Estas serão as 10 maiores cidades do mundo em 2030 – e nenhuma delas está nos EUA ou na Europa

A população humana está crescendo a um ritmo alarmante. Em 2050, haverá quase 10 bilhões de pessoas no planeta. Nós ouvimos isso há anos, mas onde está ocorrendo todo esse crescimento? Quais serão as maiores cidades nesse futuro não tão distante?

Hoje, Tóquio é a cidade mais populosa do mundo, com cerca de 38 milhões de habitantes. A cidade de Nova York também está no “top 10”, com quase 8,5 milhões de pessoas. Mas nas próximas três décadas, isso vai mudar.

Enquanto o crescimento populacional nos EUA e Europa estagnará, o número de pessoas que vivem no Oriente Médio, Ásia e África vai aumentar assustadoramente.

Em 2030, estas serão as novas 10 maiores cidades do mundo:

10. Cidade do México, México: 23,9 milhões de pessoas

Alfredo Estrella/AFP/File

Pessoas participando da “Caminhada Zombie” no Monumento da Revolução na Cidade do México.

9. Lagos, Nigéria: 24,2 milhões de pessoas

REUTERS / Akintunde Akinleye

Aglomeração de pessoa em uma rua no distrito comercial central na capital comercial da Nigéria, Lagos, antes do Natal, em 23 de dezembro de 2016.

8. Cairo, Egito: 24,5 milhões de pessoas

REUTERS / Amr Abdallah Dalsh

Manifestantes anti-governo participam das preces de sexta-feira na Praça Tahrir, no Cairo, em 4 de fevereiro de 2011.

7. Karachi, Paquistão: 24,8 milhões de pessoas

Akhtar Soomro / REUTERS

Integrantes do partido político Paquistão Tehreek-e-Insaf participam de uma manifestação perto do mausoléu de Mohammad Ali Jinnah em Karachi, no Paquistão, em 25 de dezembro de 2011.

6. Daca, Bangladesh: 27,4 milhões de pessoas

Ashikur Rahman / REUTERS

Pessoas se aglomeram em cima de um trem que entra na estação ferroviária do aeroporto de Dhaka, em 24 de setembro de 2015, quando milhares de muçulmanos de Bangladesh comemoram o Eid-al-Adha.

5. Pequim, China: 27,7 milhões de pessoas

REUTERS / Rolex Dela Pena / Pool

Multidão lançam balões durante um desfile militar, marcando o 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, na Praça Tiananmen em Pequim, na China, em 3 de setembro de 2015.

4. Mumbai, Índia: 27,8 milhões de pessoas

Siddiqui Dinamarquês / REUTERS

Devotos tentam formar uma pirâmide humana para quebrar uma panela de barro, durante as comemorações que marcam o festival hindu de Janmashtami em Mumbai, em 10 de agosto de 2012.

3. Xangai, China: 30,8 milhões de pessoas

REUTERS / Aly Song

As bandeiras nacionais chinesas são expostas ao longo de toda Nanjing Pedestrian Road, uma área comercial principal, em um feriado nacional de Xangai em 4 de outubro de 2014.

2. Delhi, Índia: 36,1 milhões de pessoas

Adnan Abidi / REUTERS

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, faz yoga com uma multidão, para marcar o Dia Internacional do Yoga, em Nova Deli, na Índia, em 21 de junho de 2015.

1. Tóquio, Japão: 37,2 milhões de pessoas

REUTERS / Kyodo

Pessoas seguram cartazes para protestar contra o projeto de segurança do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, do lado de fora do parlamento, em Tóquio, em 30 de agosto de 2015.

The Global Cities Institute estima que Kinshasa, na República Democrática do Congo, será a cidade mais populosa do mundo até 2075, e que, até 2100, será superada pelos 88 milhões de futuros moradores de Lagos, Nigéria.

 

Fonte: Business Insider
Imagens: Reprodução