Curiosidades

Fezes vermelhas – Quando é um problema e quando é a alimentação?

As fezes vermelhas, quando aparecem juntamente com sangue, podem indicar problemas no organismo. Contudo, também pode ser sua alimentação.

Por Marcella Alves de Freitas

Se você está com as fezes vermelhas eu tenho uma notícia pra você: provavelmente algum alimento foi o culpado disso. Entretanto, se suas fezes tiverem sangue, aí a conversa muda de rumo.

O que acontece é que se nas suas fezes tiver sangue, isso pode ser a indicação de alguma doença. Neste caso, é melhor procurar um médico.

Por outro lado, se a cor das fezes for vermelha, aí provavelmente uma comida, como a beterraba, por exemplo, foi a causadora dessa mudança.

Mas, primeiramente, vamos falar sobre a parte que preocupa. Fezes vermelhas por causa do sangue indicam problemas, e na maioria dos casos, ela não é dessa cor, e sim de uma tonalidade bem escura.

Fezes vermelhas de sangue

Fezes vermelhas - Quando é um problema e quando é a alimentação?
Fonte: Noticiasaominuto

Às vezes fica um pouco complicado verificar se há ou não sangue nas fezes, mas esse sintoma quase sempre chega acompanhado de outros se o problema em questão for no instestino. Como por exemplo:

  • Sangue no papel higiênico;
  • Cor avermelhada na água do vaso sanitário;
  • Fezes escuras, muito mal cheirosas e pastosas;
  • E por fim, manchas avermelhadas nas fezes.

Além disso, se o problema for realmente no intestino, a cor do sangue pode indicar em qual região está localizado o sangramento. Por exemplo, se a cor for um vermelho vivo, o problema pode estar localizado no reto, no ânus ou no intestino. Por outro lado, se o vermelho for escuro, o problema pode ser no esôfago ou no estômago.

Enfim, sangue nas fezes pode ser sinal de:

  • Hemorroidas;
  • Fissuras anais;
  • Diverticulite;
  • Pólipos intestinais;
  • Ou úlceras no estômago.

Em todos os casos o mais recomendado é buscar um gastroenterologista caso o sangue nas fezes seja comum. Assim a causa será investigada para em seguida buscar um tratamento adequado.

Fezes vermelhas por alimentos

Enfim, agora chegamos na parte tranquila da conversa. Isso mesmo, vários alimentos podem fazer com que as suas fezes fiquem vermelhas ou de outra tonalidade. Dá só uma olhada na lista de coisas que podem deixar suas fezes coloridas.

Beterraba

Fezes vermelhas - Quando é um problema e quando é a alimentação?
Fonte: Uol

Comer muita beterraba faz as fezes ficarem vermelhas, com uma tonalidade mais escura. Em alguns casos, as pessoas podem confundir com sangue e se assustar. Enfim, o que dá a tonalidade a beterraba e consequentemente, às fezes, é a betacianina.

E diferentemente das outras substâncias químicas, ela não é decomposta pelo processo digestivo. Ou seja, ela é processada, contudo cada pessoa tem um processo diferente. Portanto pode ser, ou não, que a beterraba deixe sua urina e suas fezes com a tonalidade vermelha.

Mirtilos

Fezes vermelhas - Quando é um problema e quando é a alimentação?
Fonte: Mirtilos

Mais conhecidos como blueberry, os mirtilos podem fazer com que as fezes assumam uma tonalidade azulada ou até mesmo preta. Esses pequenos frutos podem ser o suficiente se você quiser analisar se o seu cocô está de acordo com a sua dieta.

Corante na comida deixa as fezes vermelhas

Fezes vermelhas - Quando é um problema e quando é a alimentação?
Fonte: Elo7

Certa vez foi lançado um biscoito cor de rosa choque, chamava-se Peeps Oreos. Surpreendentemente ou não, várias pessoas começaram a relatar que as suas fezes estavam cor de rosa. Descobriu-se então que corantes feito artificialmente não eram decompostos pelo organismo.

Ou seja, cocô colorido. Enfim, o mesmo resultado aconteceu com o Burger King e seu sanduíche comemorativo de Halloween. A combinação de corantes deixou as fezes do pessoal verdes. Portanto, se as suas fezes estiverem vermelhas, certifique-se do que está consumindo.

Verduras

Espinafre – Infoescola

Alimentos recheados de clorofila deixam o cocô verde. Aliás, clorofila é o pigmento verde que está presente em verduras. Como por exemplo, alface, espinafre e brócolis.

Medicação

Fonte: Salcobrand

Por fim temos os medicamentos. Tudo bem, eles não são alimentos, mas são coisas que ingerimos e que sim, podem alterar a cor do nosso cocô. Como por exemplo:

  • Subsalicilato de bismuto – pode fazer com que as fezes e a saliva escureçam
  • Prússia – pode fazer com que as fezes fiquem azuis durante o tratamento

Cuidados com fezes vermelhas e de outras tonalidades

Fonte: Nutrilogicasolutions

Por fim, ficou claro que alguns alimentos e medicamentos podem alterar a tonalidade do seu cocô. Contudo, também é necessário ficar atento, visto que algumas cores podem indicar doenças sérias. Como por exemplo, fezes brancas, cizentas ou pálidas podem demonstrar uma obstrução biliar.

Por outro lado, fezes muito escuras ou pretas podem significar que o sangue está sendo digerido. Ou seja, a pessoa pode ter um sangrando de úlcera no estômago, o sangue acaba descendo para o trato grastrointestinal sendo digerido juntamente com os alimentos.

Enfim, se as suas fezes apresentarem uma coloração diferente e você não tiver certeza que é por causa da sua alimentação, a melhor opção é procurar um médico.

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Fezes verdes – O que significam e 5 causas possíveis para o problema

Imagens: Noticiasr7, Noticiasaominuto, Uol, Mirtilos, Elo7, Infoescola, Salcobrand e Nutrilogicasolutions

Fontes: Tuasaude e Huffpostbrasil

Próxima página »

Escolhidas para você