Curiosidades

30 fatos curiosos e divertidos sobre a cidade de São Paulo

São Paulo tem 18 milhões de habitantes e é a terceira maior cidade do mundo, veja as principais curiosidades sobre essa cidade a seguir.

São Paulo é a maior cidade do Brasil e está localizada na Região Sudeste do país. Em julho de 2020, a população de São Paulo era de cerca de 12.200.000 pessoas. Assim, é a cidade mais populosa do Hemisfério Ocidental e do Hemisfério Sul e a 12ª cidade mais populosa do mundo.

A cidade cobre uma área total de 1.521 quilômetros quadrados e fica a uma altitude média de cerca de 800 metros acima do nível do mar. Além disso, possui inúmeras instituições culturais e uma rica tradição arquitetônica. Veja algumas curiosidades fascinantes sobre São Paulo a seguir.

30 fatos curiosos e divertidos sobre a cidade de São Paulo

1. Maior destino turístico do país

São Paulo é o maior destino turístico do Brasil, com cerca de 14 milhões de turistas ao ano.

2. A Avenida Paulista recebe 1,5 milhão de pessoas diariamente

A Avenida Paulista é uma das avenidas mais importantes de São Paulo, Brasil. Em suma, ela se estende por 2,8 quilômetros e vai de noroeste a sudeste. As sedes de um grande número de instituições financeiras e culturais estão localizadas na Avenida Paulista.

Como símbolo do centro do poder econômico e político de São Paulo, tem sido o ponto focal de inúmeros protestos políticos desde 1929 até o século XXI.

3. Berço de cultura e arte

A cidade de São Paulo possui a maior oferta cultural da América do Sul, com 110 museus, 40 centros culturais, 80 bibliotecas, 280 salas de cinema e 160 teatros.

Continua após a publicidade

4. Maior plantação de café

São Paulo possui uma das maiores plantações de café do país. Aliás, o instituto biológico da Vila Mariana possui mais de 1.500 pés de café.

5. Maior oferta hoteleira do continente

A cidade possui a maior oferta de hoteleira da América do Sul, com 42 mil quartos em 410 hotéis.

6. São Paulo é literalmente a cidade da pizza

Com a maior comunidade italiana do país, a cidade possui mais de 6.000 pizzarias que produzem mais de 1.000.000 de pizzas por dia ou 720 por minuto, com faturamento de cerca de R$ 4 bilhões por ano. Portanto, está claro que a pizza é uma das comidas preferidas de qualquer paulista.

7. São Paulo é a cidade mais diversa do país

São Paulo é a maior cidade japonesa, libanesa e italiana fora de seus países de origem. Aliás, mais descendentes de japoneses vivem em São Paulo do que em qualquer outra cidade fora do Japão.

8. Possui o maior número de helicópteros do mundo

É comum ouvir o zumbido de helicópteros a cada poucos minutos em São Paulo. A cidade possui mais de 200 helipontos em seus prédios altos, com mais de 500 helicópteros cadastrados.

Desse modo, são pelo menos 700 voos diários na cidade, a maior do mundo. Assim, este meio de transporte é usado principalmente pelos mais ricos da cidade para evitar o trânsito caótico nas ruas abaixo.

9. Orgulho gay

A cidade tem a maior comunidade abertamente gay da América Latina, e todos os anos sedia aquela que é considerada a maior Parada do Orgulho Gay do continente.

10. São Paulo é a 14ª cidade mais globalizada

Acredita-se que a cidade de São Paulo seja a 14ª cidade mais globalizada do mundo, produzindo 12% do Produto Interno Bruto do Brasil e 15% do PIB de toda a América do Sul.

11. Abriga o maior encontro de cristão protestantes do país

A Marcha Para Jesus, um evento anual que ocorre em São Paulo, é um grande encontro de cristãos de igrejas protestantes de todo o Brasil.

12. São Paulo tem o 7º pior trânsito do planeta

A capital paulista tem um número incrível de carros: mais de sete milhões! Com todos esses veículos, a cidade é considerada o 7º pior trânsito do planeta. Desse modo, os motoristas gastam cerca de 102 horas por ano em engarrafamentos

13. Possui uma cratera feita por meteorito

No distrito de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo, há uma cratera feita pela colisão de um meteorito há mais de 40 milhões de anos.

14. São Paulo possui um ginásio de sumô

São Paulo abriga o único ginásio exclusivo para a prática do sumô fora do Japão. Localiza-se no bairro Bom Retiro. Dessa forma, o esporte é praticado por lá desde a década de 80. Em 2011, os lutadores receberam um ginásio especial para treinos e competições.

15. Já teve um candidato rinoceronte

Em 1958, como forma de protesto, um rinoceronte foi candidato à Câmara Municipal de São Paulo. O animal, que apesar do nome, Cacareco, era uma fêmea, teve quase 100 mil votos dentro de um universo de 1.120.000 eleitores aptos a votar na capital paulista.

16. É famosa por sua gastronomia mundialmente

São Paulo é uma das capitais gastronômicas do mundo, com 12,5 mil restaurantes de 52 tipos de cozinha.

17. Possui uma madrugada agitada

Durante a noite inteira há restaurantes, padarias, supermercados e até academias de ginástica e cursos que não param. Assim, é uma cidade que funciona 24 horas.

18. Possui aldeias indígenas

Mesmo sendo uma grande metrópole, São Paulo conserva aldeias indígenas, nas Áreas de Preservação Ambiental, no extremo sul da cidade, que podem ser visitadas.

19. É chamada de “cidade da garoa”

São Paulo é conhecida como a cidade da garoa devido ao seu clima imprevisível. Com efeito, a cidade tem céu quase nublado, o que leva a pessoa a se vestir sempre de acordo.

Assim, os paulistas estão acostumados a frequentes temporais que causam enchentes no estado. Além disso, costuma-se dizer que a cidade enfrentam as 4 estações em um único dia.

20. São Paulo é uma verdadeira galeria ao ar livre

São Paulo possui diversas obras de grafite em suas ruas. Assim, uma rua famosa é o Beco do Batman, uma galeria ao ar livre. A arte começou nos anos 80 com um único desenho do personagem Batman do super-herói da DC, outros artistas logo seguiram o exemplo e pintaram com spray sua arte nas paredes.

A rua está localizada no bairro Vila Madalena. Calçada com paralelepípedos, o local é uma galeria ao ar livre para alguns dos melhores artistas de rua da cidade.

21. Ibirapuera é o parque mais famoso de São Paulo

Este parque foi inaugurado em 1954 durante as comemorações dos 400 anos de São Paulo. Recebe uma estimativa de 14 milhões de visitantes anualmente.

22. Mercado municipal

O maior mercado urbano coberto de São Paulo foi inaugurado oficialmente em 1933, foi projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.

O Mercadão, como é comumente chamado em São Paulo, possui uma ampla gama de produtos agrícolas cultivados no país. Há frutas, temperos exóticos, bebidas bem como molhos caseiros também.

23. Cidade dos vinhos

As vinícolas de São Paulo são diversificadas e são um reflexo da crescente cena do vinho natural no país. Com efeito, restaurantes, pubs e lojas de vinhos que vendem vinho feito localmente ampliaram sua base de mercado de seus antigos clientes de pequeno círculo, atraindo mais amantes do vinho em todos os lugares.

Alguns pontos bem conhecidos são Pinheiros, Jardins e Vila Madalena. Eles vendem mais de 150 rótulos de vinhos naturais e orgânicos.

24. Crise hídrica

Apesar dos períodos de racionamento, estima-se que a cidade tenha 1500 km de rios subterrâneos, escondidos pelo crescimento e industrialização da metrópole.

25. Metrô de São Paulo está entre os 10 melhores do mundo

Além disso, é o único da América Latina a aparecer na lista entre os melhores. Com uma rede não tão extensa, mais de novecentas milhões de pessoas fazem uso desse transporte ao longo do ano.

26. Concentra grande número de shoppings

São pelo menos 54 shoppings com lojas, restaurantes, livrarias, restaurantes e cafeterias espalhados pela cidade, de acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers.

27. Rua 25 de março

Pelo menos 400 mil pessoas passam diariamente por essa rua, porém em dias que antecedem datas comemorativas, como o Natal, o número ultrapassa a marca de 1 milhão de pessoas.

28. Prédio mais alto de São Paulo

O arranha-céu mais alto de São Paulo é o Palácio W. Zarzur, também chamado de Mirante do Vale, com 170 metros de altura.

29. Inaugurou a maior roda gigante da América Latina

A Roda Rico como ficou conhecida, tem 91 metros de altura e fica em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulista.

30. São Paulo é maior que muitos países

Por fim, com 12,2 milhões de habitantes, São Paulo abriga uma população maior que a de Portugal (10,2 milhões) e é 2,2 vezes maior do que a Finlândia (10,2).

Fontes: Porto Seguro, Buson, Lello Imóveis, Carpemundi, Buser

Leia também:

21 praias exóticas e estranhas do mundo que você nunca viu

Chichén Itzá: conheça essa cidade histórica maia

Castelo de Buda: história e como visitar o palácio de Budapeste

Lugares mais frios do mundo: destinos gelados no globo

Países mais visitados, quais são? Tudo sobre eles

Lugares misteriosos: 20 destinos surpreendentes pelo mundo inteiro

Próxima página »

Escolhidas para você