Curiosidades

Dor de dente – Causas, o que fazer e remédios caseiros

Na hora que a dor de dente bate, nem sempre é possível ir imediatamente ao dentista Nesses momentos, algumas soluções caseiras podem ajudar.

Por P.H Mota

Se você está lendo este texto, certamente sabe como é incômodo passar por uma dor de dente. Seja mais leve ou mais intensa, a dor é sempre sinal de que algo no corpo não está bem, então, a consulta com um especialista é essencial.

A dor pode ser causada por diversos fatores, como lesões de cárie, retração gengival, doenças periodontais, traumatismo dentário, hipersensibilidade ou envelhecimento precoce do dente.

Mas o que exatamente acontece no corpo para provocar a dor de dente?

O que causa

Dor de dente - o que causa e o que fazer se não puder ir ao dentista
Triangle Dentistry

Geralmente, a dor começa de forma leve, podendo chegar a estados de desconforto agudo. Na maioria dos casos, essa dor é provocada pela exposição da dentina. Esse tecido está na parte mais interna do dente e é composto de nervos e vasos sanguíneos. Por causa disso, é muito sensível e sofre com qualquer alteração no local.

Continua após a publicidade

Quando a dor é causada por lesão por cárie, pode provocar dor na mastigação e na ingestão de alimentos. Já nos casos de inflamação da gengiva, por acúmulo de placa bacteriana, por exemplo, pode gerar outros sintomas. Além de também gerar desconforto, pode haver sangramento na gengiva, pus visível, inchaço, mau hálito e gosto desagradável na boca.

Durante o surgimento dos terceiros molares, ou sisos, também pode haver dor de dente. Isso porque muitas vezes há falta de espaço na região, causando inflamação da área. Em alguns desses casos, um profissional pode recomentar a extração dos sisos.

O que fazer se não puder ir ao dentista

Dor de dente - o que causa e o que fazer se não puder ir ao dentista
Family & Cosmetic Dentistry

Primeiramente, é fundamental alertar que nenhuma medida caseira substitui a consulta com um profissional. Sendo assim, mesmo que a dor passe num momento de busca de alívio imediato, pode haver algum problema mais grave que deve ser observado por um especialista.

Caso não exista a possibilidade de uma consulta imediata, existem algumas soluções. Só para ilustrar, podemos falar do bochecho com água mornal e sal e da compressa fria.

Continua após a publicidade

A mistura de água morna e sal funciona pois o sal age para eliminar a infecção dentária, enquanto o calor acalma o tecido inflamado e drena os fluidos da área. Ainda que a água morna possa causar desconforto inicial, ela é calmante e ajuda a aliviar. Os efeitos, porém, são apenas temporários.

Além disso, o frio também pode ajudar. A compressa fria ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo nos dentes, desinchando a área.

Por outro lado, dentistas recomendam evitar medicamentos analgésicos. Isso porque, em doses inadequadas ou medicamentos equivocados, pode haver mais dano do que alívio.

Remédios caseiros para dor de dente

Dor de dente - o que causa e o que fazer se não puder ir ao dentista
Mundo Boa Forma

Além das soluções de emergência para o alívio, existem alguns ingredientes que podem ajudar a eliminar dor. Os tratamentos, no entanto, são temporários e não devem substituir uma orientação profissional.

Continua após a publicidade

Alho: o alho contém elementos bactericidas, que ajudam a limpar a região da infecção. Além disso, possui propriedades medicinais que podem ajudar a reduzir a dor rapidamente.

Própolis: o própolis também tem ação bactericida, além de ação anti-inflamatória. Outra vantagem é não ter contraindicações

Cravo da índia: o cravo da índia é das alternativas mais simples para reduzir a dor. Isso porque basta mascar, tomar em chá ou aplicar óleo de cravo na região, já que ele é rico em substâncias analgésicas.

Fontes: Sorrisologia, Saúde Abril, Colgate

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: Dr. Simon Tee

Próxima página »

Escolhidas para você