Ciência & Tecnologia

Caxumba, o que é? Vírus, sintomas, riscos, tratamento e transmissão

A caxumba é uma infecção viral aguda e contagiosa que afeta diretamente a vida das pessoas. Saiba pouco mais sobre a doença e sua transmissão

Por Toni Nascimento

-

A caxumba é uma infecção viral bastante famosa, que afeta as glândulas parótidas. Estes três pares de glândulas, que produzem saliva, estão situadas entre suas orelhas e à frente delas. Além disso, a doença também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais.

Primeiramente, o problema não causa sintomas em 15 e 20% dos casos. Na maioria das vezes, ela atinge crianças. Ainda assim, elas também podem afetar adultos e nesse caso, pode causar complicações. Além disso, após a aplicação da vacina contra o vírus da caxumba, o número de casos no Brasil caiu drasticamente.

Causas da caxumba

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
G1

Inicialmente, o vírus que causa caxumba se espalha por meio de saliva infectada. Você pode contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos. Após ser contaminado, você pode contaminar outras pessoas em até 9 dias após o início dos sintomas.

O período de incubação pode ser de 14 a 25 dias, sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias. Também não é possível contraí-la de animais ou plantas, sendo que o ser humano é o único hospedeiro natural da doença. Por fim, a caxumba faz parte das chamadas doenças comuns da infância, atingindo na maioria das vezes pessoas de 5 á 16 anos de idade.

A doença

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
Revista News

Primeiramente, os vírus se instalam inicialmente na mucosa do nariz e na garganta. Assim que estão lá, começam a se multiplicar, espalhando-se de uma célula para outra. Além disso, existe o risco dela cair na corrente sanguínea. Neste caso, consequentemente, ela irá para outras áreas do corpo, como ovários e testículos.

Os agentes infecciosos continuam seu processo acelerado de proliferação e destruição das células. O processo de multiplicação e a consequente destruição das células locais despertam uma intensa inflamação e o acúmulo de líquidos na região. Isso gera o inchaço no pescoço típico da caxumba e dor ao engolir.

Complicações da doença

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
BC

Primeiramente, entre as complicações mais comuns, está na possibilidade de os rapazes infectados desenvolverem também inflamação dos testículos. Apesar disso, ao contrário do que se diz, é muito incomum a doença causar esterilidade. Já entre as garotas, uma parcela está igualmente sujeita a ter inflamação dos ovários, a ooforite.

Além disso, a caxumba pode causar inflamação e inchaço em alguma parte do corpo, como:

  • Pâncreas, causando náusea a vômitos;
  • Ovários e seios;
  • Cérebro, podendo se tornar grave;
  • Meningite, que pode ocorrer se o vírus da caxumba se espalha através de sua corrente sanguínea para infectar o seu sistema nervoso central.

Além disso, existe outras complicações como a perda de audição em um ou ambos os ouvidos, em casos raros. Também é possível existir complicações fetais, caso uma mulher grávida contraia a doença no primeiro trimestre de gestação.

Transmissão da caxumba

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
VIX

O vírus que causa a caxumba pertence à família dos paramixovírus. Basicamente, ele é transmitido por via respiratória, como a inalação de gotículas do espirro ou da tosse de pessoas contaminadas. Após o contato com esse agente infeccioso, então, o inchaço nas glândulas salivares começa a parecer em um período de 14 a 21 dias.

Inicialmente, é possível que apenas um lado das glândulas seja afetado, mas, passados alguns dias, o outro lado também pode acabar inflamado, mas isso varia de pessoa a pessoa.

Sintomas da caxumba

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
Estudo Kids

Primeiramente, é perfeitamente possível que algumas pessoas passem pela doença toda sem apresentar sintoma algum, ou ao menos, com sintomas bem brandos. Apesar disso, o sintoma mais comum e lembrado por todos é o inchaço das glândulas salivares. Além disso, também são sintomas da doença:

  • Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga e fraqueza;
  • Perda de apetite;
  • Dor ao mastigar e engolir.

Tratamento

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
Vibra Saúde

A caxumba, sobretudo, é tratada naturalmente pelo organismo humano. Tudo que o médico fará é ajudar a aliviar os sintomas, prescrevendo o uso de analgésicos e antitérmico. Além disso, a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas.

Acima de tudo, recomenda-se repouso até a melhora dos sintomas, boa higiene bucal e alimentação líquida ou semi-sólida, que são mais fácil de engolir. Você não é considerado mais contagioso uma semana após o diagnóstico. Após a doença ser curada, a pessoa é considerada imune à caxumba.

Prevenção

Caxumba - quais são os sintomas, causas e tratamento!
Dr. Consulta

Basicamente, a única forma de evitar caxumba é por meio da vacinação contra o vírus que a provoca. Em geral, as crianças costumam receber essa vacina juntamente com as de sarampo e rubéola, a chamada vacina tríplice viral.

Além disso, adultos que não foram infectados pelo vírus da caxumba têm indicação de ser imunizados. Contudo, a exceção são as gestantes e os imunodeprimidos graves.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Sarampo – O que é e 7 sintomas para reconhecer a doença

Fonte: Saúde Minha Vida Ministério da Saúde

Próxima página »

Escolhidas para você