Curiosidades

ET Bilu – Origem e repercussão do personagem + outros memes da época

Popularizado em 2010 por espalhar sua mensagem de busca de conhecimento na TV aberta, o ET Bilu é apontado como farsa por ufólogos.

Atualizado em 25/08/2020

O ET Bilu se tornou um fenômeno nacional depois de enviar uma famosa mensagem, em rede nacional, para os brasileiros: “busquem conhecimento”.

O episódio aconteceu depois que Urandir Fernandes de Oliveira abriu a comunidade Projeto Portal, no município de Corguinho (MS), para supostamente provar a existência de um ser alienígena.

Também conhecido como Cidade Zigurats, o Projeto reúne seguidores de Urandir. Entre as lições pregadas por ele, está a mensagem de conhecimento espalhada pelo ET Bilu.

ET Bilu na Televisão

A primeira aparição do alienígena na TV aconteceu em 2010, no programa CQC – Custe o que Custar. Na ocasião, o repórter Danilo Gentili foi enviado para a comunidade para entrevistar o ET Bilu.

As imagens registradas por uma câmera de infravermelho, entretanto, revelavam apenas uma figura com fisionomia humana e de máscara no meio da mata. Além disso, a equipe do CQC também questionou e destacou que Urandir sempre desaparecia quando o ET começava a falar com a multidão no matagal.

Porém, as imagens em infravermelho foram feitas sem o consentimento dos representantes do Projeto Portal.

Projeto Portal

ET Bilu - origem do personagem, repercussão e outros memes da época
Campo Grande News

Entre as crenças do Projeto Portal está a teoria da Terra convexa, e não redonda. Mas isso não significa que a crença é bem aceita por todos os membros do grupo.

Isso porque os terraplanistas da comunidade são muito ligados à religião e não aceitam a relação com o ET Bilu. Para os religiosos, o ET estaria ligado ao demônio ou poderia até mesmo ser uma farsa.

As definições sobre o ET também são controversas. Algumas informações sobre Bilu afirmam que ele teria cerca de 1,70 m de altura. Por outro lado, o próprio Urandir defende que o alien é mais baixo, com cerca de 1,40.

Controvérsias

ET Bilu - origem do personagem, repercussão e outros memes da época
Blog da Floresta

Em 2009, Urandir foi acusado de estelionato, falsidade ideológica, curandeirismo e charlatanismo. Ele estaria utilizando o projeto e a Associação Dakila de Pesquisas para manter a prática.

Apesar disso, o criador do ET Bilu não deixa de ganhar reconhecimento. Nascido no interior de São Paulo, em 2019, ele foi condecorado com o título de cidadão campo-grandense pela câmara de vereadores da cidade.

Anteriormente, ele já havia sido homenageado com uma Moção de Congratulação por pesquisas nas áreas de Matemática, Física, Biologia, Geografia, Paleontologia e Astronomia. Nenhuma prova para os estudos foi apresentada.

As homenagens receberam notas de repúdio da prefeitura de Jataí (Goiás) e da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU).

Em mais de uma oportunidade, a Revista UFO destacou a falta de credibilidade científica de Urandir, enquanto a Revista IstoÉ apresentou relatos de pessoas que constataram farsas em seus projetos e decidiram abandoná-lo.

Memes contemporâneos do ET Bilu

ET Bilu - origem do personagem, repercussão e outros memes da época
Polygon

Restart: logo após o cancelamento de uma sessão de autógrafos com a banda, fãs deram entrevistas marcadas por frases como “vou xingar muito no Twitter” e “puta falta de sacanagem”.

Trololó: o cantor russo Eduard Khil improvisa ao cantar uma letra censurada durante a Guerra Fria, criando uma versão transformada em meme.

Luisa Marilac: esbanjando em sua piscina ao lado de bons drinks, a personagem eternizou o bordão “teve boatos que eu ainda estava na pior”.

Morre Diabo: depois de ser condenado por matar a mãe, um homem dá entrevista com frases inesperadas como “o microfone para mim é tudo” e “morre, diabo”.

Rage Comics: os desenhos simples e exagerados surgiram no 4chan e passaram a estampar praticamente todas as conversas online da época.

Sou Foda: o funk do grupo Avassaladores fez sucesso no país todo e ganhou versões remix surpreendentes.

Cala Boca Galvão:  durante a Copa do Mundo, a frase popularizada no Twitter foi ligada a uma falsa campanha de preservação de aves.

Polvo Paul: ainda no clima de Copa, o polvo ficou famoso depois de acertar os resultados dos jogos com seus palpites certeiros.

Larissa Riquelme: a modelo paraguaia foi considerada musa da torcida da Copa, após chamar a atenção por seus atributos físicos.

Fontes: Wiki News, Mídia Max, Época, ND Mais

Imagens: Polygon, Blog da Floresta, Campo Grande News, Brazil UFO