Mundo Animal

Escovar dente de cachorro – Como manter o hábito de higiene

Apesar de ignorado por muitos tutores, o hábito de escovar dente de cachorro é um dos mais importantes para manter a higiene canina.

Atualizado em 08/10/2020

Quando o assunto é higiene canina, a maioria das pessoas pensa apenas no banho dos animais. No entanto, escovar os dentes do cachorro também é extremamente importante para garantir a saúde do bichinho.

Ignorar o cuidado com a dentição canina favorece o acúmulo de placas e pode provocar doenças periodontais. Sem o tratamento adequado, uma doença desse tipo provoca inflamações, infecções e até mesmo a perda dos dentes.

Sendo assim, é ideal que o hábito escovar os dentes do cachorro faça parte de sua rotina de cuidados. O ideal é iniciar a prática ainda enquanto o animal é filhote, mas também é possível ensiná-lo a se acostumar com isso quando adulto.

Como escovar dente de cachorro

Escovar dente de cachorro - porque e como manter o hábito de higiene
Pet Life Today

A principal importância da escovação na higiene canina é eliminar as placas. Numa boa infeccionada pela presença delas, já risco de contato das bactérias com vasos sanguíneos da área infectada. Dessa maneira, a contaminação pode se espalhar para outras áreas, assim como pulmões, corações e rins.

Dessa maneira, o ideal é escovar os dentes do cachorro com uma frequência diária. Caso não seja possível, recomenda-se fazer três vezes por semana.

Se você tiver um cão filhote, vai ser mais fácil introduzir o hábito. Isso porque os costumes dos cães pequenos ainda não estão enraizados, o que facilita o costume. Além disso, a higiene é mais importante nessa fase, uma vez que a região é mais sensível durante o início da vida.

Entretanto, não significa que não é possível escovar os dentes de cachorros adultos.

Para facilitar o processo, lembre-se parabenizar ou recompensar o animal depois da rotina de higiene. Dessa forma, ele vai associar a escovação ao reforço positivo e se acostumar com mais facilidade.

Passos para realização da escovação

Escovar dente de cachorro - porque e como manter o hábito de higiene
Cesar’s Way

Primeiro passo: escolha um momento em que o cachorro está mais relaxado, para evitar irritações;

Segundo passo: comece fazendo carinho na cabeça do animal, na região do focinho e da boca. Logo após o início gradual, inicie o contato com o interior da boca;

Terceiro passo: utilize o dedo para massagear as gengivas do cachorro e só depois aplique pasta de dente e use a escova;

Quarto passo: para a escovação, faça movimentos circulares curtos no início e termine com movimentos da gengiva para as pontas;

Quinto passo: assim que o cachorro ficar mais à vontade, você pode tentar escovar os dentes pelo lado da língua.

Equipamentos

Escovar dente de cachorro - porque e como manter o hábito de higiene
Fetch

As escovas de dentes para cachorros com cabo mais longos irão facilitar o processo. Uma vez que tem maior alcance, permitem o acesso a todos os dentes. Existem modelos variados, com cerdas macias ou do tipo dedeira, em lojas especializadas. Entretanto, também é possível utilizar escovas de dentes para bebês.

Por outro lado, pastas de dente feitas para humanos são proibidas na hora de escovar os dentes dos cachorros. Isso porque os cães podem ingerir o produto e sofrer intoxicação com o flúor no estômago.

Dessa maneira, é essencial buscar cremes dentes especializados, ou algum antisséptico oral. Para isso, consulte um profissional especializado.

Fontes: Patas da Casa, Cachorro Gato, Dog Hero

Imagens: Fetch, Pet Life Today, Cesar’s Way