Curiosidades

Escova elétrica – Como funciona, diferenças entre a normal e por que usar

A escova elétrica é mais cara que uma escova de dentes normal, porém, ela pode ser bem mais eficiente e o alto custo pode valer a pena.

Certamente você já ouviu falar da escova elétrica. Provavelmente ficou com um pé atrás, uma vez que ela é realmente bastante cara. Ainda assim, elas estão cada vez mais populares e dominando as prateleiras de farmácias e supermercados.

Apesar disso, as escovas de dente tradicionais ainda são as mais populares e as que mais habitam as casas dos brasileiros. Ainda assim, talvez esteja chegando a hora de você realmente considerar ter uma escova elétrica.

Uma escova elétrica pode ser movida por pilha ou bateria. Ela é uma escova movida a energia que tem movimentação própria e pode alcançar extremos da boca que uma escova normal não consegue.

Além disso, ela possui várias funcionalidades diferentes e apetrechos extras também. Mas ela realmente vale a pena? O Segredos do Mundo te conta agora mesmo.

Continua após a publicidade

Vale a pena usar escova elétrica?

Escova elétrica - o que é, quais suas características e porque usar
Fonte: The Strategist

Um estudo feito pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, aponta que as escovas com movimentos automáticos de rotação e oscilação são melhores para remover a placa bacteriana e reduzir o risco de desenvolver gengivite.

Em contraste, um experimento feito pela equipe do Hospital Frenchay, também no Reino Unido, não chegou a quaisquer evidências de que elas realmente limpam melhor os dentes. Pois falta uma prova clara de que as escovas elétricas sejam mais eficazes.

Continua após a publicidade

Provar sua verdadeira eficácia é difícil porque os trabalhos científicos não cobrem um período de tempo longo o suficiente para avaliar todos os efeitos dos equipamentos mais modernos.

Benefícios da escova elétrica

Escova elétrica - o que é, quais suas características e porque usar
T

Certamente já está claro que não tem como saber se a escova tradicional ou a elétrica é mais eficiente, ainda assim, a segunda tem benefícios comprovados.

Continua após a publicidade

Primeiramente, seus movimentos padronizados são mais benéficos que na escovação manual, onde a movimentação pode variar bastante. Versões com oscilações e rotações automaticamente funcionam com á limpeza feita pelo dentista.

Suas cerdas também possuem vantagem. Elas permitem alcançar partes dos dentes que os tipos tradicionais não conseguem atingir. Além disso, elas são especialmente indicadas para pessoas que apresentam incapacidades motoras.

Escova elétrica - o que é, quais suas características e porque usar
WC

Se resolver comprar uma dessas, busque orientações sobre como utilizá-la. Movimentos inadequados podem até causar prejuízos. Além disso, alguns modelos elétricos não se limitam a mexer suas cerdas de um jeito padronizado com o apertar de um botão. Hoje em dia há escovas que vêm acompanhadas de um timer.

Além disso, algumas opções conseguem perceber quando você exagera na força da escovada. Se você aplicar muita pressão, ela para de funcionar ou reduz sua potência.

Continua após a publicidade

Características da escova elétrica

Escova elétrica - o que é, quais suas características e porque usar
BuzzFeed

Primeiramente, uma escova elétrica é acionada para funcionar durante um tempo delimitado de ação, sendo que o número indicado é 2 minutos de escovação. Além disso, ela possui um número variado de tipos de escovação.

Ela possui uma tecnologia 3D que permite varrer e destruir 100% das placas dentro da boca. Você pode controlar a pressão dela e, além disso, ela possui mais de 48 mil movimentos.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: E se não escovar os dentes antes de dormir? O que acontece?

Fonte: Oral-B Saúde

Continua após a publicidade

Imagem de destaque: Gizmodo

Próxima página »

Escolhidas para você