Curiosidades

Dúvidas para escolher candidato? Conheça sites e apps que ajudam você

Se você ainda não conseguiu escolher candidato que mereça seu voto nessas eleições, esses sites e aplicativo podem ajudar nessa missão.

As eleições presidenciais de 2018 já estão na reta final. A votação do primeiro turno será nesse domingo (7) e, mesmo assim, muita gente ainda não conseguiu escolher candidato para todos os seis cargos que precisamos eleger nessa corrida eleitoral.

Se você também está vivendo esse dilema e já pensa em votar em branco ou em anular seu voto, calma que ainda dá tempo de se informar e de escolher candidato com o qual você se identifique. E, para isso, nada como uma mãozinha da tecnologia.

Apps e sites

Como você vai conferir abaixo, existe uma série de sites e de aplicativos disponíveis gratuitamente na internet por meio dos quais o eleitor tem acesso ao perfil dos candidatos, conhece suas propostas, valores e prioridades e, por meio de testes e questionários, descobre com os quais dão “match” (sim, mais ou menos como no Tinder mesmo).

Continua após a publicidade

Na lista, a seguir, estão algumas dessas plataformas e apps que vão ajudar a acabar com sua dúvida, nessa reta final, sobre escolher candidato nessas eleições, especialmente para as funções do Congresso Nacional.

Plataformas que ajudam você a escolher candidato nessas eleições:

1. Match Eleitoral

Continua após a publicidade

Apps e sites

Se você é de São Paulo e ainda não escolheu seu candidato a deputado federal, vale a pena conferir a plataforma

Continua após a publicidade

Desenvolvida pelo jornal Folha de S. Paulo, a plataforma ajuda eleitores de São Paulo que ainda não escolheram candidato a deputado federal. A proposta do site é fazer com que as pessoas encontrem os políticos com propostas que mais se aproximam de seus valores e os ideis como eleitor.

Para que o site possa ajudar você, basta responder a 20 perguntas sobre temas ligados a comportamento, política e economia e atribuir pesos a cada um deles. Depois, suas respostas são comparadas às dos candidatos que também preencheram o questionário no site e o sistema, então, aponta aqueles com perfil mais parecido ao seu. As informações fornecidas pelos políticos também podem ser acessadas na íntegra.

2. Appoie 

Apps e sites

Continua após a publicidade

No aplicativo, é possível deixar sua opinião sobre projetos de lei e outras propostas que estão tramitando no Congresso, conhecer os candidatos que estão na Eleição 2018 e deixar seu apoio aos seus candidatos que você apoia. Essa última parte é um grande diferencial do aplicativo. Aliás, os políticos mais apoiados pelos usuários ganham mais relevância dentro da plataforma.

O sistema também mostra quais outros parlamentares da mesma coligação também podem ser eleitos, caso o candidato em questão ganhe a Eleição.

3. #TemMeuVoto

Apps e sites

Continua após a publicidade

No site, você responde 7 perguntas sobre o que quer para o Brasil e, a cada resposta, o sistema vai selecionando candidatos que tenham os mesmos objetivos que os seus.

Quase no finalzinho, quando restam apenas 10, você ainda tem acesso a informações de cada um: partido, biografia, processos e condenações, posições ideológicas, prioridades e assim por diante.

4. Vote na web

Apps e sites

Continua após a publicidade

O site mostra o que os candidatos ao Congresso Nacional já fizeram em seus últimos mandatos (de bom e de ruim). A plataforma também lista os projetos apresentados pelos políticos na Câmara e no Senado, quantos foram aprovados e quantos ainda estão em tramitação.

Além disso, quem se cadastra no site pode votar nas propostas que ainda irão passar pela Câmara ou pelo Senado. E, depois de votadas pelos parlamentares, o sites ainda compara o resultado real com o que os internautas tinham opinado.

5. Transparência Brasil

Apps e sites

Continua após a publicidade

O site, que se tornou fonte de consulta frequente para jornalistas, disponibiliza históricos de todos os parlamentares do país, além de listas notícias de corrupção que os envolvem, os processos aos quais eles respondem, os dados de suas declarações de bens e a origem do dinheiro de suas campanhas eleitorais.

6. #MeRepresenta

Apps e sites

O site, que funciona como uma espécie de Tinder eleitoral, ajuda a dar “match” com os candidatos a partir de informações que você mesmo preenche. Sobre o político, os site mostra o estado e a cidade em que vive, seu gênero e raça, além das as pautas que ele considera mais relevantes.

Continua após a publicidade

7. Bússola Eleitoral

Apps e sites

Na plataforma, o foco é ajudar a escolher candidatos a deputado federal e estadual. Para que isso seja possível, políticos e eleitores preenchem uma lista que questionamentos sobre seus valores e prioridades, e a partir dessas respostas, o site cria um mapa em que o cidadão pode conferir as propostas e os perfis dos parlamentares.

Interessante, não? Você conhece mais algum site ou aplicativo que ajudem os eleitores a conhecer melhor os candidatos na Eleição 2018? No seu Estado, por exemplo, como as pessoas podem pesquisar mais sobre as pessoas que estão na disputa eleitoral? Não deixe de “trocar figurinhas” com a gente nos comentários!

Continua após a publicidade

E então, caro leitor (e eleitor), o que você achou das dicas? Você já conhecia alguma dessas plataformas? Elas ajudam você de alguma forma a tomar sua decisão? Não deixe de comentar.

E, falando sobre as eleições, você precisa conferir ainda: É #FAKE mensagem no WhatsApp sobre voto em branco anular outros votos.

Fonte: Super Interessante

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você