Curiosidades

Espinha de peixe na garganta – Como lidar com o problema

A espinha de peixe na garganta é um problema comum, mas na maioria dos casos é fácil de lidar. Alimentos moles podem ser o suficiente.

Já sentiu uma espinha de peixe na garganta enquanto estava comendo? Se a resposta foi sim, o que você fez? Realmente, às vezes é desesperador pensar que você conseguiu engasgar com uma espinha de peixe.

Mas, antes de tomar qualquer atitude, a melhor decisão nessa hora é manter a calma. Até porque, na maioria dos casos, esse pequeno contratempo não é nada grave.

Quase sempre o indivíduo que passa por essa situação só vai sentir um pouco de incômodo e dor na garganta. Contudo, os tecidos que estão em contato com a espinha de peixe podem acabar inflamando.

Além disso, algumas pessoas ainda podem ter um inchaço na área, que acaba dificultando a retirada da espinha e, em alguns casos, provocando asfixia.

Continua após a publicidade

Como tirar espinha de peixe da garganta

Comer banana

Espinha de peixe na garganta - Como lidar com esse problema?
Fonte: Noticiasaominuto

Você deve estar se questionando como isso pode ajudar, né?! É porque a banana é macia, portanto, quando ela passar pelo esôfago e pela espinha de peixe, ela não vai machucar você e, provavelmente, vai retirar a espinha do lugar. Isso porque, os pedaços da banana acabam grudando nela.

Por fim, a espinha será levada até o estômago, onde o ácido gástrico cuidará do serviço de dissolver esse pequeno problema, que te trouxe algumas dores.

Continua após a publicidade

Beber azeite

Espinha de peixe na garganta - Como lidar com esse problema?
Fonte: Uol

Beber água não é uma boa ideia, porque o corpo absorve o líquido facilmente. Por outro lado, o azeite não tem essa absorção simples. Ou seja, as paredes da garganta ficam bem hidratadas por mais tempo. Assim, é só esperar, porque os movimentos naturais do esôfago vão acabar empurrando a espinha de peixe para fora da garganta.

Tossir

Espinha de peixe na garganta - Como lidar com esse problema?
Fonte: Uol

Sabe qual a forma que seu corpo tem de se proteger de qualquer alteração que apareça na garganta ou nas vias respiratórias? Tossindo. Isso porque, o ar é empurrado com muita força, sendo capaz de mover qualquer coisa que esteja presa. Portanto, para retirar uma espinha de peixe da garganta, tente tossir.

Continua após a publicidade

Comer arroz ou pão

Espinha de peixe na garganta - Como lidar com esse problema?
Fonte: Uol

Assim como a banana, o pão também pode grudar na espinha e empurrá-la até o estômago. Para que essa técnica seja mais eficiente, mergulhe o pedaço de pão no leite e depois faça uma bolinha, de uma forma que dê pra engolir inteira, com ele.

Além disso, batata ou arroz bem cozido também conseguem obter o mesmo resultado. Mesmo sendo moles, eles grudam e te ajudam a não engasgar com a espinha de peixe.

Marshmallows

Espinha de peixe na garganta - Como lidar com esse problema?
Fonte: Tricurioso

Engasgar com a espinha de peixe é ruim, mas existe uma forma bem gostosa de acabar com o problema. Assim como todos os outros alimentos citados anteriormente, o marshmallow tem uma viscosidade diferente. Ou seja, ao passar pela garganta, ele leva a espinha de peixe com ele.

Sal e água

Fonte: Olhardigital

A água não é tão eficiente para fazer a espinha descer como o azeite. Contudo, somada com o sal, ela acaba ganhando uma função extra. Além de empurrar a espinha para o estômago, a mistura também ajuda a prevenir qualquer risco de infecção que possa aparecer na garganta, porque é cicatrizante.

Continua após a publicidade

Vinagre

Fonte: Ig

Por fim, assim como a água e sal, o vinagre tem uma função diferente das outras dicas para tirar a espinha de peixe da garganta. O vinagre ajuda a dissolver a espinha, ao invés de só empurrá-la para baixo. Enfim, faça um gargarejo com vinagre e água e depois engula a mistura.

O que não fazer quando se tem uma espinha de peixe na garganta

Fonte: Msdmanuals

Assim como existem dicas do que fazer para tirar a espinha de peixe da garganta, também existem dicas do que não fazer. Em primeiro lugar, não tente retirar a espinha com as mãos ou com outros objetos. Isso pode acabar ferindo o esôfago, trazendo mais dores e riscos de infecção.

Além disso, a manobra de Heimlich ou palmadas nas costas também não ajudam. Aliás, atrapalham. Isso pode acabar trazendo mais prejuízos para a mucosa. E por fim, alimentos duros não ajudam a empurrar a espinha como a banana e outras comidas da lista acima.

O problema é que comidas mais duras podem acabar quebrando a espinha, fazendo com que ela se aloje ainda mais fundo na garganta. Ou seja, deixaria o trabalho de removê-la ainda mais difícil.

Continua após a publicidade

Quando uma pessoa com espinha de peixe na garganta precisa ir ao médico

Fonte: Onacional

Primeiramente, a visita ao médico é praticamente obrigatória se a pessoa que tiver engasgada com espinha de peixe for uma criança. Outros casos em que médicos são necessários podem ser:

  • Se nenhuma técnica na lista acima tiver funcionado;
  • Caso a pessoa esteja sentindo muita dor;
  • Quando existe dificuldade para respirar;
  • Se houver muito sangramento;
  • Caso a espinha fique presa por muito tempo sem sair;
  • E por fim, se não tiver certeza que conseguiu remover a espinha.

Aliás, é importante citar que a remoção da espinha de peixe feita por médicos é com uma pinça especial. Portanto, se o caso for muito complicado, a pessoa poderá passar por uma pequena cirurgia. Entretanto, em alguns casos não existe necessidade de cortes na pele.

E depois que a espinha de peixe sair?

Fonte: Greenme

Em alguns casos, mesmo depois de visitar um médico, a pessoa ainda tem a sensação de que a espinha de peixe ainda está na garganta. Mas calma, isso é normal e temporário. Para aliviar essa sensação, um banho morno pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a garganta.

Além disso, evite comidas pesadas no dia. Coma, por exemplo, mingau de aveia. E por fim, faça gargarejo com algum antisséptico. Isso vai ajudar a evitar que a garganta se inflame.

Continua após a publicidade

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Dor de garganta: 10 remédios caseiros para curar sua garganta

Imagens: Noticiasaominuto, Uol, Tricurioso, Noticiasaominuto, Uol, Olhardigital, Ig, Msdmanuals, Onacional, Uol e Greenme

Fontes: Newsner, Incrivel, Tuasaude e Gastrica

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você