Descubra como salvar o celular molhado e evitar estragos

Uma das piores tragédias modernas, com certeza, é quando o celular cai na água. É ainda pior, aliás, quando o celular vai na água do vaso sanitário… enquanto você está usando. Não é mesmo?

Mas, além de pegar de volta o celular molhado em qualquer acumulado de água, a verdade é que ninguém sabe ao certo o que fazer para recuperar o celular sem que haja qualquer tipo de danos. Ou você vai dizer que nunca passou por uma situação complicada com esta?

É por isso que hoje preparamos um passo-a-passo de tudo o que deve ser feito para salvar um celular molhado e garantir que você não vai precisar estourar o limite de seu cartão de crédito para conseguir um novo. E quer saber qual a melhor das notícias? O procedimento é muito fácil!

7

Mas, como você vai ver, para que tudo dê certo e seu celular molhado não “morra” é preciso agir com rapidez. Além disso, paciência e uma pitada de auto-controle fazem toda a diferença quando o assunto for esperar a hora certa de ligar o celular novamente.

Descubra como salvar o celular molhado e evitar danos:

1. Retire o celular da água imediatamente

1

Não tem jeito, coleguinha, se você não enfiar a mão na água, seja ela de onde for (mesmo que seja na privada), o celular molhado estará perdido para sempre. E o quanto antes você quiser isso, melhor. Os segundos são preciosos nesse caso.

2. Desligue o celular

8

Pouca gente sabe disso, mas o celular molhado não pode ficar ligado, isso se ele já não desligou automaticamente ao cair na água. A água, no sistema interno do celular, pode comprometer para sempre o aparelho.

3. Retire a bateria

3

A gente sabe que nem todo celular permite que a bateria seja retirada, mas se o seu permitir, faça isso também com pressa. Na hora a gente nem pensa no assunto, mas a bateria armazena e fornece eletricidade para o aparelho, assim, quando você retira a fonte de energia, você evita danos maiores.

4. Retire o cartão de memória, o qualquer Sim e tudo que puder ser retirado

9

Além da bateria, tudo que puder ser desencaixado de seu celular molhado precisa ser feito rapidamente. Tudo que for desmontado do aparelho deve ser colocado para secar à parte.

Mas, lembre-se: não use papel nem guardanapo para secar seu celular ou suas peças. Isso pode fazer com que peças e fragmentos se soltem e danifiquem o funcionamento de seu aparelho.

5. Coloque o celular molhado em uma embalagem à vácuo

4

Se você tiver daquelas máquinas em casa, coloque o celular em um saquinho e retire o ar, criando vácuo. Isso vai fazer com que a água acumulado nos cantinhos mais escondidos de seu celular saia, evitando ferrugens ou outros danos futuros.

6. Como o celular molhado em um pote de arroz ou silica

6

Parece mito, mas não é. Se você colocar seu celular em um pote de arroz cru, como já vimos aqui; ou em um recipiente com silica em gel, como você também já viu aqui; seu celular vai secar perfeitamente por dentro.

5

Você pode utilizar também outros materiais que absorvam água, como areia higiênica para gatos, por exemplo, mas é preciso que todas as partes molhadas estejam imersas no material escolhido e que fique lá por três dias.

7. Ligue o celular

10

Nesse momento, é bom contar com a sorte, apesar de todos os passos descritos aumentem as chances de tudo dar certo. Mas, por favor, não faça isso antes de, no mínimo, três dias, para que as peças do aparelho estejam devidamente secas. A menor partícula de água pode fazer você ter que quebrar o “porquinho” para comprar um novo celular.

E, se o pior aconteceu com seu celular molhado e você precisar comprar outro, esta outra matéria pode ser muito útil na hora de escolher para qual outro aparelho partir (ou não): A câmera do novo celular Google Pixel é incrível. Veja as fotos.

Fonte: Incrível