Curiosidades

Alimentos que soltam o intestino, quais são? 11 opções benéficas

Há diversos alimentos que soltam o intestino e podem ser aliados de pessoas que sofrem de constipação intestinal. Confira alguns.

Por Amanda Sales

-

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que “fazer o número dois” menos de três vezes por semana, pode ser considerado um caso de constipação intestinal. A prisão de ventre pode ser um tormento, mas a boa notícia é que dá para melhorar o intestino sem ter que usar remédios. Por exemplo, mudando hábitos simples, como incluindo na sua dieta alimentos que soltam o intestino.

De maneira geral, os alimentos laxantes são aqueles ricos em fibras e água, favorecendo o trânsito intestinal e ajudando a aumentar o volume das fezes. Sendo assim, comê-los regularmente pode melhorar a frequência com que você faz o número dois.

Mas, não basta comer esses alimentos. Isso porque, por serem ricos em fibras, os alimentos que soltam o intestino precisam de água para agir no organismo e eliminar a constipação. Desse modo, para evitar o intestino preso, é preciso também beber bastante água, mais especificamente, de 1,5 a 2 litros diariamente.

Alimentos que soltam o intestino

Feijão, um alimento laxante presente na mesa de todos os brasileiros

Fonte: Cybercook

Para evitar a constipação intestinal, não é preciso ir muito longe. Isso porque, muitos dos alimentos que soltam o intestino já fazem parte de nossa dieta, basta ingeri-los com mais regularidade. Um bom exemplo de alimento laxante é o feijão.

Isso porque, uma xícara de feijão-preto contém 15 gramas de fibras e a mesma quantidade de proteínas. Além disso, sua cor escura significa que esse alimento é rico em alto teor de flavonoides, pigmentos vegetais que são potentes antioxidantes. Além disso, o feijão é uma fibra solúvel e insolúvel ao mesmo tempo: ele amacia as fezes, e facilita a passagem pelo trato digestivo.

Brócolis, alimento que solta o intestino e é muito nutritivo

Fonte: Cybercook

Além de entrar na lista de alimentos que soltam o intestino, o brócolis ainda é rico em vitaminas, proteínas e fibras essenciais. Por conter grande quantidade de fibras é que esse vegetal ajuda a regular o intestino e evitar a constipação.

Aveia, aliada contra a constipação intestinal

Fonte: Jasmine Alimentos

A aveia é uma ótima aliada contra a constipação intestinal, pois contém grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis. Desse modo, recomenda-se incluir três porções de grãos integrais em sua dieta todos os dias, a fim de garantir um bom funcionamento intestinal.

Além disso, você pode substituir a aveia pelos seguintes alimentos:

  •  farelo de aveia
  • farelo de trigo
  • milho
  • lentilha
  • quinoa
  • arroz integral

Espinafre, um dos melhores alimentos que soltam o intestino

Fonte: Cybercook

Certamente, você se lembra do espinafre por causa do desenho animado Popeye. Além de “deixar as pessoas fortes”, o espinafre é uma ótima fonte de magnésio, um mineral que pode ajudar na movimentação das fezes. Essa substância é, inclusive, presente em diversos medicamentos laxantes. Mas, você pode incluí-lo na sua dieta comendo uma xícara de espinafre cozido, que contém 4 gramas de fibras.

Nozes, variadas e ótimas contra a constipação intestinal

Fonte: Jasmine Alimentos

Por haver uma variedade grande de opções, as nozes se tornam alimentos acessíveis para quem sofre de intestino preso. Por isso, você pode incluir algumas delas em sua dieta diária. Algumas opões são:

  • nozes
  • amendoim
  • pistache
  • amêndoas
  • castanhas

Sementes de chia ou de linhaça para complementar a alimentação

Fonte: Uol

Como dito anteriormente, quando mais fibras na alimentação, menos chances de ficar com o intestino preso. Sendo assim, uma boa maneira de inserir as fibras na alimentação é com sementes de chia ou linhaça. Uma boa opção, por exemplo, é colocar as sementes no iogurte, na salada ou sem sucos.

Frutas vermelhas, alimentos saborosos e com efeito laxante

Alimentos que soltam o intestino, quais são?
Imagem: Beleza e Saúde

De modo geral, as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e em outros nutrientes essenciais. Além disso, meia xícara de amoras e framboesas contém cerca de quatro gramas de fibra cada. Por isso essas frutas, bem como o orango, auxiliam no funcionamento intestinal. Uma boa opção é consumi-las batidas em sucos ou vitaminas.

Pera, outra fruta que evita constipação

Fonte: Viva Bem

Inicialmente, consumir peras é bom para a saúde porque elas contém antioxidantes e vitaminas. Contudo, essas frutas também são bastante fibrosas, o que faz com que tenham efeito laxante.

Maçã, coma uma por dia para evitar o intestino preso

Fonte: Viva Bem

Este é mais um dos alimentos que soltam o intestino e que são de fácil acesso. Mas, para aproveitar todos os nutrientes da maçã, é preciso comer a casca da fruta. Isso porque, é nessa parte que está grande parte das fibras que ajudam a soltar o intestino.

Quiabo, alimento laxante e que divide opiniões

Fonte: Cybercook

Apesar de não ser muito popular, o quiabo é um ótimo alimento laxante. Isso porque, a parte gosmenta do alimento, trata-se, na verdade, de fibra mucilaginosa, ou seja uma fibra solúvel que foi misturada com água e, assim, torna-se toda pegajosa. Desse modo, no intestino, essa parte ajuda a liberar as fezes com facilidade.

Ameixa, popular alimento que solta o intestino

Fonte: Mundo Boa Forma

De modo geral, a ameixa é um alimento bastante lembrado quando se fala em soltar o intestino. Isso porque, essas frutas são uma fonte natural de sorbitol, que ajuda a estimular a digestão, ajudando a mover a água para o intestino grosso. Além disso, são ricas em fibras, o estimula o funcionamento intestinal.

Gostou dessa matéria? Então aqui vai uma sugestão para você: Soltar pum, quando não é normal? Causas e tratamentos

Fonte: Tua Saúde, Go Outside

Imagens: Cybercook, Viva Bem, Jasmine Alimentos

Próxima página »

Escolhidas para você