Curiosidades

Doppelgänger: conheça o mito das cópias malignas

A ideia de pensar que existe alguém idêntico a nós é ao mesmo tempo aterrorizante e fascinante, e isso é atribuído ao mito do doppelgänger.

Em suma, a palavra doppelgänger vem de doppel, que significa duplo, e gänger, que significa andar, e se refere àquelas pessoas que, por causas naturais ou sobrenaturais, se veem em algum momento de suas vidas.

Aliás, a evolução do termo vai da cultura egípcia antiga com ka, “O espírito duplo”, passando pela mitologia nórdica com o termo vardøger sendo os seres duplos fantasmagóricos e terminando com a palavra alemã doppelgänger.

Origem e mito dos doppelgängers

O conceito vem das lendas nórdicas e alemãs. Assim, quem tem a infelicidade de encontrar seu duplo deve temer, pois é um presságio de morte.

Portanto, há algo de paranormal em encontrar seu gêmeo malvado, e o medo de que seu pior inimigo e aquele que pode destruí-lo seja na verdade você mesmo se repetiu em muitas culturas e civilizações em toda a humanidade.

Continua após a publicidade

Diferenças entre os doppelgängers e sósias

Doppelgänger são aparências físicas e fantasmagóricas que têm a forma idêntica de alguma pessoa e podem aparecer em figuras do passado ou do presente, englobando o fenômeno da bilocação, ou seja, estar em dois lugares ao mesmo tempo.

Por outro lado, o sósia é uma pessoa que tem semelhança com outra a ponto de se confundir com ela.

Aplicações científicas

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Leucemia Josep Carreras em Badalona, descobriram a explicação biológica que confirma que não é necessário um relacionamento familiar para ter um duplo.

No entanto, ao contrário da lenda urbana do Doppelgänger, o dito gêmeo não é necessariamente mau, nem implica um prenúncio de nossa morte. É simplesmente uma coincidência genética.

Continua após a publicidade

O estudo confirma que as pessoas compartilham características genéticas nos genes que compõem os traços faciais, algo que pode acontecer mesmo que não haja parentesco.

Exemplos reais

Um usuário do Reddit garantiu que encontrou seu “duplo” durante suas férias nos Estados Unidos: “Vivemos em uma simulação”, brincou. A postagem gerou milhares de comentários e reações.

A postagem obteve mais de 95 mil reações positivas e se tornou uma das mais destacadas do mês na comunidade.

Após questionamentos de internautas, Sean resolveu dar mais detalhes sobre como se deu a reaproximação entre os dois.

Continua após a publicidade

“Eu estava nadando na piscina e um grande grupo de estranhos estava apontando para mim e rindo. Eu me senti constrangido, então olhei para meus amigos e os vi apontando e rindo do meu dublê. Foi quando o vi pela primeira vez.”, esclareceu.

Site para encontrar um doppelgänger

O mito do doppelgänger faz tanto sucesso, que em 2015 alguns jovens irlandeses desenvolveram um site para encontrar outro ser humano igual a eles no mundo: Twin Stranger.

Seu funcionamento é simples! Você só tem que se registrar, fazer upload de uma foto sua e cruzar os dedos para ver se você encontra seu gêmeo (mal ou não) dentro do banco de dados que foi gerado na web.

Narrativas inspiradas no mito de doppelgänger

Na literatura

A primeira aparição de um doppelgänger foi no romance romântico ‘Siebenkäs’ publicado em 1796 por Jean Paul Richter.

Continua após a publicidade

A partir daí, podemos encontrar vários exemplos destes em vários livros como “O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde” de Robert Louis Stevenson. Outras obras incluem “William Wilson” de Edgar Allan Poe, “A Tale of Two Cities” de Charles Dickens e “The Scarlet Letter” de Nathaniel Hawthorne.

No cinema

Além da série ‘Dark’ da Netflix, no cinema temos outro exemplo claro com a estreia de “Gemini Man”. Neste filme de ação do grande Ang Lee, um Smith está enfrentando uma versão muito mais jovem de si mesmo.

Além disso, temos um dos filmes originais de maior sucesso de 2019: “Nós” , o tão esperado segundo filme de Jordan Peele.

Fontes: Folha, O Verso do Inverso, Aficionados

Continua após a publicidade

Leia também:

20 sósias dos famosos no reino animal

Teorias da conspiração: o que leva as pessoas a acreditarem?

Irmãos gêmeos – 6 mitos e verdades sobre os gêmeos

Continua após a publicidade

Quase gêmeos: 14 celebridades e seus irmãos idênticos

Stranger Things: conheça a Eleven russa, da vida real

Próxima página »

Escolhidas para você