Notícias

Nomes similares provocam conflito entre a Coca-Cola e a Coca-Pola

Apesar da discrepância nos tipos de produtos entre as empresas, apenas os nomes são similares. Ou seja, Coca-Cola e Coca Pola.

A cerveja Coca Pola foi uma bebida feita pelos indígenas colombianos. Sendo assim, para criá-la foi necessário o uso da folha de coca. Dessa forma, foi quase uma afronta para a Coca-Cola. Porém, antes de chegar nesse feito foi preciso passar por uma série de procedimentos.

Portanto, a visão de fazer bebidas com as folhas de coca começou quando a fundadora da Coca Nasa, na Colômbia, Fabiola Piñacué, estava na faculdade em Bogotá, em 1990.

Mas foi só em 2005 que Fabiola conseguiu colocar sua ideia em prática. Por isso, produziu a bebida energética, Coca Sek. Em seguida, veio o conhaque Wallinde, a Coca Libre, que era uma mistura da Sek com o Wallinde, o licor Coca Ron e só então chegou a cerveja Coca Pola.

Lançamento da Coca Pola

Continua após a publicidade

Depois de 25 anos a Coca Pola se apresentou como cerveja 100% artesanal. Sendo assim, a venda da bebida não é feita de forma massiva. Já os outros produtos, por exemplo, são vendidos em grandes quantidades. A Coca Nasa possui somente 15 funcionários.

No entanto, de acordo com a fundadora da empresa, a Coca-Cola sente uma ameaça por conta da semelhança entre os nomes. Contudo, Fabiola afirma que não há plágio, já que a folha de coca é uma herança indígena de seu povo na Colômbia.

O refrigerante possui esse nome devido a extração de folhas de coca feita pelo criador e químico John Pemberton. Por isso, ele as misturou em xarope de açúcar. No fim do século 19, era comum a junção da folha em vinho como um tônico. Porém, ao misturar com uma simples bebida doce, Pemberton não precisava se preocupar com as leis locais em relação a venda de bebidas alcoólicas.

Conflito com a Coca-Cola

Nomes similares provocam conflito entre a Coca-Cola e a Coca-Pola

Continua após a publicidade

Apesar da discrepância nos tipos de produtos entre as empresas, apenas os nomes são similares. Ou seja, Coca-Cola e Coca Pola. No começo de dezembro deste ano, advogados que representam a empresa de refrigerante na Colômbia apresentaram uma ação judicial contra os produtos da companhia local.

Sendo assim, a Coca-Cola exige que a empresa concorrente desista permanentemente de usar o nome Coca Pola ou qualquer termo semelhante que possa ser confundido entre as marcas comerciais. Além disso, possui um prazo de 10 dias úteis para dar um retorno. A Coca Nasa, portanto, diz que vai a julgamento porque não irá retirar o nome. 

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Coca Nasa recebe uma ação judicial feita pela Coca-Cola. O caso aconteceu em 2007 depois do lançamento da Coca Sek. No entanto, a ação foi indeferida pelas autoridades.

 Leia também sobre Albert Einstein foi alvo de cientistas nazistas que trouxeram ideias racistas!

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você