Curiosidades

Dia dos avós – Por que a data é comemorada em 26 de julho?

O Dia dos Avós, no Brasil e em Portugal, é comemorado no dia 26 de julho. Mas, afinal, como se iniciou a comemoração? E o que ela representa?

Você sabia que existe o Dia dos Avós? E que ele não é comemorado somente no Brasil?

Mas, antes de irmos direto ao assunto, é preciso relembrar o quanto é maravilhoso ter avós. Se você teve o prazer de conhecer e de conviver com os seus, sabe do que estamos falando.

Basicamente, os avós são eternamente aqueles anjos que vivem na Terra. E, com certeza, não existem pessoas mais queridas que eles.

Por conta de tanta preciosidade, foi estabelecido uma data para comemorar a importância da existência dos pais de nossos pais. No Brasil e em Portugal, aliás, o dia 26 de julho é considerado, oficialmente, o Dia dos Avós.

Continua após a publicidade

Você sabia que dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós?

Vale ressaltar que o Dia dos Avós, diferentemente do Dia das Mães e do Dia dos Pais, tem uma data específica. Essas outras datas comemorativas que citamos, no entanto, são flexíveis. Por exemplo, o Dia das Mães é sempre no segundo domingo de Maio, e não em um dia fixo.

Mas, afinal, por que a data escolhida foi essa? O que ela representa? Isso tudo e muito mais você confere ao longo desse post.

Início da data em Portugal

Basicamente, a comemoração do Dia dos Avós em Portugal, por exemplo, só virou moda mesmo depois dos anos 80, por causa de uma avó portuguesa, chamada Dona Aninhas ou, formalmente falando, Ana Elisa do Couto (1926-2007). Ela vivia em Panafiel, cidade de 15 mil habitantes na região do Porto, e achava que a data não recebia atenção suficiente.

Continua após a publicidade

Você sabia que dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós?

Dona Aninhas, então, passou a ser militante da causa e esteve em países como o Brasil, a França, os Estados Unidos, a Alemanha, a África do Sul, a Espanha, a Angola, a Suíça e o Canadá, defendendo e difundindo a comemoração do Dia dos Avós.

Dona Aninhas foi tão representativa para a data que, em sua cidade, foi fixada uma placa em praça pública em sua homenagem.

História religiosa

Outro aspecto interessante sobre o Dia dos Avós é seu cunho religiosos. O dia 26 de julho, aliás, é considerado o Dia de Sant’Ana e de São Joaquim, segundo a Igreja Católica.

Continua após a publicidade

Basicamente, no catolicismo, eles são os pais de Maria, ou seja, os avós de Jesus. E é exatamente por isso que essa é a data escolhida para celebrar o Dia dos Avós.

Vale a pena ressaltar que essa história não consta na Bíblia, nem mesmo os nomes dos avós de Jesus. Contudo, isso não impediu que São Joaquim e Santa Ana se tornassem reconhecidos e também celebrados pela Igreja Católica como os pais de Maria.

Você sabia que dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós?

Segundo a história contada pela Igreja, os pais da Virgem Maria sonhavam em ter filho. Foram inúmeras tentativas sem sucesso ao longo de 20 anos sem que Ana engravidasse.

Continua após a publicidade

Em uma última tentativa, Joaquim, então, decidiu jejuar por 40 dias e 40 noites. Durante esse tempo, ele pediu que Deus os ajudasse a ter um filho.

Ao ver o sacrifício do marido, Ana começou a acreditar que Joaquim tivesse morrendo e também se empenhou em suas orações. Conforme a Igreja, ela pedia pela vida do marido e pelo milagre de dar a ele um descendente.

Ainda de acordo com a versão católica, os anjos, por ordem de Deus, apareceram para o casal e garantiram que eles teriam uma filha. Logo após, Ana realmente engravidou e deu à luz à  Maria, a futura mãe do Messias.

Hoje em dia, aliás, Sant’Ana é considerada a padroeira das avós e, São Joaquim, padroeiro dos avôs.

Continua após a publicidade

Dia dos Avós em outros países

Você sabia que dia 26 de julho é comemorado o dia dos avós?

Vale ressaltar que o Dia dos Avós só é comemorado no dia 26 de julho aqui no Brasil e em Portugal.

Na Itália, por exemplo, essa data é comemorada no dia 2 de outubro. Basicamente, os italianos preferiram desconectar o Dia dos Avós da memória dos santos.

Outro lugar em que o Dia dos Avós é em data diferente é os Estados Unidos. Lá, a comemoração se dá no primeiro domingo de setembro.

Continua após a publicidade

No Reino Unido,  é comemorado no primeiro domingo de outubro; na Estônia, no segundo domingo de outubro; na Austrália, no primeiro domingo de novembro; no Canadá, em 25 de outubro; e assim por diante.

Sobretudo, o Dia dos Avós na França é bem interessante. Os francesas comemoram o Dia das Vovós no primeiro domingo de março, e o Dia dos Vovôs, no primeiro domingo de outubro.

Agora que descobriu a origem do Dia dos Avós, já pode comprar um presente especial para eles. E, claro, não se esqueça de dar aquele abraço apertado, que com certeza eles amam.

Leia mais: Jovem tatua carta da avó com Alzheimer e emociona a internet

Continua após a publicidade

Fontes: M de mulher, G1.globo

Imagens: M de mulher, G1.globo, Leiturinha, Mundo das mensagens, Lunetas

Próxima página »

Escolhidas para você