Curiosidades

Por que algumas pessoas tem o umbigo projetado ou profundo?

No geral, o umbigo é uma formação natural de uma cicatriz na barriga posterior à queda do cordão umbilical logo depois do parto do bebê.

Em primeiro lugar, o umbigo é uma cicatriz resultante da queda fisiológica natural do cordão umbilical na barriga. Nesse sentido, costuma manifestar-se como uma depressão na pele. Porém, por ser uma cicatriz tende a diferenciar irmãos gêmeos porque não surge geneticamente.

A princípio, a palavra umbigo parte do latim umbilicus, diminutivo de umbo, significando saliência arredondada em uma superfície. Curiosamente, registrou-se a expressão pela primeira vez em um documento oficial em 1563. Ademais, cabe ressaltar que todos os mamíferos placentários apresentam essa cicatriz.

No geral, os seres humanos tendem a perder o cordão umbilical resultante do parto entre uma a duas semanas após o nascimento. Logo em seguida, forma-se o umbigo no bebê. Por outro lado, compreende-se como uma região de grande sensibilidade.

Umbigo: por que algumas pessoas tem ele projetado ou profundo?
Fonte: Segredos do Mundo

Como seu umbigo se forma?

Você deve saber que o umbigo nada mais é que o resultado da cicatrização do rompimento do cordão umbilical na hora do parto. Os médicos ou a parteira costuram cortar o cordão, que servia para alimentar o bebê dentro da barriga da mãe, e  que passa a não servir mais para nada depois do nascimento.

Continua após a publicidade

Esse pedacinho que fica colado à barriguinha do bebê é curado durante algumas semanas, em casa, e acaba secando e caindo. Depois disso, o que fica é o umbigo, em versão menor, mas já do jeito que você tem agora.

E o formato?

Mas, ao contrário do que você possa estar pensando, não são os cuidados com a cicatrização que vão determinar o formato do umbigo de uma pessoa. Na verdade, o que faz com que o umbigo seja profundo ou projetado costuma ser a quantidade de tecido cicatricial neste local do corpo.

Continua após a publicidade

No caso das pessoas com umbigo projetado, essa quantidade de tecido é maior. Aliás, esse é um caso mais raro. Os umbigos profundos são os mais comuns por aí.

Umbigo: por que algumas pessoas tem a cicatriz projetado ou profundo?
Fonte: Segredos do Mundo

Hérnia umbilical

Embora seja mais raro, os especialistas explicam que existe também um segundo motivo que pode fazer com que o umbigo tenha a forma natural alterada: a hérnia umbilical.

Continua após a publicidade

Nesse caso, os músculos do estomago do bebê, que ainda não estão fundidos, acaba formando uma espécie de pico, que podem acabar sendo projetado através da fibra muscular.

Esse problema costuma se resolver em 1 ano, em média, mas se a hérnia não se solucionar em 4 anos é preciso uma cirurgia. Isso, por sua vez, costuma deformar o formato do umbigo.

E você, caro leitor, está satisfeito com o formato do seu? Você já pensou em alterá-lo alguma vez? Há quem diga que, nos Estados Unidos, essa cirurgia reparadora é bem comum e mais de 2 mil casos são registrados por ano. Dá para acreditar?

E aí, aprendeu sobre o umbigo? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você