Ciência & Tecnologia

Fezes vermelhas? Descubra se tem sangue nas suas fezes

As fezes vermelhas, quando aparecem juntamente com sangue, podem indicar problemas no organismo. Contudo, também pode ser sua alimentação.

As fezes vermelhas geralmente assustam, uma vez que elas podem indicar algumas condições e nem sempre a coloração é resultado de sangue. No entanto, essa também é uma possibilidade, pois esse é um sintoma comum de certos problemas intestinais.

Algumas situações que costumam ocorrer quando existe esse sintoma são, por exemplo, a ingestão de um alimento pigmentado, como a beterraba, pode ser também hemorroidas ou fissura anal, ou algum sangramento no trato digestivo e ainda alguma inflamação intestinal.

A fim de se certificar que a causa das fezes vermelhas realmente é sangue, é preciso observar algum indicativo de alteração intestinal, por exemplo:

  1. Manchas vermelhas nas fezes;
  2. Sangue no papel higiênico;
  3. Fezes pastosas, muito escuras e com mal cheiro;
  4. Água do vaso sanitário avermelhada após evacuação.

O que cada tom de vermelho indica?

Nos casos em que há uma tonalidade de vermelho mais vivo nas fezes, pode indicar problemas no intestino, no reto ou no ânus. Já se a coloração for mais escura, é sinal de que o que está sangrando está distante, ou seja, provavelmente, estará na boca, no esôfago ou no estômago.

Principais causas das fezes vermelhas

1. Inflamação intestinal

Lesões de origem inflamatória no intestino podem ser causadas por doença de Crohn ou por colite ulcerativa. E, de modo geral, juntamente à inflamação, é comum haver diarreia e dor abdominal.

Em situações como essa, as fezes ficam vermelhas e escuras, já que quanto mais próxima do ânus for a inflamação, mais pigmentadas ficam.

2. Sangramento no estômago

Outra possibilidade é que haja um sangramento no estômago e, caso seja, as fezes serão vermelhas escuro quase pretas e pegajosas. É importante confirmar essa condição por meio de exames, para investigar se não trata de úlceras no estômago ou duodeno.

Além disso, os especialistas recomendam realizar uma colonoscopia para verificar a existência de pólipos no cólon, câncer ou lesões vasculares.

3. Hemorroidas ou fissura anal

Tanto as hemorroidas como a fissura anal podem ocasionar sangramento e, por ser na parte final do sistema digestivo, elas podem levar a fezes com um vermelho brilhante.

Nem sempre é possível diagnosticar as hemorroidas apenas visualmente, às vezes, será necessária uma exploração mais cuidadosa na região, por meio do tato ou mesmo de uma retoscopia.

A fissura anal também pode ser detectada a partir de uma simples exploração.

Fezes vermelhas: o que fazer?

Caso você identifique a coloração avermelhada em suas fezes, é indispensável que você procure um médico gastroenterologista a fim de fazer uma investigação do que provocou tal sangramento.

Geralmente, é necessário fazer exame de fezes, endoscopia e colonoscopia para poder checar se há presença de alterações no esôfago, no estômago ou no intestino.

Mesmo que possa não ser nada muito grave, é importante descobrir a causa do sangramento, por isso, é altamente recomendável buscar ajuda médica em casos assim.

Como prevenir fezes vermelhas?

A chave para prevenir esse tipo de situação é manter o funcionamento do intestino normal e eficiente. Para isso, recomenda-se uma alimentação balanceada, com vegetais e frutas que tenham fibras e soltem o intestino, por exemplo, laranja, mamão, entre outros.

Além disso, é necessário um consumo adequado de água, redução na ingestão de bebidas alcoólicas e no tabagismo e também são indicadas as atividades físicas regulares.

Leia também:

Fontes: Tua Saúde, BBC.

Bibliografia:

AMERICAN CANCER SOCIETY. Blood in Stool. Disponível em: <http://www.cancer.org/treatment/treatments-and-side-effects/physical-side-effects/stool-or-urine-changes/blood-in-stool.html>.

STATPEARLS. Lower Gastrointestinal Bleeding. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK448126/>.

NHS. Bleeding from the bottom (rectal bleeding). Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/bleeding-from-the-bottom-rectal-bleeding/>.

Próxima página »

Escolhidas para você