Curiosidades

São Paulo terá a maior roda-gigante da América Latina, com 91 m

A maior roda-gigante da América Latina está sendo instalada no coração da capital paulista e maior parque urbano do país, o Parque da Cidade.

São Paulo vai inaugurar a maior roda-gigante da América Latina. O equipamento terá 91 metros de altura e ficará em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital. O projeto é uma das ações do Governo do Estado para revitalizar a região do rio Pinheiros.

Em suma, a “Roda São Paulo”, nome oficial da roda gigante, será feita pela empresa São Paulo Big Wheel (SPBW). Aliás, ela vai ultrapassar o tamanho das existentes em cidades como Paris, Toronto e Chicago.

Quais as atrações da maior roda-gigante da América Latina?

Conforme a empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), a roda tem um design único, leve e possui sustentação por cabos ou estais especialmente feitos para se integrar à paisagem urbana.

Além disso, serão 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. A estrutura também terá iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade.

No total, a estrutura terá mais de mil toneladas e vai requerer o uso do maior guindaste rodoviário disponível no Brasil.

Ademais, conforme a Folha de São Paulo o projeto também prevê uma área de convivência com acessibilidade, integrada ao Cândido Portinari, que é assinada pelo escritório Levisky Arquitetos Estratégia Urbana.

Continua após a publicidade

Qual o impacto econômico da instalação do equipamento?

Quando concluída, a maior roda-gigante da América Latina deve gerar 160 empregos diretos e indiretos em São Paulo. O empreendimento também conta com outros 200 trabalhadores na montagem. Aliás, os recursos para a construção são privados.

Segundo a exame, a expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes por ano, cerca de 10% do atual público frequentador dos parques.Para explorar o serviço na área a empresa pagará à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente R$ 141 mil mensais ou 10% do valor do faturamento bruto (prevalecendo o maior).

Os valores irão para a administração do parque.

Qual é a maior roda-gigante do Brasil, atualmente?

Atualmente, a maior roda-gigante do país e da América Latina está localizada próxima ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu; um dos grandes pontos turísticos do país.

Com 88 metros de altura, 36 cabines climatizadas que acomodam, ao todo, 288 pessoas, em uma área total de 5 mil metros quadrados, a Yup Star Foz espera receber 500 mil visitantes por ano. Segundo o Hotel Del Rey Foz, o local também conta com espaço para alimentação e loja de souvenires.

10 maiores rodas-gigantes do mundo

1. Ain Dubai (Olho de Dubai) – 250 m

A cidade dos Emirados Árabes Unidos já possui o edifício mais alto do mundo (o Burj Khalifa com 828 m, relembre nesta matéria). E agora possui a roda-gigante mais alta do mundo.

Continua após a publicidade

Ela foi inaugurada em outubro de 2021 para ajudar a marcar a feira mundial Expo 2020 que foi adiada para 2021 por causa da pandemia do COVID-19. A roda fica em uma ilha artificial, bem como inclui 48 cabines e pode acomodar 1.750 passageiros. Aliás, uma única volta no equipamento leva 38 minutos.

2. High Roller – 168 m (Las Vegas, Nevada, EUA)

A atração em destaque no calçadão do LINQ Hotel and Casino ao longo da famosa Strip de Las Vegas, o High Roller foi inaugurado em 2014. Cada cabine comporta até 40 passageiros.

Por ser Vegas, os vendedores comercializam bebidas na base da roda e podem ser levadas para o passeio. Além disso, o volante oferece um happy hour todos os dias com cabines que contam com bares e bartender.

Assim, o High Roller reivindicou o título de maior roda-gigante do mundo por muitos anos, até ser ofuscado pelo Ain Dubai.

3. Singapore Flyer – 165 m (Cingapura)

Inaugurada em 2008 ao longo da Marina Bay, em Cingapura, a enorme roda oferece vistas da vizinha Malásia e Indonésia. Cada uma das 28 cápsulas é do tamanho de um micro-ônibus e pode acomodar 28 passageiros.

4. Estrela de Nanchang – 160 m (China)

Localizada no Parque de Diversões Nanchang Star em Nanchang, China, a roda Star foi inaugurada em 2006. Cada uma de suas 60 cabines climatizadas pode acomodar até oito passageiros. Ademais, a roda tem vários displays de iluminação e dá um show incrível à noite.

Continua após a publicidade

5. Roda-gigante da Ponte do Rio Bailang – 145 m (China)

Inaugurada em 2017, a Roda Gigante da Ponte do Rio Bailang em Weifang, Shandong, China, tem a distinção de ser a maior roda-gigante do mundo sem raios. A roda em si não gira; em vez disso, a borda externa e as cápsulas da roda giram lentamente ao redor da roda.

6. London Eye – 135 m (Inglaterra)

Inaugurada em 2000 ao longo do rio Tâmisa, em Londres, a roda-gigante era originalmente famosa como a Roda do Milênio. Desse modo, cada uma de suas 32 cápsulas pode transportar 25 passageiros, e a experiência de rotação única dura cerca de 30 minutos.

Operado pela Merlin Entertainments, ingressos combinados estão disponíveis para ver outras atrações de Londres, incluindo Madame Tussauds, SeaLife Aquarium e The London Dungeon. É um passeio único em um dos locais mais visitados do mundo.

7. Bay Glory – 128 m (China)

Localizado na Baía de Qianhai, Shenzhen, China, a roda-gigante Bay Glory foi inaugurada em 2021. Assim, ela oferece 28 gôndolas, cada uma com capacidade para 25 passageiros.

8. Sky Dream – 126 m (Taiwan)

A roda-gigante Sky Dream foi inaugurada em 2017 no parque temático Lihpao Land em Taichung, Taiwan e possui 126 m de altura.

9. Roda Redhorse Osaka – 123 m (Japão)

Inaugurado em 2016, um ano após a estreia do Orlando Eye  (agora The Wheel at Icon Park), o Redhorse Osaka Wheel supera seu equivalente da Flórida por um metro de altura. Desse modo, ela está localizada na Expocity em Osaka, Japão, no local da Expo ’70, a primeira feira mundial já realizada na Ásia.

Continua após a publicidade

10. The Wheel at Icon Park – 122 m

Por fim, a The Wheel at Icon Park (Orlando Eye), inaugurada em 2015, oferece vistas espetaculares dos parques temáticos da região, incluindo o SeaWorld Orlando e o Universal Orlando.

Confira também esse conteúdo sobre o Maior toboágua do Brasil: onde fica e quais são as medidas

Próxima página »

Escolhidas para você