Esse desafio está dividindo a web. Você consegue resolver?

A internet é uma “terra fértil” quando o assunto são desafios, independe da natureza deles, não é mesmo? Bons exemplos disso são o desafio do panda (escondido em todos os lugares possíveis), que viralizaram na internet há alguns meses, e o desafio matemático que só crianças de 6 anos conseguem responder corretamente. Lembra?

Mas esses não são os únicos assuntos polêmicos que fazem as pessoas perderem um tempão, nas redes sociais, “quebrando a cabeça”. Um novo desafio matemático, aliás, já está rolando por aí e dividindo opiniões.

O mais engraçado de tudo é que o tal desafio do momento é com inocentes e enigmáticas frutas. Isso mesmo, como nas continhas que a professora do primário ensinava, usando maçãs e bananas, lembra? Só que dessa vez o negócio é um pouco mais complicado, quer ver?

1

Bom, como a imagem mesmo deixou claro, apesar de ser um continha com frutas, o resultado não é assim, tão óbvio. Aliás, você sabe qual o resultado final desse desafio?

Resolvendo o desafio

Se você respondeu 16 ou 15, acredite, está ERRADO. Quer saber porquê? Então vamos começar a resolver a conta enigmática do início.

Se a soma de três maçãs é 30, cada maçã vale 10. Agora, olhando para a próxima linha, podemos ver que o resultado é 18. Logo, podemos dizer que cada cacho de banana vale 4, já que os 10 da maçã, mais 4 de cada uma das bananas é 18.

Por sua vez, o coco vale 2, já que um cacho de banana, que vale 4; menos um coco, que vale 2, é igual a 2. Conseguiu acompanhar?

O desafio final

 

Agora sim, chegamos ao clímax do desafio. Na última linha da conta temos: cocos, mais uma maçã, mais um cacho de bananas. Como já dissemos, o resultado final não vai ser 16. Por quê?

2

Se você olhar atentamente para a última das equações vai notar que, ao invés de dois cocos, como antes, agora aparece apenas um. Além disso, o cacho de bananas tem uma fruta a menos.

Assim, a gente acredita que o resultado seja a soma de um coco, que vale 1; a maçã, que continua valendo 10; e o cacho de banana com uma banana a menos, que vale 3. No final, então, o resultado é 14.

Fala sério, você tinha pensado nessa possibilidade?

Fonte: Revista Galileu