Curiosidades

Baby Boomer: origem do termo e características da geração

Os Baby Boomer são conhecidos como filhos do pós-guerra, nascidos na explosão de crescimento populacional após o fim da Segunda Guerra.

Por P.H Mota

Baby Boomer é nome que se dá a geração que teve o auge de sua juventude entre as décadas de 60 e 70. Dessa maneira, acompanharam de perto mudanças importantes do mundo pós-guerra, incluindo transformações econômicas, políticas e culturais.

Logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os países Aliados – como Estados Unidos, França e Inglaterra, por exemplo – viveram uma verdadeira explosão no crescimento demográfico local. Daí, portanto, surge o nome que significa literalmente explosão de bebês.

As crianças do pós-guerra nasceram ao longo de cerca de 20 anos, entre 1945 e 1964. Ao longo da juventude, testemunharam as consequências de uma guerra mundial e transformações sociais importantes, especialmente no hemisfério norte.

Baby Boomer

Baby Boomer: origem do termo e características da geração
Concordia

Durante o período, os pais dos Baby Boomer viviam diretamente impactado pelos efeitos da Segunda Guerra. Sendo assim, grande parte das crianças da geração foi criada em ambientes de muita rigidez e disciplina, o que levou ao desenvolvimento de adultos focados e obstinados.

Continua após a publicidade

Sendo assim, ao se tornarem adultos muitos deles valorizavam aspectos como o trabalho e a dedicação à família. Além disso, a promoção de bem-estar e melhores condições de vida era uma preocupação importante, já que muitos de seus pais não tiveram acesso a isso.

No Brasil, os Boomers viram o início de uma década promissora nos anos 70, quando chegaram no mercado de trabalho. No entanto, uma forte crise econômica abalou o país, fazendo com que a geração fosse ainda mais conservadora em relação a gastos, em contraste com os adultos da mesma geração nos EUA e na Europa.

Geração da TV

Baby Boomer: origem do termo e características da geração
Seattle Times

Em razão do crescimento em meados das décadas de 50 e 60, os Baby Boomer também são conhecidos como a Geração da TV. Isso porque foi nessa mesma época que os televisores ficaram populares nas residências.

O novo meio de comunicação teve um papel fundamental na transformação da geração, que podia acompanhar de perto todas as mudanças da época. A partir da televisão, informações políticas, econômicas e culturais ajudavam a propagar novas ideias e tendências para a juventude.

Continua após a publicidade

Essa nova forma de acesso a informações ajudou a fortalecer movimentos que lutavam por ideais sociais. Entre os destaques da época, por exemplo, estão surgimento do movimento hippie, protestos contra a Guerra do Vietnã, a segunda onda do feminismo, a luta pelos direitos dos negros e o combate a regimes totalitários por todo o mundo.

No Brasil, parte dessa transformação ocorreu nos grandes Festivais da Canção. O evento musical apresentou importantes artistas que lideravam movimentos de resistência contra o governo militar da época.

Características dos Baby Boomer

Baby Boomer: origem do termo e características da geração
Vox

Especialmente nos Estados Unidos, a geração dos Baby Boomer viveu um intenso período de crescimento de movimentos de luta por igualdade e justiça social. Ao mesmo tempo, movimentos artísticos – também presentes nessas lutas – provocam a ascensão da contra cultura no país.

Com o passar do tempo, entretanto, a educação rígida que receberam na infância e na juventude também trazia sinais de um imenso conservadorismo. Dessa maneira a rigidez e disciplina que receberam na infância acabaram passando para seus filhos. Dessa maneira, é comum que pessoas da geração tenham forte aversão à grandes mudanças.

Continua após a publicidade

Entre as principais características dos Boomers, podemos citar a busca pela realização pessoal, com foco no trabalho, na prosperidade e na valorização da estabilidade financeira. Além disso, a valorização da família também é um dos principais elementos presentes na geração.

Como estão atualmente

Baby Boomer: origem do termo e características da geração
Milwaukee

Atualmente, os Baby Boomer são idosos com idade a partir de cerca de 60 anos. Por conta do alto volume de crianças nascidas na geração, eles foram responsáveis por alterar demandas de consumo, já que mais pessoas nascendo significa maior necessidade de compra de produtos básicos, como alimentação, remédio, roupas e serviços.

Quando eles passaram a integrar o mercado de trabalho, acabaram sendo responsáveis por um aumento de consumo de uma série de outros produtos. Agora, em período de aposentadoria, representam novas mudanças para os cenários econômicos.

De acordo com um relatório feito pela instituição financeira estadunidense Goldman Sachs, até 2031 estima-se que somente nos Estados Unidos haverá um total de 31 milhões de Baby Boomers aposentados. Dessa maneira, o investimento agora ocorre em serviços como planos de saúde e seguros de vida, por exemplo, o que antes não era prioridade.

Continua após a publicidade

Outras gerações

Baby Boomer: origem do termo e características da geração
Cyrillo Coach

A geração que precede a dos Baby Boomer é conhecida como Geração Silenciosa. Nascidos entre 1925 e 1944, seus protagonistas cresceram no cenário da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial – que ainda deu origem a novos conflitos internacionais, como a Guerra da Coreia e a Guerra do Vietnã, por exemplo.

Logo após os Baby Boomers, está a Geração X, com os nascidos até meados de 1979. A partir da década de 80, então, tem início a geração Y, também chamada de Millenials. O nome é inspirado na transformação do milênio que ocorreu antes da geração chegar à vida adulta.

As gerações seguintes são conhecidas como Geração Z (ou Zennials), aqueles que cresceram num mundo digital, a partir de 1997, e Geração Alpha, nascidos após 2010.

Fontes: UFJF, Murad, Globo Ciência, SB Coaching

Continua após a publicidade

Imagens: Milwaukee, Concordia, Seattle Times, Vox, Cyrillo Coach

Próxima página »

Escolhidas para você