Dia dos Namorados: por que comemoramos em 12 de junho?

O Dia dos Namorados, no Brasil, é comemorado em 12 de junho. É uma data comercial, mas não para quem ama. Veja como surgiu a comemoração

Dia dos Namorados

O amor está no ar! 12 de junho é o Dia dos Namorados no Brasil. A origem dessa data, no país, apesar de não estar incluída no calendário oficial, remonta a antigas tradições. Ela envolve todos os apaixonados, e mantém a tradição de troca de presentes ou mensagens.

Comemorada em pleno período das festas juninas no Brasil, o dia oficial dos namorados, em outros países, é no dia 14 de fevereiro. Ou seja, Dia de São Valentim – o famoso Valentine’s Day.  

Qual é a origem do Dia dos Namorados?

O Dia dos Namorados celebra o amor e os casais apaixonados, remontando à antiga tradição romana chamada Lupercália. Essa festividade, realizada em fevereiro, honrava o deus da fertilidade e da natureza.

Durante o evento, os rapazes sorteavam o nome de uma moça solteira de um jarro de cerâmica, tornando-a sua companheira para as festividades do dia e outros eventos até o próximo ano. Surpreendentemente, muitos desses casais acabavam se casando devido à convivência.

Continua após a publicidade

Embora o festival tenha perdurado por cerca de 800 anos, o surgimento do cristianismo trouxe mudanças para essa comemoração.

Com o passar do tempo, o Dia dos Namorados tornou-se uma ocasião associada ao amor e aos casais apaixonados.

Continua após a publicidade

Por que no Brasil o Dia dos Namorados é no dia 12 de junho?

No Brasil, essa data é celebrada em 12 de junho e possui uma origem comercial. A escolha desse dia está relacionada à véspera do Dia de Santo Antônio, um santo português conhecido como o casamenteiro e às festas juninas.

No final da década de 1940, João Dória – pai do ex-governador de São Paulo -, criou o slogan “Não só de beijos vive o amor”. Com isso, 12 de junho foi fixada aos casais para que pudessem se presentear.  

Continua após a publicidade

Assim, o Dia dos Namorados tornou-se uma ocasião especial para celebrar o amor e a união dos casais. Uma oportunidade para expressar afeto e presentear a pessoa amada. Seja através de jantares românticos, troca de presentes ou gestos carinhosos, o importante é demonstrar o quanto o outro é especial em nossas vidas.

Nesse contexto, é possível perceber a importância do Dia dos Namorados como uma data que valoriza o amor e o companheirismo. Independentemente de suas origens históricas ou comerciais, o que importa é o sentimento genuíno que essa celebração representa.

Valentine’s Day 

Através de filmes e séries, nos acostumamos com outra data para o Dia dos Namorados: o Valentine’s Day. Com relação à história de São Valentim, vale ressaltar que ela vem do Império Romano, quando este bispo católico e foi proibido de celebrar casamentos, sob ordem do imperador romano Claudius II. São Valentim, entretanto, não cumpriu a ordem, continuando a conduzir os casamentos, embora de forma secreta. Porém, ao ser descoberto, foi condenado à morte.

Apesar da situação, continuou recebendo, na prisão, mensagens de pessoas que acreditavam no amor e no casamento. Mesmo assim, em 14 de fevereiro, do ano 270, São Valetim foi decapitado. E, assim, esta data passou a ser celebrada pelos namorados tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos, a partir do século XVIII.  

Continua após a publicidade

Outros países

Assim como em vários países, os Estados Unidos denominam o Dia dos Namorados como Valentine’s Day. Ele ocorre em 14 de fevereiro, homenageando o Dia de São Valentim.

Diferentemente do Brasil, os americanos estendem a comemoração entre amigos, filhos, e aqueles que amam em geral. Contudo, permanece a troca de presentes e de cartões.

No Japão, a comemoração também é no dia 14 de fevereiro, por influência americana. Porém, o costume são as mulheres presentearem seus parceiros com chocolates com sabor específico, conforme o tipo de relação. Assim, no dia 14 de março, os homens presenteiam suas parceiras com chocolate branco, ao qual chamam de “ Dia Branco”. 

A Coreia do Sul segue praticamente a mesma regra do Japão, porém, acrescentam mais uma data. Assim, no dia 14 de abril, os solteiros se vestem de preto, conhecido como “Dia Preto” e se reúnem para jantar.  

Continua após a publicidade

Entretanto, na Argentina, são sete dias comemorando o Dia dos Namorados, pois celebram a “Semana de la Dulzura” – Semana da Doçura, que compreende entre os dias 1º e 7 de julho. A tradição acontece desde 1989, após uma empresa de doces elevar as vendas com a ideia “Um doce por um beijo”. Assim, as pessoas trocam diferentes doces para comemorar.  

Finalmente, na Finlândia, o dia 14 de fevereiro é conhecido como o “Dia dos Amigos”. Dessa forma, os amigos festejam e também trocam presentes.  

Fontes:  Mundo educação, Toda matéria, Sua pesquisa, Calendarr

Continua após a publicidade

Outras postagens