. Essas bactérias podem levar a ocorrência de gengivite, cáries e ao tártaro.
3 – Inflamações
Lembra do acúmulo de alimentos e bactérias que mencionamos? Elas também podem causar inflamações que levam a dores e até dificuldades para abrir a boca. No entanto, o risco pode ser ainda maior e conforme a bactéria fermenta, ela vai adentrando ainda mais na boca, podendo alcançar a corrente sanguínea o que geraria uma inflamação generalizada, caso a imunidade esteja baixa.
4 – Perda de dente
Parece assustador e realmente é. Acontece que quando o siso nasce, ele interfere principalmente no dente ao lado, o segundo molar. O dente siso pode prejudica-lo tanto a ponto de ele amolecer e cair. Então por conta da não extração de um dente, você pode perder outro.
5 – Calcificação
A calcificação é a junção entre a raiz do dente e o osso. Quanto mais tempo passa sem que você extraia o siso, mais ele calcifica e mais difícil se torna sua remoção. Por isso, o mais indicado é extrair o siso assim que o dentista recomendar. Assim você evita todos esse problemas que listamos.
Mitos e verdades sobre o dente siso
1 – É possível nascer sem siso?
Sim, algumas pessoas nascem e crescem sem nunca ter o siso. Isso porque elas já nascem sem a célula necessária para o crescimento do dente. Na verdade, alguns estudiosos acreditam inclusive que as crianças no futuro também não terão o siso, por uma questão de evolução. Porque já que não tem serventia, porque gastar energia com isso.
2 – O siso pode carear antes de nascer?
Mito! O dente siso pode sim pegar cárie, mas isso apenas depois que ele nasce. Como dissemos acima, como a gengiva não comporta bem o dente, há um acúmulo de gordura e isso pode causar o proliferação de bactérias que pode causar cáries e até infecções mais graves.
3 – O dente siso é maior que os outros?
Mito! O dente siso, assim como todos os outros, pode ser pequeno ou grande. Depende muito da arcada dentária de cada um. Não necessariamente ele será maior que os outros.
4 – Precisa de repouso após a extração do siso?
Verdade! Para extrair o dente se realiza um procedimento cirúrgico, de fato, por isso é preciso o repouso. O tempo que esse repouso dura varia de acordo com a complexidade do procedimento para retirar o dente.
5 – Quando extrair um dente siso, precisamos extrair todos os outros juntos?
Mito, não existe nenhuma regra quanto a retirada imediata dos quatro sisos. No entanto, há uma recomendação de que se você tira o superior esquerdo, por exemplo, o inferior também deve ser retirado. Isso porque na ausência do dente antagonista, o dente que sobrou “desce” a procura dele.
6 – Para extrair o siso precisa esperar ele nascer?
Mito! Por meio da radiografia é possível saber o local exato do dente e dessa forma retirá-lo através da processo cirúrgico. Na verdade, a preferência é para que esses dentes sejam extraídos por volta dos 15/17 anos que é quando suas raízes ainda não se fixaram. Dessa forma a extração é mais fácil. Quanto mais o tempo passa, mas a raiz do dente se calcifica e mais difícil fica de extraí-lo.
7 – Pode escovar normalmente depois da extração?
Mito! Você acabou de passar por um procedimento cirúrgico e isso deixa a região sensibilizada. Você deve sim escovar os dentes, mas a região da extração deve ser feita com cautela, o restante dos dentes podem ser escovados normalmente.
8 – O siso tem células tronco?
Verdade! Não só os dentes sisos, mas os demais dentes são ricos em células tronco.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 8 curiosidades nada agradáveis sobre os dentes humanos.
Fonte: Saúde, Minha Vida.
Imagens: R7, Vital Implantes, Lira Odonto, Mega Curioso, Dente a Dente, Ideal Odonto, Clínica Climed,Odonto Empresas, Bem Estar, Diário do Sudeste.