Ciência & Tecnologia

Primavera – O que é, início e fim, características da Primavera no Brasil

A primavera traz consigo um clima mais ameno, além da diversidade de flores e cores. Saiba mais sobre os aspectos principais da estação.

Por Emilly Viana

-

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. Considerada por muitos como a mais bela época do ano, é na primavera que a maior parte da flora se desabrocha, fazendo com que, de modo geral, a paisagem fique mais viva e agradável. Por esta razão, o período primaveril também é sinônimo de juventude, fertilidade e novidade e renascimento.

Além disso, a ‘estação das flores’ é conhecida pela maior atenção das pessoas para com seus jardins e as plantas que o compõem. Com isso, campo e cidade apresentam belezas naturais singulares, muitas vezes vistas apenas nesta época do ano.

Por tratar-se de um período de transição entre temperaturas mais baixas (inverno) e temperaturas elevadas (verão), o clima certamente é mais ameno quando comparado ao resto do ano.

Início da Primavera

Primavera, a estação da fertilidade, das chuvas e das cores

Assim como nas outras estações, o início da primavera depende do local do globo em que você se encontra. No hemisfério sul, onde o Brasil está localizado, esta estação começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro.

Já para quem vive no Hemisfério Norte, é possível desfrutar das belezas da primavera partir do dia 22 de março. Em 21 de junho, porém, a primavera dá o seu adeus neste lado do planeta para a chegada do verão.

Fenômenos da natureza

A primavera, enquanto estação do ano, ocorre devido ao movimento de translação da Terra. Com efeito, a translação nada mais é que a volta que o planeta realiza em torno do sol.

Primavera, a estação da fertilidade, das chuvas e das cores
Movimento de translação é responsável pelas características de cada estação

Com isso, há variação de energia solar nos vários pontos do planeta ao longo de um ano. Essa variação acaba provocando uma diferenciação nas temperaturas, o que confere a cada estação suas peculiaridades quanto a fatores climáticos, como índices pluviométricos e umidade do ar.

Características

Primavera, a estação da fertilidade, das chuvas e das cores

Portanto, a principal característica da primavera é o reflorescimento da flora. Em vista disso, esse período é marcado pelas belas paisagens, com grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, hortênsias, lírios e outras.

No entanto, é importante ressaltar que as estações são bem definidas, como nos filmes em que a transição entre inverno e primavera é bastante nítida, apenas em alguns lugares. São eles a Zona Temperada do Norte, localizada entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer, e na Zona Temperada do Norte, que fica entre o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Capricórnio.

Outra característica da estação é a duração do dia e da noite. Como o início do período é marcado pelo equinócio de primavera, no qual o sol incide sobre os dois hemisférios ao mesmo tempo, dias e noites têm duração semelhantes.

Primavera brasileira

Primavera, a estação da fertilidade, das chuvas e das cores
Primavera na cidade de Curitiba, no Paraná

No Brasil, a primavera provoca alterações nos regimes pluviométricos e nas temperaturas de forma considerável. É nesta época que, após o longo período de seca no inverno, as chuvas começam a chegar em boa parte do país. As pancadas ocorrem, sobretudo, no fim da tarde, devido a intensificação do calor e da umidade, típicos da estação.

No sul, porém, as mudanças primaveris são quase imperceptíveis. Enquanto isso, no nordeste do país, a seca persiste. Logo, a região mais atingida com o calor e a umidade da primavera é o Centro-Sul, embora as massas de ar frio não sejam incomuns ao longo da estação.

Por certo, as temperaturas aumentam gradualmente da mesma forma que as águas do mar também se aquecem cada vez mais.

Flores da época

Primavera, a estação da fertilidade, das chuvas e das cores
A gérbera é uma das flores que desabrocham na primavera

Confira as principais flores que desabrocham com o início da primavera:

  • Amélia;
  • Girassol;
  • Lírio;
  • Jasmim;
  • Margarida;
  • Orquídeas;
  • Rosas;
  • Gérberas.

Achou esse artigo interessante? Leia também Tudo sobre o solstício, como, quando e porque ele ocorre.

Fontes: Escola Kids, InfoEscola, Brasil Escola e Flores e Flores.

Fontes de Imagem: Nossa Ciência, Pixabay, À Moda do Porto, Escola Kids, Alto Astral e Flores e Flores.

Próxima página »

Escolhidas para você