Curiosidades

Descubra quando o dia do amigo é comemorado “de verdade”

O Dia do Amigo é oficialmente comemorado em 20 de julho, e busca promover um sentimento de fraternidade mútua a ser partilhado entre as pessoas.

Poucas pessoas sabem que a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 30 de julho, o Dia Internacional da Amizade. De acordo com a proclamação, a amizade entre povos, culturas, países e indivíduos pode inspirar esforços de paz e desenvolver pontes entre comunidades. Mas, por que celebramos o Dia do Amigo em três datas diferentes no Brasil? Vamos descobrir neste artigo!

Qual é a data certa para celebrar o dia do amigo?

Em primeiro lugar, o Dia do Amigo, na verdade, surgiu na Argentina, em Buenos Aires. Desde 1999 esta data é comemorada oficialmente pelo país no dia 20 de julho, e é uma das datas mais celebradas na América Latina, inclusive no Brasil.

A data foi criada por um argentino chamado Enrique Ernesto Febbraro, que considerou a chegada do homem até a Lua como uma forma de símbolo única entre os seres humanos. Esta conquista significou para ele que, se o homem podia chegar até a Lua, os povos do mundo podiam viver em igualdade.

Desse modo, esta é a data “correta” e mais consagrada pelos brasileiros para celebrar a amizade e partilhar bons momentos com os amigos.

Continua após a publicidade

Outras datas em que o Dia do Amigo é celebrado

Sabe por que temos a sensação de que o Dia do Amigo acontece em praticamente todo o ano? É por causa dessas datas secundárias que você verá a seguir.

Cada uma delas também tem uma grande importância e demonstram o quanto a amizade é um sentimento que deve ser celebrado em qualquer oportunidade.

2 de agosto

As versões do Dia da Amizade existem desde o início do século XX. Em 1930, um empresário americano e fundador da Hallmark Cards, Joyce Hall, liderou um esforço para designar o dia 2 de agosto como o Dia Nacional da Amizade para celebrar o espírito de amizade que incorpora nossas vidas.

Contudo, seus esforços foram mal vistos pelos críticos como truques de promoção de negócios. Não foi até o final da década de 1950 que os países sul-americanos adotaram a tendência e proclamaram dias do ano em comemoração aos relacionamentos.

Continua após a publicidade

30 de julho

Segundo uma resolução da ONU, em 30 de julho, comemora-se o Dia Internacional da Amizade. No entanto, várias nações, como Índia, Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Estados Unidos, comemoram o Dia da Amizade no primeiro domingo de agosto.

A resolução enfatiza a importância de incluir mais jovens nas atividades comunitárias como futuros líderes, bem como a promoção da conscientização internacional e respeito à diversidade.

Além disso, a ONU também convida países, organizações internacionais e grupos da sociedade civil a realizar eventos, atividades e iniciativas neste dia para apoiar os esforços da comunidade internacional para promover o diálogo entre civilizações, solidariedade, compreensão mútua e reconciliação.

18 de abril

Curiosamente o 18 de abril também é considerado como o Dia do Amigo. Pelo menos aqui, no Brasil. Entretanto, apesar de não saber exatamente a história por trás dela, essa é a data popular e não-oficial em que o brasileiro celebra as suas amizades.

Continua após a publicidade

Assim como nas demais datas, no dia 18 de abril é comum que haja troca de mensagens entre amigos, assim como presentes, atividades ou eventos especiais para a celebração, especialmente nas escolas.

4 de fevereiro

Por fim, no dia 4 de fevereiro também se comemora o Dia do Amigo do Facebook!

Embora pareça estranho, essa data se popularizou para os usuários da rede social, que hoje conta com praticamente 3 bilhões de pessoas conectadas em todo o mundo.

O Dia do Amigo do Facebook ocorreu pela primeira vez em 2016 para celebrar os 12 anos de fundação da ferramenta, que foi ao ar pelo primeira vez em 4 de fevereiro de 2004.

Continua após a publicidade

Assim, nesta data, os usuários da rede social ganham recursos especiais para compartilhar com os amigos virtuais.

Como comemorar o dia da amizade?

Amigos trocam presentes, cartões e saem para comemorar este dia. O dia é especialmente popular entre os estudantes do ensino médio e da faculdade. Para muitos, o dia também significa a introdução de novos indivíduos em suas vidas, pois novos amigos são feitos neste dia.

Afinal, um amigo torna tudo mais fácil, seja nos acompanhando em uma viagem ou simplesmente ouvindo nossos problemas e nos ajudando a encontrar uma solução.

Por isso é justo supor que, se não tivéssemos amigos, o mundo seria um lugar consideravelmente mais difícil de se viver.

Continua após a publicidade

Se curtiu esse post, não deixe de ler também: Benefícios da amizade, quais são? Importância para a saúde do corpo

Próxima página »

Escolhidas para você