Faz mal para a saúde: 5 produtos comuns que prejudicam sua saúde

Tem um monte de coisa em nosso dia a dia que a gente tem consciência que faz mal para a saúde. Comer frituras e doces em excesso, não praticar exercícios físicos, se exceder na bebida alcoólica, nos industrializados, nos remédios, usar alguns produtos de beleza e assim por diante.

O que muita gente nem imagina, no entanto, é que até mesmo o que a gente nem imagina também faz mal para a saúde, diferentes formas. Bons exemplos disso são os produtos comuns que listamos hoje e que estão na vida da maioria de nós.

Como você vai ver, aqueles recipientes de plástico que sua mãe adora usar para guardar o restinho da comida na geladeira e a frigideira antiaderente que arrasa no começo, mas que se descasca toda depois; também estão na lista.

E eles não são os únicos. Abaixo estão algumas coisas simples que a gente usa de maneira inocente e que nem imaginam que estão no “ferrando” de algum jeito.

Faz mal para a saúde e você não sabe:

1. Recipientes plásticos

As substâncias usadas nesses produtos para dar resistência ao plástico fazem muito mal à saúde. Elas são liberadas no alimentos quando eles são aquecidos no micro-ondas ou quando colocamos comida quente neles, à medida que os lavamos, quando entram em contato com alimentos gordurosos ou ácidos e até mesmo quando eles se desgastam naturalmente.

Portanto, além de evitar o calor nesse tipo de produto, troque seus recipientes plásticos a cada 5 meses, pelo menos.

2. Crocs

Essas sandálias só causam duas reações: amor ou ódio. Para os que as amam e não as tiram dos pés, fique sabendo que elas também estão na lista do que faz mal para a saúde sem a gente saber.

Além de causar bolhas nos pés, elas podem também deformar os dedos e os tendões por causa de seus formatos. Isso, sem contar que os Crocs contam com solado macio, o que compromete a aderência e pode levar a acidentes.

3. Máscara de cílios

A mulherada adora deixar os cílios mais volumosos e alongados com as máscaras de cílios, mas nem imaginam que elas também prejudicam a saúde.

Isso acontece por causa de alguns componentes na composição desses produtos, como parabenos, pó de alumínio, propilenoglicol e acetato de retinol, que fazem muito mal. Especialistas dizem que esses ingredientes podem causar danos sérios aos olhos, às vezes até mesmo irreparáveis.

Além disso, usar máscara de cílios emprestada de outra pessoa é um risco a parte. Por entrar em contato direto com o olho, esse produto pode transmitir doenças e infecções, como a conjuntivite bacteriana.

4. Frigideira antiaderente

Mais uma vez, o que faz mal são as substâncias usadas no produto. No caso das frigideiras e de outras panelas antiaderentes, o politetrafluoretileno usado na cobertura especial aumenta muito as chances de desenvolver câncer.

E a panela nem precisa estar descascando para que você comece a consumir essa substância junto com o alimentos. O próprio calor, acima de 230ºC, por exemplo; já faz com que componentes voláteis ácidos acabam sendo liberados.

5. Sabonetes bactericidas

Quem compra esse tipo de produto está atrás de uma limpeza mais eficiente e de uma vida mais saudável, certo?

O que acontece, no entanto, é que esses produtos contém uma substância chamada triclosan, que mesmo em quantidades mínimas, compromete o sistema imunológico e aumenta a resistência aos antibióticos. Ela também causa desequilíbrio hormonal e seu acúmulo no organismo ainda gera transtornos nas funções musculares.

Segundo especialistas, esse tipo de sabonete, na verdade, não passa de um truque publicitário. Eles explicam que as bactérias que realmente precisam ser eliminadas, como E.coli, listeria e salmonella podem ser combatidas usando o sabão comum.

E então, quantas dessas coisas você usa diariamente? Tinha consciência dos riscos que estava correndo?

Agora, falando em coisas que fazem mal à saúde, não deixe de ler também: Tomar café logo após o almoço pode fazer MUITO mal a saúde.

Fonte: Incrível