Doenças autoimunes: o que são, causas e exemplos

Doenças autoimunes causam o mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar a si mesmo. Saiba o que acontece no organismo

Doenças autoimunes: quais são as causas, sintomas e tratamentos

O sistema imunológico é o grande protetor do corpo humano. De forma geral ele nos protege de toda ameaça, como bactérias, células cancerígenas e até órgãos e tecidos transplantados. Mas e quando estão em jogo as famosas doenças autoimunes?

O que são doenças autoimunes?

Em suma, uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos.

Acontece que nem sempre tudo funciona bem e o sistema imunológico falha, atacando a si mesmo. Consequentemente, o corpo acaba atacando o próprio corpo.

Assim, esta resposta é denominada reação autoimune e é a principal característica desse tipo de doença. Como resultado, inflamação e dano tecidual são bem comuns em quem sofre desse mal.

Tipos de doenças autoimunes

  • Doenças sistêmicas: não afetam um órgão específico, mas podem atacar vários.
  • Síndromes locais: atacam um tecido em particular, podendo ser de caráter dermatológico, hematológico ou endócrino.

Quais são as causas das doenças autoimunes?

As doenças autoimunes não costumam ter uma causa detectada, sendo decorrentes de mutações ou herança genéticas.

Todavia, há a teoria de que o sistema imunológico, após sofrer a invasão de um agente causador de doenças, passa a criar anticorpos contra uma proteína que é muito parecida com outra que já existe no corpo.

Diagnóstico de doenças autoimunes

A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é baseada nos sintomas e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear).

Esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.

Caso o FAN seja positivo, o médico pode pedir a pesquisa de autoanticorpos específicos para descobrir qual é o tipo de enfermidade presente.

Exemplos de doenças autoimunes mais comuns

1. Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, podendo atacar os diversos tecidos em meses ou semanas. Além disso, ela varia com fases de atividade e de remissão.

  • Sintomas: febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza, desânimo, dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.

2. Artrite reumatoide

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, ela é uma doença inflamatória crônica que pode afetar as diversas articulações ao mesmo tempo.

3. Diabetes tipo 1

Conhecida também por Diabetes Mellitus, acontece, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, quando o sistema imunológico ataca equivocadamente as células beta. Logo, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo.

  • Sintomas: cansaço, vontade de urinar com frequência, feridas que não cicatrizam de forma rápida, e mau hálito.

4. Doença de Crohn

Acometida devido a uma infecção viral ou bacteriana, levando o sistema imunológico a atacar o trato digestivo. Isso, por sua vez, provoca seu mau funcionamento e desencadeia a inflamação crônica dos intestinos.

  • Sintomas: diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal.

5. Doença celíaca

Essa, por sua vez, é a intolerância hereditária ao glúten. O revestimento intestinal se inflama após a pessoa ingerir glúten.

  • Sintomas: diarreia, vômito, perda de peso, problemas de desnutrição e fertilidade.

6. Esclerose múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. Assim, causa lesões no cérebro e na medula, podendo causa a paralisia. Segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, ela não é uma doença mental.

  • Sintomas: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga e problemas de memória.

7. Vitiligo

O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. Por isso, ela pode ter efeito psicológico, com a diminuição da autoestima, sendo um gatilho para depressão ou ansiedade. Ainda mais, ansiedade e estresse desencadeiam o aceleramento de sua progressão. Está entre as doenças autoimunes mais conhecidas, especialmente por acometer o grande astro do pop Michael Jackson.

  • Sintomas: manchas brancas na pele.

8. Esclerodermia

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a doença rara afeta o tecido conjuntivo, que dá estrutura e sustenta os órgãos e sistemas do corpo humano.

  • Sintomas: espessamento e manchas na pele.

9. Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória, que acomete lesões pela pele. Assim, durante sua evolução, essas lesões podem mudar de tamanho, forma e localização e, em casos mais raros, acometer toda o tecido.

  • Sintomas: lesões cutâneas como placas avermelhadas, espessas, bem delimitadas e com descamação.

10. Tireoidite de Hashimoto

Afetando a glândula da tireoide, os anticorpos produzidos pelo organismo acabam atacando as células e destruindo-as, sendo a causa mais frequente do hipotireoidismo.

  • Sintomas: cansaço, pouca disposição para o trabalho, sono excessivo, intestino preso, pele seca, unhas fracas, esquecimento, e voz rouca.

11. Síndrome de Sjögren

Por fim, nessa doença, o sistema imunológico ataca as células saudáveis que produzem saliva e lágrimas. Geralmente, ocorre junto com outras doenças, como a artrite reumatoide e o lúpus.

  • Sintomas: boca seca e olhos secos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar de saber: O que é vitiligo? Entenda a doença e como ela surge

Fonte: Manual MSD; Hospital São Matheus; Médico 24hrs; Beep Saúde

Outras postagens