Curiosidades

Roda Rico: a maior roda-gigante da América Latina, com 91 m

A maior roda-gigante da América Latina, a Roda Rico foi inaugurada no Parque Cândido Portinari, na capital paulista. Saiba mais sobre a atração!

A maior roda-gigante da América Latina instalada em São Paulo ganhou o nome de “Roda Rico”. O equipamento tem 91 metros de altura e fica em uma área de 4,5 mil metros quadrados, no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital. Aliás, ela ultrapassa o tamanho das existentes em cidades como Paris, Toronto e Chicago.

Em suma, a Roda Rico, nome oficial da roda gigante, foi construída pela empresa São Paulo Big Wheel (SPBW) e inaugurada em 9 de dezembro de 2022. O projeto é uma das ações do Governo do Estado para revitalizar a região do rio Pinheiros.

Inauguração da maior roda-gigante da América Latina

A Roda Rico foi inaugurada no dia 9 de dezembro, contudo o evento foi marcado por problemas técnicos, como o superaquecimento do sistema de ar-condicionado que impediu que centenas de pessoas fizessem o passeio.

Seu funcionamento começou às 9h do dia 9 e se estendeu até por volta das 16h30, quando uma pane no sistema de refrigeração paralisou os passeios. Por volta das 17h30, foi anunciado que a roda seria fechada até o dia seguinte.

No local, centenas de pessoas aguardavam para entrar nas cabines. No entanto, muitas foram embora sem a certeza de quando voltariam.

Quais as atrações da maior roda-gigante da América Latina?

A Roda Rico tem um design único, leve e possui sustentação por cabos ou estais especialmente feitos para se integrar à paisagem urbana. Além disso, conta com 42 cabines com capacidade para até oito pessoas.

Continua após a publicidade

Cada cabine possui ar-condicionado, wi-fi, monitoramento por câmeras e interfone. A estrutura também tem iluminação cênica, projetada para interagir com a cidade. A atração funciona de terça a domingo, sempre entre 9 e 19h.

Com 91 metros de altura, a Roda Rico é uma das maiores do mundo, com dimensões superiores as de Paris, na Place de La Concorde, com 70 metros; de Toronto, a SkyWheel, nas Cataratas de Niágara com 56 metros; bem como a de Chicago, a Navy pier, no Lago Michigan, com 70 metros.

Para se ter uma ideia de comparação, a famosa London Eye, em Londres, tem 135 metros de altura.

Problemas de funcionamento da Roda Rico

Desde a sua inauguração, a Roda Rico tem deixado muitos usuários insatisfeitos. Além disso, a empresa Interparques Holding S.A, responsável pela administração da atração recebeu notificação do Procon-SP para dar explicações sobre o problema ocorrido durante a inauguração do equipamento.

A atração ficou parada por cerca de duas horas por causa de problemas com o ar-condicionado das cabines. Quem tinha ingresso e foi prejudicado teve de trocar a entrada para um outro dia e houve fila para remarcar o passeio.

Além das falhas técnicas, outra reclamação comum é sobre o atendimento dos usuários. Desse modo, muitos enfrentam filas quilométricas para desfrutar de algum tempo na Roda Rico, sobretudo quem viajou de longe para conhecer a atração.

Outros pontos levantados incluem a vísivel falta de estrutura, já que o local ainda se encontra em obras e a falta de alimentos e bebidas que estão inclusos no ingresso para a cabine VIP.

Qual é a segunda maior roda-gigante do Brasil?

Atualmente, a segunda maior roda-gigante do país e da América Latina está localizada próxima ao Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu; um dos grandes pontos turísticos do país.

Com 88 metros de altura, 36 cabines climatizadas que acomodam, ao todo, 288 pessoas, em uma área total de 5 mil metros quadrados, a Yup Star Foz espera receber 500 mil visitantes por ano. Segundo o Hotel Del Rey Foz, o local também conta com espaço para alimentação e loja de souvenires.

10 maiores rodas-gigantes do mundo

1. Ain Dubai (Olho de Dubai) – 250 m

A cidade dos Emirados Árabes Unidos já possui o edifício mais alto do mundo (o Burj Khalifa com 828 m, relembre nesta matéria). E agora possui a roda-gigante mais alta do mundo.

Ela foi inaugurada em outubro de 2021 para ajudar a marcar a feira mundial Expo 2020 que foi adiada para 2021 por causa da pandemia do COVID-19. A roda fica em uma ilha artificial, bem como inclui 48 cabines e pode acomodar 1.750 passageiros. Aliás, uma única volta no equipamento leva 38 minutos.

2. High Roller – 168 m (Las Vegas, Nevada, EUA)

A atração em destaque no calçadão do LINQ Hotel and Casino ao longo da famosa Strip de Las Vegas, o High Roller foi inaugurado em 2014. Cada cabine comporta até 40 passageiros.

Por ser Vegas, os vendedores comercializam bebidas na base da roda, que podem ser levadas para o passeio. Além disso, o volante oferece um happy hour todos os dias com cabines que contam com bares e bartender.

Assim, o High Roller reivindicou o título de maior roda-gigante do mundo por muitos anos, até ser ofuscado pelo Ain Dubai.

3. Singapore Flyer – 165 m (Cingapura)

Inaugurada em 2008 ao longo da Marina Bay, em Cingapura, a enorme roda oferece vistas da vizinha Malásia e Indonésia. Cada uma das 28 cápsulas é do tamanho de um micro-ônibus e pode acomodar 28 passageiros.

4. Estrela de Nanchang – 160 m (China)

Essa roda-gigante fica no Parque de Diversões Nanchang Star em Nanchang, China, e sua inaguração ocorreu em 2006. Cada uma de suas 60 cabines climatizadas pode acomodar até oito passageiros. Ademais, a roda tem vários displays de iluminação e dá um show incrível à noite.

5. Roda-gigante da Ponte do Rio Bailang – 145 m (China)

Inaugurada em 2017, a Roda Gigante da Ponte do Rio Bailang em Weifang, Shandong, China, tem a distinção de ser a maior roda-gigante do mundo sem raios. A roda em si não gira; em vez disso, a borda externa e as cápsulas da roda giram lentamente ao redor da roda.

6. London Eye – 135 m (Inglaterra)

Inaugurada em 2000 ao longo do rio Tâmisa, em Londres, a roda-gigante era originalmente famosa como a Roda do Milênio. Desse modo, cada uma de suas 32 cápsulas pode transportar 25 passageiros, e a experiência de rotação única dura cerca de 30 minutos.

Operado pela Merlin Entertainments, ingressos combinados estão disponíveis para ver outras atrações de Londres, incluindo Madame Tussauds, SeaLife Aquarium e The London Dungeon. É um passeio único em um dos locais mais visitados do mundo.

7. Bay Glory – 128 m (China)

A Bay Glory fica na Baía de Qianhai, Shenzhen, China. A roda-gigante foi inaugurada em 2021. Assim, ela oferece 28 gôndolas, cada uma com capacidade para 25 passageiros.

8. Sky Dream – 126 m (Taiwan)

Em suma, a roda-gigante Sky Dream foi inaugurada em 2017 no parque temático Lihpao Land em Taichung, Taiwan e possui 126 m de altura.

9. Roda Redhorse Osaka – 123 m (Japão)

Inaugurado em 2016, um ano após a estreia do Orlando Eye  (agora The Wheel at Icon Park), o Redhorse Osaka Wheel supera seu equivalente da Flórida por um metro de altura. Desse modo, ela está localizada na Expocity em Osaka, Japão, no local da Expo ’70, a primeira feira mundial já realizada na Ásia.

10. The Wheel at Icon Park – 122 m

Por fim, a The Wheel at Icon Park (Orlando Eye), inaugurada em 2015, oferece vistas espetaculares dos parques temáticos da região, incluindo o SeaWorld Orlando e o Universal Orlando.

Confira também esse conteúdo sobre o Maior toboágua do Brasil: onde fica e quais são as medidas

Fontes: Poder 360, Uol

Leia também:

Conheça a maior roda-gigante do mundo

Conheça as 10 cidades com mais arranha-céus no mundo

Estátua da Liberdade, história e características

Coliseu de Roma: história e curiosidades sobre o monumento

História da Torre Eiffel: origem e curiosidades sobre o monumento

Pirâmide de Quéops, um dos maiores monumentos construído da história

Arco de Galério – História por trás do monumento da Grécia

Esfinge de Gizé – História do famoso monumento sem nariz

Torre de Pisa – Por que ela é torta? + 11 curiosidades sobre o monumento

Próxima página »

Escolhidas para você