Curiosidades

15 curiosidades sobre o filme ‘Não Olhe para Cima’, indicado ao Oscar 2022

Não Olhe para Cima é uma comédia apocalíptica de Adam McKay que conquistou quatro indicações ao Oscar 2022 e inundou a web de memes.

O filme apocalíptico de Adam McKay, Não Olhe para Cima, estrelado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence, foi lançado na Netflix e causou muito barulho entre os críticos e nas redes sociais.

Aliás, o cartaz afirma que o filme é “baseado em eventos verdadeiramente possíveis”, então neste artigo vamos conhecer as principais curiosidades desta incrível produção indicada ao Oscar 2022.

15 curiosidades sobre o filme Não Olhe para Cima

1. Anunciado como uma comédia sombria de ficção científica satírica, o filme é centrado em dois astrônomos de baixo nível que descobrem um asteroide se aproximando da Terra que pode acabar com a humanidade.

Quando confrontados com o ridículo e a resposta indiferente da Casa Branca, eles fazem uma apariação na mídia para alertar a humanidade sobre o apocalipse iminente.

Continua após a publicidade

2. O filme pretende claramente ser uma parábola sobre a incapacidade da humanidade de enfrentar as duras verdades da ameaça existencial representada pelas mudanças climáticas nos últimos 40 anos, e pela pandemia de Covid-19.

3. Não Olhe para Cima inclui um elenco repleto de estrelas: Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Jonah Hill e Cate Blanchett. Meryl Streep, que interpreta a presidente dos Estados Unidos, disse que este é o filme mais importante que ela já fez.

4. Em entrevista ao Deadline, Adam McKay disse que a versão de Meryl Streep do presidente dos Estados Unidos é uma combinação de todos os presidentes americanos mais recentes.

5. Dra. Amy Mainzer, uma das principais cientistas do mundo em detecção de asteroides e defesa planetária foi uma importante consultora científica durante a produção do filme para o diretor Adam McKay.

Continua após a publicidade

Ademais, ela também trabalhou em estreita colaboração com Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio, para ajudá-los a retratar com precisão seus papéis como cientistas planetários.

Outras curiosidades sobre o filme

6. Não Olhe para Cima é atualmente o segundo filme mais assistido na Netflix, mas recebeu críticas mistas dos críticos.

7. O filme foi inicialmente uma produção da Paramount, mas em fevereiro de 2020, foi transferido para a Netflix. Nesse ponto, Lawrence se juntou ao elenco. McKay havia escrito o papel de Kate Diabasky especificamente para ela, o que pode ter ajudado a fazer isso acontecer.

8. McKay estava interessado em ter DiCaprio para o papel do Dr. Randall Mindy, mas DiCaprio não assinou imediatamente. Desse modo, o escritor e diretor teve que passar alguns meses conversando com DiCaprio ajustando o personagem até que o ator finalmente concordasse em se juntar ao elenco.

Continua após a publicidade

9. Jonah Hill interpreta Jason Orlean, filho da presidente Janie Orlean, e também chefe de gabinete. Além de ser uma metáfora sobre o nepotismo da Casa Branca, Hill se inspirou em um assunto não humano. Ele disse que sua opinião sobre Jason era basicamente: “E se o Fyre Festival fosse uma pessoa?”

9. McKay conseguiu reunir todo o elenco para Não Olhe para Cima. Cinco diferentes vencedores do Oscar estão no filme. DiCaprio e Lawrence têm um, assim como Mark Rylance. Cate Blanchett tem dois Oscars. Depois, é claro, há Meryl Streep, uma das atrizes mais veneradas de todos os tempos que coleciona nada menos que 21 indicações ao Oscar.

10. Matthew Perry foi cortado do filme. A estrela de “Friends” estava em uma cena em um comício político com Jason de Hill e também um imitador de Kid Rock que presumivelmente estava interpretando Kid Rock.

No entanto, a cena foi cortada. No final do filme, quando todos saem da nave espacial no novo planeta, você deve ter notado um cara que se parece com Kid Rock.

Continua após a publicidade

Mais fatos sobre Não Olhe para Cima

11. O filme foi filmado durante o auge da pandemia do Covid-19, o que significava protocolos rígidos. Todavia, isso foi tão longe que Jennifer Lawrence teve que filmar com um dente quebrado que ela não conseguiu consertar até terminar de filmar o longa.

12. Aparentemente, o problema no dente de Lawrence não foi o único. Uma explosão de vidro controlada no set um dia não saiu como planejado, e Lawrence ficou ferida no evento. Felizmente, foi apenas um acidente inofensivo e ela continuou bem para seguir filmando.

13. No final do filme Timothée Chalamet (do filme Duna) aparece do nada para adicionar outra estrela ao elenco. Seu personagem tem cabelos bastante compridos, mas essa não foi uma escolha feita pela produção.

Os diretores adiaram as filmagens por meses e por causa das restrições impostas pela pandemia, Chalamet não conseguiu cortar o cabelo durante esse período. Quando McKay o viu, decidiu que seria um bom acréscimo ao personagem e deixou Chalamet mantê-lo.

Continua após a publicidade

14. Ariana Grande e Scott “Kid Cudi” Mescudi, apropriadamente, são músicos em Não Olhe para Cima. Seus personagens colaboram na música “Just Look Up” no show de Riley Bina.

15. Por fim, no Rotten Tomatoes, Não Olhe para Cima tem uma classificação de 55%, embora isso venha dos críticos e, portanto, eles possam estar respondendo um pouco mais ao filme do que à política.

Dito isto, tanto o AFI quanto o National Board of Review o nomearam um dos 10 melhores filmes do ano, e alguns grupos de críticos também o deram prêmios. Além disso, ele ganhou quatro indicações ao Oscar 2022.

Então, gostou de saber mais sobre este filme? Pois, não deixe de conferir: Qual a ordem cronológica dos filmes do Homem-Aranha?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você