Curiosidades

Expressões faciais – Como funcionam, funções e características

As expressões faciais representam apenas uma emoção ou sentimento? Por que outras áreas além da ciência, estão interessadas nisso?

A alegria, a tristeza, o nojo e o medo, são alguns sentimentos traduzidos por expressões faciais universais que refletem as emoções dos seres humanos. Para ilustrar, vamos pensar em qual emoji usaríamos em uma conversa virtual para expressar a repulsa por alguma coisa. Certamente, seria aquela carinha com olhos estreitados, nariz enrugado e lábios distorcidos de forma assimétrica.

Essas, são as mesmas expressões que podemos reconhecer em bebês recém-nascidos e até mesmo nos pets, e estão diretamente ligadas as emoções que queremos transmitir aos outros. Dessa forma, as emoções não são apenas reações a estímulos, elas surgem por meio de mecanismos e se externam devido a comandos enviados pelo cérebro.

Lá em 1872, Charles Darwin escreveu em seu livro a Expressão das Emoções no Homem e nos Animais que “as expressões faciais das emoções são universais, e não mudam de cultura para cultura”. Mas essa afirmação, tem dividido opiniões no meio científico.

Fonte: Freepik

Outro pesquisador famoso que ganhou destaque ao estudar o assunto foi o psicólogo Paul Ekman. Ele foi autor de uma pesquisa sobre o reconhecimento de emoções na década de 1960. Aliás, nesse experimento, ele chegou a conclusão que existem ao menos seis expressões faciais universais, isto é, comuns do Ocidente ao Oriente. Confira logo abaixo, quais são elas.

Continua após a publicidade

As expressões faciais são confiáveis?

Diversos estudos sugerem que as expressões faciais podem não ser o reflexo confiável daquilo que realmente sentimos, como aprendemos desde a infância. Conforme esses estudos, cientistas chegaram a conclusão que ‘nunca devemos confiar totalmente no rosto de uma pessoa’.

Além disso, hoje em dia, a tecnologia é bastante usada para reconhecer os movimentos dos músculos faciais e identificar a real emoção que eles estão transmitindo.

Expressões faciais universais

1. Alegria/Felicidade

Esta é a primeira da lista de expressões faciais universais. Geralmente, a expressão de felicidade é marcada por bochechas arqueadas, olhos arregalados, sobrancelhas levantadas, marquinhas enrugadas ao redor dos olhos, formando ‘pés de galinha‘ e boca aberta.

felicidade uma das emoções
Fonte: Unsplash

2. Nojo/Repulsa

A repulsa é expressa com nariz enrugado, lábio inferior voltado para baixo, lábio superior levantado, lábios protuberantes e boca aberta. Essa emoção está geralmente ligada a coisas que não são higiênicas, não são comestíveis ou agradáveis.

Continua após a publicidade
emoções de repulsa
Fonte: Unsplash

3. Medo

A expressão de medo é caracterizada por levantar as sobrancelhas, abrir levemente a boca e arregalar os olhos, assim como é expressado na raiva, por exemplo.

expressões faciais medo
Fonte: Unsplash

4. Raiva

A raiva também é uma das expressões faciais universais. Ao sentir raiva é comum curvar as sobrancelhas, pressionar os lábios com firmeza e arregalar os olhos.

sentimento raiva expressões faciais universais
Fonte: Unsplash

5. Surpresa

Quem é surpreendido tende a arquear as sobrancelhas, abrir bem os olhos e baixar o queixo, além de manter a cabeça bem erguida.

emoção e surpresa
Fonte: Unsplash

6. Tristeza

Por fim, temos a tristeza. Ao contrário da felicidade a tristeza é marcada por uma expressão facial onde é comum abaixar os cantos da boca e levantar a parte interna das sobrancelhas. Além disso, ao contrário do estado de surpresa, geralmente quem está triste, mantém a cabeça abaixada e uma postura introvertida.

Continua após a publicidade
sentimentos e expressões universais
Fonte: Unsplash

Existe diferença de expressões faciais de homens e mulheres?

Não é segredo que as diferenças entre homens e mulheres são caracterizadas por estereótipos. Mas quando se trata de emoções, a forma de expressar deveria ser basicamente a mesma entre os dois gêneros. O que acontece é que as mulheres são mais estimuladas a expressar seus sentimentos, enquanto os homens tendem a ter maior controle emocional.

Relação com o Neuromarketing

Por fim, com a ascensão da tecnologia, pesquisadores da área de computação estão trabalhando com expressões faciais universais para causar interações mais naturais entre humanos e máquinas. Neste sentido, a ideia é fazer com que os dispositivos tecnológicos sejam emocionalmente inteligentes, ou seja, que os seus sensores permitam uma resposta mais ‘humana’ quando requisitados.

Do mesmo modo, e usando essa premissa, o neuromarketing envolve o tema”economia da emoção”. Em outras palavras, o foco das empresas é entender o comportamento e as emoções do seu público-alvo para cada vez mais direcionar estratégias de vendas, algoritmos e publicidade de forma mais assertiva.

Além disso, esse impacto destinado a criar experiências personalizadas, por meio do estudo das nossas emoções, também poderá fornecer dados que podem ser usados para manipular os nossos desejos, criar sentimentos e até mesmo as influenciar nossas decisões de compra.

Continua após a publicidade

Enfim, gostou de conhecer um pouco sobre as expressões faciais, emoções e sentimentos? Então, que tal dar um conferida em: Como ler expressões faciais e saber o que as pessoas pensam

Fontes: BBC, UolAbril.

Fotos: Pexels, Unsplash e Pinterest.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você