Um embrião de dinossauro em perfeito estado de preservação foi encontrado em Ganzhou, no sul da China. Sendo assim, ainda estava dentro do ovo e se preparava para sair.
De acordo com os cientistas, a preservação desse embrião de dinossauro aconteceu por conta de um rápido deslizamento que enterrou o ovo. Portanto, teve a proteção contra necrófagos. Ou seja, espécies que consomem organismos mortos que morreram de causas naturais ou por acidentes.
Especialistas acreditam que o embrião de dinossauro chinês tenha ao menos 66 milhões de anos. A espécie dentro do ovo pode ser de um terópode desdentado, ou oviraptorossauro. Contudo, recebeu o nome de Baby Yingliang.
Como encontraram?
O ovo foi descoberto em 2000 durante escavações arqueológicas. Em seguida, os pesquisadores o guardaram por 10 anos. Somente quando as obras de construção do museu se iniciaram que os especialistas deram uma atenção maior para o ovo. Sendo assim, suspeitaram que havia um embrião de dinossauro no interior do ovo.
Sobre o embrião de dinossauro
O corpo do dinossauro ainda está coberto por rochas. Portanto, para identifica-lo foi necessário um método moderno de varredura para desenvolver a imagem do esqueleto e do restante do corpo. Por isso, foi possível saber que o embrião de dinossauro possui 27 centímetros de comprimento da cabeça à cauda.
Já o ovo, mede 17 centímetros de comprimento. O fóssil está no Museu de História Natural da Pedra de Yingliang, na China. Esta espécie de dinossauro é famosa pelo nome “lagartos ladrões de ovos”. Sendo assim, habitavam somente na Ásia e na América do Norte entre 100 milhões a 66 milhões de anos atrás.
Após a descoberta
Devido a esta descoberta, os cientistas perceberam um maior entendimento da conexão entre os pássaros atuais e os dinossauros. Sendo assim, foi possível ver que o embrião de dinossauro estava com a cabeça entre as pernas. Ou seja, uma atitude comum entre os pássaros antes de saírem dos ovos.
Leia também sobre Nova espécie de dinossauro é descoberta através do focinho!