Curiosidades

Emma Frost, quem é? Origem e poderes da anti-heroína dos X-Men

Criada como a vilã Rainha Branca na década de 80, Emma Frost acabou se tornando parte do grupo dos X-men e peça fundamental para os mutantes

Por P.H Mota

Emma Frost, ou Emma Grace Frost, é uma personagem da Marvel ligada ao grupo de mutantes X-Men. A princípio, fez sua introdução como a vilã Rainha Branca, em Uncanny X-Men Vol. 1 #129, em 1980.

Emma, uma criação de Chris Claremont e John Byrne, era uma das integrantes do Clube do Inferno e fez sua primeira aparição durante a saga da Fênix Negra. Mais tarde, foi a vilã principal na história dos Novo Mutantes, com seu próprio time: os Satânicos.

A mutante é uma poderosa telepata e pode transformar o próprio corpo em diamante. Além disso, é uma excelente professora e conhecida por sua beleza. Por outro lado, seus métodos cruéis fazem com que nem mesmo seus aliados sejam simpáticos a seu jeito de agir.

História de Emma Frost

Emma Frost - origem e poderes da vilã que se tornou membro dos X-Men
CBR

Emma Frost cresceu num bairro rico em Snow Valley, Massachusetts, em uma família com um pai abusivo. Foi a pressão da vida com o pai, inclusive, que provocou o despertar dos poderes de Emma.

Continua após a publicidade

Ainda jovem, ela recebeu a oferta de comandar os negócios nas famílias, mas recusou. Na intenção de fazer sua própria fortuna, ela deixou a família e passou a integrar o grupo de mutantes radicais Clube do Inferno.

A ideia inicial do grupo era reunir mutantes que pudessem provar que eles estavam acima dos homo sapiens, sem mutações. Emma se aproximou do grupo como amiga e amante de Sebastian Shaw, mas acabou ganhando respeito na organização e recebeu o cargo de Rainha Branca.

X-Men

Emma Frost - origem e poderes da vilã que se tornou membro dos X-Men
Pipoca com Bacon

A princípio, Emma era uma das inimigas mais mortais dos X-Men. Seu primeiro conflito com o grupo surgiu quando tentou recrutar Kitty Pride para sua escola de Mutantes. O episódio revoltou os heróis, que começaram um embate pouco antes do desenvolvimento da Saga da Fênix Negra.

A vilão ainda chegou a ter vários conflitos com a equipe, tanto no grupo principal como com derivados. Nesse cenário, Kitty Pride acabou se tornando uma inimiga pessoal de Emma.

Continua após a publicidade

Com o tempo, entretanto, o pensamento da Rainha Branca passou por algumas transformações. Dessa maneira, Emma fez uma transição de vilã para uma das principais figuras do lado dos mutantes.

Quando ela foi vítima do ataque de um viajante temporal e entrou em coma, por exemplo, foi acolhida e internada na Mansão X. Após a cura, ela foi encarregada da liderança do grupo Geração X.

Filhas de Emma Frost

Emma Frost - origem e poderes da vilã que se tornou membro dos X-Men
Comic Vine

Durante o coma de Emma Frost, o vilão Dr. John Sublime coletou seus óvulos a fim de fazer clones. A ideia era criar mutantes capazes de dizimar outras criaturas por meio da telepatia.

O plano deu certo e gerou cinco garotas gêmeas – Mindee, Phoebe, Celeste, Esmee e Sophie -, que foram enviadas para o Instituto Xavier. As meninas, inclusive, eram treinadas pela própria Emma, que não sabia de sua relação com o grupo.

Continua após a publicidade

Eventualmente, dois grandes eventos na Mansão Xavier provocaram a morte de duas das garotas, deixando apenas três irmãs restantes. Com o tempo, Emma Frost descobriu a ligação que tinha com as três meninas e passou a criá-las praticamente como suas filhas.

De vilã a professora

Emma Frost - origem e poderes da vilã que se tornou membro dos X-Men
Comic Vine

Emma Frost já era professora em Genosha quando acabou sendo vítima de um ataque de Cassandra Nova. O episódio dizimou todos os seus alunos, mas também serviu para acordar sua segunda habilidade.

Só agora, capaz de transformar a própria pele em diamante, Emma finalmente foi convidada a fazer parte oficial dos X-Men. A proximidade do grupo fez com que Emma desenvolvesse uma atração e, posteriormente, um relacionamento com Ciclope.

Foi durante esse período que Emma perdeu sua segunda filha, num evento que abalou todo o grupo. Charles Xavier, por exemplo, abandonou a Escola Para Jovens Superdotados e deu uma pausa na carreira. Foi assim, então, que Emma Frost se consolidou como parte fundamental da formação do grupo.

Continua após a publicidade

Feitos heroicos

Emma Frost - origem e poderes da vilã que se tornou membro dos X-Men
Pinterest

Por causa de sua origem como a Rainha Branca, a personagem sempre despertou desconfiança em membros do grupo. Por outro lado, a suspeita foi útil para que Emma atuasse como espiã em alguns episódios. Durante a formação dos X-Men Sombrios, por exemplo, Emma foi uma infiltrada no grupo.

Mas ainda no início de sua carreira como heroína, Emma já fazia a diferença. Um de seus primeiros atos heroicos foi salvar os Novos Mutantes dos Purificadores, extremistas religiosos que atavam mutantes.

Mais tarde, ela salvou o grupo novamente, mas com a ajuda de Magneto. Logo após uma invasão de Dentes-de-Sabre na Mansão X, Magneto e os membros do Círculo do Inferno interviram em favor dos jovens mutantes.

Emma Frost também foi importante durante um dos vários retornos da força Fênix à Terra. Com seu poder, por exemplo, ela foi capaz de permitir a entrada da Fênix em seu corpo para fortalecer o grupo.

Continua após a publicidade

Poderes de Emma Frost

Emma Frost - origem e poderes da vilã que se tornou membro dos X-Men
Screen Rant

Emma é uma das telepatas mais poderosas do universo Marvel, ficando atrás apenas do Professor X. Ela é capaz de ler mentes, criar escudos psiônicos, fazer viagens astrais, criar ilusões e camuflagens telepáticas, induzir dor, sofrimento e plantar memórias, além de criar elos psíquicos.

Apear de não ter apresentado muito desenvolvimento dessa habilidade, ela também tem potencial de usar a telecinese.

Além disso, sua habilidade secundária se tornou extremamente importante em sua história. Graças à capacidade de transformar seu corpo em diamante, Emma pode ganhar super-força, resistência e durabilidade. Por outro lado, ela é incapaz de usar seus poderes mentais quando assume a forma de diamante.

Fontes: Marvel Fandom, Legião dos Heróis, Universo X

Continua após a publicidade

Imagens: Marvel, Comic Vine, CBR, Pipoca com Bacon, Comic Vine, Pinterest, Screen Rant

Próxima página »

Escolhidas para você