Creepypasta

Faces de Bélmez: fenômeno sobrenatural no sul da Espanha

Em 1971, o aparecimento de rostos no chão de uma cozinha humilde transformou uma cidade de Jaén no centro da Paranormalidade Ibérica.

As Faces de Bélmez é um suposto fenômeno paranormal de uma casa particular no sul da Espanha que começou em 1971, quando moradores afirmaram que imagens de rostos apareceram no chão de cimento da casa. Essas imagens foram se formando e desaparecendo continuamente no chão da residência.

O que, segundo alguns, eram simples manchas no solo atraiu a atenção da imprensa e dos investigadores da época até se tornar o fenômeno paranormal mais conhecido na Espanha.

História das faces de Bélmez

Dizem que, em agosto de 1971, María Gómez Cámara, moradora da cidade andaluza de Bélmez de la Moraleda, correu para contar a seus vizinhos que havia encontrado uma mancha em forma de rosto humano no chão de cimento de sua cozinha.

A casa encheu-se de curiosos nos dias seguintes, até ao momento em que um dos filhos de Maria, compreensivelmente farto, destruiu a mancha com uma picareta.

Continua após a publicidade

Mas eis que, no mês de setembro, outra mancha apareceu exatamente no mesmo piso de cimento, o rosto mais conhecido de todos os vistos em Bélmez, conhecido como La Pava, que ainda está preservado.

Dias depois, o caso saltou para a imprensa devido ao número de pessoas que vieram a Bélmez para admirar o fenómeno. Assim, a família permitiu o acesso à cozinha e vendeu fotografias de la Pava a dez pesetas por unidade.

Parecer paranormal

Diante de tudo isso, hoje existem duas posições opostas muito claras. Por um lado, há estudiosos que afirmam que a aparição é um processo paranormal; e por outro lado encontramos outros pesquisadores que não hesitam em classificar os rostos de Bélmez como uma fraude total.

Assim, do lado paranormal, várias hipóteses surgiram do suposto fenômeno na Espanha. Um deles propôs que o endereço ficasse em um antigo cemitério, baseado em psicofonias.

Continua após a publicidade

Ainda mais assustador, foi dito que esses rostos podem ter vindo das pessoas enterradas lá. Houve até rumores de que os rostos pertenciam aos parentes de María, que morreram durante a Guerra Civil. Contudo, nada disso foi verificado.

Devido à grande cobertura que foi dada ao caso, alguns dos rostos de Bélmez foram extraídos e preservados para sua investigação.

Porém, nenhum relatório foi conclusivo. Tanto que até hoje ainda se discute se isso era realmente um fenômeno paranormal ou uma implausibilidade.

Parecer cético

Por sua vez, os que rejeitam as teorias espíritas sugerem que a teleplastia pode ter sido pintada com nitrato e cloreto de prata, ou que o cimento, em reação à umidade, pode ser a causa da pigmentação.

Continua após a publicidade

Sem dúvida, os rostos de Bélmez foram o fenômeno mais importante do século XX na Espanha. Real ou fictícia, a ocorrência atraiu ao município de Bélmez um bom número de turistas de qualquer ponto geográfico, como nunca havia acontecido antes.

Fontes: G1, Megacurioso

Leia também:

Paranormalidade – O que é, curiosidades e será que a ciência explica

Continua após a publicidade

Atividade Paranormal, qual a ordem cronológica correta para assistir?

Pseudociência, saiba o que é e quais seus riscos

Castelo Houska: conheça a história do “portão do inferno”

Triângulo de Bennington: onde fica o misterioso local que engole pessoas?

Continua após a publicidade

Fantasmas – Fenômenos ligados às assombrações explicados pela ciência

Próxima página »

Escolhidas para você