Notícias

Esquerdista Gabriel Boric vence eleições no Chile e é o novo presidente

Com ideias contrárias a de Kast, o ex-líder estudantil venceu como o presidente eleito mais jovem da história das eleições no Chile.

O candidato esquerdista, Gabriel Boric, de 35 anos, foi eleito ontem (19) como o novo presidente nas eleições no Chile. Sendo assim, a decisão foi após a contagem de votos do segundo turno.

O político disputava o cargo contra o candidato de direita, José Antonio Kast, que confessou pelo Twitter antes da divulgação da contagem de votos: “Acabei de falar com Gabriel Boric e o parabenizei por sua grande vitória. A partir de hoje ele é o presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. O Chile sempre vem em primeiro lugar”.

Além disso, o público já esperava essa conclusão já que 83% das urnas já tinham sido apuradas. Por isso, com esse percentual estava 55,52% a favor de Gabriel Boric e 44,48% votos positivos para o Kast. Vale lembrar que José Antonio venceu o primeiro turno no último mês.

Sobre Gabriel Boric

Continua após a publicidade

Agora que as eleições no Chile terminaram, Gabriel Boric deve assumir o cargo em março do próximo ano. De acordo com o atual presidente do País, Sebastián Piñera, a expectativa é de que Gabriel tenha um bom governo. Jose Antonio, portanto, defendia declaradamente a ditadura militar de Augusto Pinochet e venceu o primeiro turno.

No entanto, com ideias contrárias a de Kast, o ex-líder estudantil de esquerda venceu como o presidente eleito mais jovem da história das eleições no Chile. Ademais, também é o primeiro a retornar às urnas após não vencer na primeira disputa.

Continua após a publicidade

Propostas

Esquerdista, Gabriel Boric, vence eleições no Chile e é o novo presidente

Durante a campanha, Gabriel Boric ressaltou e levantou bandeiras que eram ideias contrárias aos de Kast como, por exemplo, o casamento gay, aborto e a realização da Assembleia Constituinte. Sendo assim, ex-líder estudantil de esquerda se declara como ateu. Porém, em muitos de seus discursos ressalta a importância da fé e o respeito em relação a bíblia.

Continua após a publicidade

É importante dizer também que Boric ficou famoso como “socialdemocrata” após consultar os ex-presidentes Ricardo Lagos e Michelle Bachelet. A dupla governou o Chile por aproximadamente 20 anos depois da saída do ditador Augusto Pinochet, em 1990.

Confira também sobre Nomes similares provocam conflito entre a Coca-Cola e a Coca-Pola!

Próxima página »

Escolhidas para você